Vote! Aplicativo desenvolvido com apoio da EACH é finalista em premiação internacional

Postado em 02 de março de 2018

Se você estiver sozinho, envie uma selfie! Se você estiver acompanhado, envie uma foto do seu amigo por whatsapp! Essas são algumas das tarefas, todas a distância, feitas pelos alunos da EACH/USP e da USP São Carlos que cursam informática voltada à terceira idade.

Tudo isso graças ao aplicativo SENSEM, que está concorrendo ao prêmio “SilverEco and Ageing Well International Awards”. Aberta ao público, a votação é online e ocorre até a próxima quarta-feira, dia 7 de março. A USP é a única representante brasileira na final.

Desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos (ICMC), para monitoramento a distância, o sistema ESPIM, que é a base do aplicativo, pôde ser usado com os alunos idosos que fazem cursos de informática na EACH e em São Carlos  partir do empenho da professora do curso de Gerontologia, Meire Cachioni, e da professora responsável pelo sistema, Maria da Graça Pimentel. A parceria entre o ICMC e a EACH deu certo e o projeto foi submetido pela professora Meire Cachioni à FAPESP, a qual concedeu o financiamento.

“Os idosos que participam do projeto têm os aplicativos instalados em seus celulares ou tablets. Eles recebem, a qualquer momento do dia, um sinal de alerta informando que naquele momento  devem fazer determinada tarefa. As tarefas são enviadas aos monitores (alunos de gerontologia) e assim podemos perceber e analisar o aprendizado que eles estão tendo nas aulas de informática”, informou a professora Meire Cachioni.

De acordo com a professora da EACH, todas as tarefas estão relacionadas com o aprendizado das aulas do curso de informática daquela semana, tanto com os idosos da EACH como os de São Carlos. “Eles adoram executar as tarefas e pedem sempre mais. Assim podemos perceber onde estão as maiores dificuldades do aprendizado efetivo e as peculiaridades de cada grupo de alunos. Dessa forma podemos melhorar sempre o processo de ensino-aprendizagem dentro das oficinas”, destacou Meire.

A princípio, o aplicativo ainda não pode ser utilizado pelo público em geral, mas atraiu a atenção do júri do SilverEco and Ageing Well International Awards, que selecionou o projeto brasileiro para disputar a final com os 50 finalistas.

Além da votação aberta ao público, os 50 finalistas serão submetidos a um júri composto por profissionais da área da Gerontologia de todo o mundo. O anúncio do projeto vencedor será realizado no dia 29 de março em Paris, França.