Tese do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da EACH ganha Menção Honrosa no Prêmio ANPPAS Teses 2021

Postado em 18 de outubro de 2021

A tese “Política de Produção e Consumo Sustentáveis: estudo sob a perspectiva de campos de ação estratégica”, de autoria de Erico Luciano Pagotto, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade com a orientação da professora Sylmara Gonçalves Dias, ganhou Menção Honrosa no Prêmio ANPPAS Teses 2021 – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade.

A pesquisa investiga o campo da Produção e Consumo Sustentáveis (PCS) no Brasil a partir dos discursos dos principais atores estatais e não-estatais. A PCS apresenta-se como um objeto de pesquisa complexo e interdisciplinar, demandando contribuições de áreas de conhecimento como a Economia, Sociologia, Psicologia, Administração e Ciências Ambientais.

Assim, a abordagem interdisciplinar, marcante no Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade, representa uma perspectiva holística sobre o objeto, que ainda é pouco estudado no país. A tese caracteriza a PCS como campo de ação estratégica, marcado por disputas entre atores sociais com interesses distintos. Como um dos produtos, inéditos na área, o trabalho fornece um mapa, em que posiciona os diversos atores: governo, setor privado e sociedade civil em relação a uma sustentabilidade mais forte, que valorize sociedade e meio ambiente ou de uma sustentabilidade mais fraca, que priorize o crescimento da economia.

A relevância social da tese evidencia-se por revelar a necessidade de um debate sobre o consumo e sustentabilidade, discutindo os papeis do mercado e da sociedade na mudança de paradigmas, além das políticas públicas que foram ou estão sendo implementadas por iniciativa de atores estatais.