Teatro da EACH na quarentena

Postado em 30 de julho de 2020

Funcionários de diferentes setores da EACH/USP se reinventam e unem seus potenciais na readaptação virtual do Projeto: “Teatro como Instrumento para Desenvolvimento da Sociabilidade, da Iniciativa e do Protagonismo”. O projeto, voltado para alunos da EACH, tem turmas semestrais desde 2017, sob a coordenação da funcionária Kelly Sobral, psicóloga na UBAS LESTE, e do funcionário Rogério Pimenta (Desenvolvimento de Arte Educativa). Neste semestre recebeu mais uma integrante, a funcionária Educadora do ginásio Joana Paula de Barros.

Saiba como funcionaram as atividades neste período de distanciamento social:

Como funcionaram os encontros? Inicialmente pelo aplicativo Zoom e depois pelo Meet.

Quais objetivos? Trabalhar vergonha, coragem, consciência social, protagonismo universitário, entre outros temas contemporâneos da sociedade como patriarcado, racismo e homofobia.

Qual era o roteiro básico seguido em cada encontro?

Check-in: breve apresentação para saber como todos estavam chegando para a prática;

Aquecimento corporal: práticas de aquecimento corporal diversas, planejadas juntamente com o tema central do dia;

Aquecimento dramático: exercícios de teatro, planejados em acordo com o tema central do dia;

Intervenção: tema escolhido previamente em conexão com pontos levantados dos encontros anteriores.

Fechamento: roda de compartilhamento de celebração e luto, além de um espaço breve de plantão psicológico.

Ocorreram 14 encontros de uma hora e meia a duas horas cada um, uma vez na semana. As devolutivas dos participantes no decorrer dos encontros mostraram a importância da manutenção do projeto.

“Apesar da redução da participação no ambiente virtual, o que nos preocupa em termos das desigualdades de possibilidades de acesso, notamos que a continuidade do projeto foi muito importante. Foi um espaço de troca de experiências, apoio mútuo, relaxamento, invenção, diversão, coragem. A vinda da Joana para o projeto foi um ganho imenso, contribuindo com o propósito do encontro e ainda mais neste período de distanciamento físico. Isso favoreceu o contato com o corpo, que para muitos tem sido difícil de incluir na rotina”, disse Kelly Sobral, psicóloga da EACH.

“O teatro é uma arte potente e pode ser uma excelente ferramenta terapêutica para lidarmos com os desafios de cada etapa de nossa vida. Tanto os participantes, quanto nós proponentes das dinâmicas pudemos usufruir de um desenvolvimento pessoal e profissional riquíssimo, em especial, durante este momento tão complexo que é a quarentena”, afirmou Joana Paula, educadora do ginásio da EACH.

“O distanciamento físico imposto pelo período de pandemia nos possibilitou quebras de paradigmas como o contato físico nas atividades teatrais. Confesso que isso me assustou no início, mas fomos nos adaptando a essa nova realidade que nos possibilitou a experimentação de diferentes vivências. A parceria com a Kelly foi sempre transformadora, reverberando em outras atividades que desenvolvo na EACH e a parceria com Joana, trazendo atividades corporais, propiciou encontros mais leves”, destacou Rogério Pimenta, que atua no desenvolvimento de arte educativa na EACH.

Confira o depoimento do participante Luiz Guilherme Ferreira Pires:

“Os encontros semanais do Projeto​ “Teatro como instrumento para desenvolvimento da sociabilidade, da iniciativa e do protagonismo” foram muito importantes ao longo do primeiro semestre de 2020 por conta dos meus objetivos iniciais de aprimoramento da sociabilidade e diminuição da timidez, e também devido às dificuldades que o isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19 provoca na saúde física e mental. As reuniões, realizadas por meio da plataforma do Google Meet, me ajudaram a desenvolver maior facilidade para me comunicar, socializar e a ouvir as dores das outras pessoas, de forma a ter empatia e oferecer apoio, mas também me ajudaram a reconhecer meus limites, expor minhas dificuldades e tristezas, sendo essas atitudes um passo essencial para lidar melhor com os problemas do cotidiano. Além do apoio psicológico e da escuta solidária, o aquecimento dramático foi uma importante ferramenta de leveza e descontração em meio às atividades acadêmicas do primeiro semestre na Universidade de São Paulo, ademais auxiliou na diminuição da timidez. Outro ponto positivo dos encontros virtuais foram as dinâmicas de dança e artísticas envolvendo o corpo, que permitiu um contato maior com diversas culturas, com os movimentos do corpo e da relação entre os nossos sentimentos e a forma como o nosso corpo lida com eles. Gostaria de agradecer imensamente a psicóloga Kelly Regina Sobral e aos profissionais Rogério Pimenta e Joana Paula de Barros pela participação e execução deste projeto de extrema importância para a comunidade EACH.”