USP lança aplicativo para monitoramento de segurança dos campi

Postado em 15 de setembro de 2016

Os alunos, professores e servidores técnico e administrativos da USP dispõem, agora, de um novo canal de comunicação para registrar ocorrências de segurança e de gestão do campus.

Já está disponível, nos sistemas Android e IOS, o aplicativo Campus USP para o monitoramento dos campi, que permite ao usuário relatar, por exemplo, a ocorrência de furtos, roubos, sequestros, vandalismo, problemas na iluminação pública, vazamentos de água e presença de animais abandonados.

Os registros podem ser feitos por meio de texto, fotos ou áudio e são encaminhados imediatamente para o atendimento da Guarda Universitária e das Prefeituras dos Campi.

Outra função do aplicativo é que o usuário, durante um deslocamento a pé, pode ativar o sistema de alerta que, em uma situação de emergência, avisa a Guarda Universitária, bastando, para isso, um agito no aparelho celular.

O aplicativo está disponível nas lojas App Store e Google Play com o nome Campus USP. Depois de instalado no seu dispositivo móvel, o usuário deve fazer o login com seu número USP, usando a senha única de acesso aos sistemas institucionais da Universidade. O sistema está em funcionamento em todos os campi da USP e abrange o âmbito de cada campus.

Segurança compartilhada

O Campus USP foi desenvolvido por um grupo de técnicos do campus “Fernando Costa”, em Pirassununga, da Superintendência de Segurança e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

“Estamos trabalhando com o conceito da chamada segurança compartilhada, em que professores, funcionários e alunos podem colaborar”, destaca o superintendente de Prevenção e Proteção Universitária, José Antonio Visintin.

Para o superintendente de Tecnologia de Informação, João Eduardo Ferreira, “os aplicativos móveis são alternativas ágeis de interação da comunidade USP com os serviços computacionais para melhorar seu dia a dia. Mais concretamente, o aplicativo Campus USP tem como objetivo aumentar a qualidade das ações relacionadas à prevenção e à segurança nos campi”.

O professor da Escola Politécnica e assessor da STI, especialista em aplicativos para celular, Jun Okamoto, revela que mais de 50 pessoas estiveram envolvidas nos testes do sistema e que as equipes da Guarda Universitária e das Prefeituras dos Campi foram treinadas para atender às demandas. “O usuário do aplicativo não precisa se preocupar se trata-se de uma ocorrência de segurança ou administrativa, nem em que campus se encontra. O aplicativo encaminha a ocorrência para o sistema correto”, explica.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: dov@usp.br.

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Reitoria