INVESTIGAÇÃO, MÉTODOS QUANTITATIVOS E TURISMO EM ÁREAS PROTEGIDAS SERÃO AS DISCIPLINAS DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018

Postado em 08 de junho de 2018

No segundo semestre de 2018, o Programa de Pós-Graduação em Turismo oferecerá as disciplinas de Investigação em Turismo, Lazer e Turismo em Áreas Protegidas, Métodos Quantitativos Aplicados ao Turismo. Há vagas para alunos especiais e poderão solicitar inscrição nas disciplinas os interessados com diploma de graduação da USP e de outras universidades e alunos do quarto ano de qualquer curso de graduação da USP. A aprovação da inscrição dependerá da análise pelos docentes.

INVESTIGAÇÃO EM TURISMO

Para o rigor científico nas pesquisas em turismo, é fundamental o aprofundamento do conhecimento acerca dos diferentes métodos e técnicas e suas aplicações. A qualidade do processo de investigação e a confiabilidade dos resultados são as bases do avanço do conhecimento em turismo.

As discussões da disciplina abordarão: atualização em fundamentos de investigação; teoria e interdisciplinaridade do turismo; estudos da produção científica em turismo em suas diversas modalidades: dissertações, teses, artigos, anais de eventos, livros; métodos e técnicas de pesquisa em turismo; prática de produção de trabalho científico em turismo (estudos de casos, pesquisas exploratórias de campo); redação de textos científicos.

Os objetivos da disciplina são: contextualizar a pesquisa em turismo na metodologia científica; analisar publicações sobre experiências de desenvolvimento e modelos interdisciplinares de planejamento, gestão e desenvolvimento em turismo; contribuir para a epistemologia do turismo; instigar a visão crítica para a produção de trabalhos científicos; proporcionar subsídios para seleção e aplicação de métodos e técnicas adequados ao desenvolvimento do projeto de pesquisa e instrumental para elaboração de documentos científicos.

A disciplina será ministrada às terças-feiras, das 14 horas às 18 horas, pelos professores Glauber  Eduardo de Oliveira Santos, Edegar Luis Tomazzoni e Ricardo Ricci Uvinha.

LAZER E TURISMO EM ÁREAS PROTEGIDAS

A disciplina de Lazer e Turismo em Áreas Protegidas discute os impactos da atividade e apresenta elementos para seu planejamento, a fim de reduzir os impactos negativos e potencializar os positivos.

Os objetivos são: entender os processos de criação e as categorias de manejo de áreas protegidas, com destaque às atividades de lazer e turismo em seu interior; analisar os processos de planejamento e gestão de equipamentos e atividades de uso público (lazer e turismo) em áreas protegidas e conhecer as técnicas de avaliação de impacto (positivos e negativos) de atividades de lazer e turismo na natureza.

O conteúdo abordará: avaliação dos pressupostos do lazer e Turismo sustentável, verificando suas características e contradições e estudando casos em áreas protegidas em que esses pressupostos foram utilizados com êxito; estrutura e funcionamento de unidades de conservação (áreas protegidas) no Brasil e no mundo.

A disciplina será ministrada às quintas-feiras, das 10 horas às 12 horas, pelo professor Sidnei Raimundo.

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS AO TURISMO

Os objetivos são: apresentar métodos quantitativos multivariados mais comumente aplicados à pesquisa em turismo, considerando técnicas de dependência e de interdependência. Para tanto, far-se-á uso do software R, em razão de ser livre e rodar em plataformas diversas como Windows e Mac.

Testes paramétricos e não paramétricos; análise de regressão múltipla e logística; análise discriminante múltipla; análise de agrupamentos; análise fatorial exploratória e confirmatória e modelagem de equações estruturais (por covariância) são as temáticas do conteúdo.

O programa compreende: O que são técnicas multivariadas e para o que servem; testes  de hipótese e normalidade, Kolmogorov-Smirnov, Shapiro_Wilks, Qui-Quadrado, Bartlett, Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e adequação da amostra (MSA).

A disciplina será ministrada às quintas-feiras, das 14 horas às 18 horas, pelo professor George Bedinelli Rossi.