Tese sobre a EACH concorre ao prêmio CAPES 2019

Postado em 05 de junho de 2019

Uma tese de doutorado do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP que trata, entre outros temas, da implantação da EACH/USP está concorrendo ao Prêmio CAPES de Tese – Edição 2019. Defendido em agosto de 2018, o trabalho foi realizado por Flávio Batista Ferreira e orientado pela professora Gladys Beatriz Barreyro, que também é docente do curso de Ciências da Natureza da EACH.

Denominada “Expansão e diferenciação da universidade nos novos campi da USP, da Unicamp e da Unesp”, a tese apresenta a expansão dessas universidades em seus novos campi e possíveis alterações institucionais, acadêmicas e organizacionais que indicariam uma diferenciação das três universidades paulistas.

As dimensões analisadas pelo pesquisador Flávio Ferreira foram a missão da universidade nas novas unidades; currículos e estratégias de ensino; administração; perfil do corpo docente (formação, trajetórias e condições de trabalho); além do perfil do corpo discente (seleção, acesso e perfil socioeconômico).

Os novos campi abordados na pesquisa foram, na USP, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); na Unicamp, a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) de Limeira; e, na Unesp, as unidades de Registro, Rosana, Dracena, Ourinhos, Itapeva, Tupã, Sorocaba/Iperó e São Vicente. Segundo o pesquisador, todas essas unidades surgiram como resultado da política de expansão da oferta de ensino de graduação nas universidades públicas de São Paulo elaborada pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) em 2001.

A divulgação do resultado do Prêmio CAPES de Tese 2019 está prevista para ocorrer em dezembro, em Brasília. A 14ª edição da seleção vai premiar as melhores teses de doutorado defendidas em 2018, selecionadas em cada uma das 49 áreas de avaliação reconhecidas pela CAPES. Além dos autores das teses selecionadas, serão premiados também seus orientadores e o programa de Pós-Graduação no qual foi defendida.

Confira na íntegra a tese de doutorado que trata da EACH.