Doutorando da EACH tem projeto cultural contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc de Apoio à Cultura

Postado em 05 de abril de 2021

O doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da EACH/USP, Vítor Silva Freire, que recebe a orientação do professor Luiz Trigo, inicia em 2021 a produção de um projeto cultural premiado pela 1ª Edição do Prêmio Aldir Blanc de Apoio à Cultura da Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.

Com o prêmio, Vítor irá oferecer uma série de atividades artísticas de acesso gratuito, com especial enfoque no público infantil.

O projeto inclui atividades digitais e presenciais, como uma nova temporada do podcast Conta! Conta! Conta! em parceria com grandes editoras de literatura infantil, distribuição de livros digitais, e apresentações cênicas em equipamentos públicos da cidade (a depender das condições impostas pela pandemia).

Todas as atividades estão relacionadas à Cia. Ruído Rosa, produtora cultural da qual Vítor é cocriador e gestor há quase 15 anos.

Investigar os significados atuais da experiência do público em eventos artísticos presenciais na cidade de São Paulo, em contraponto com as ações de consumo doméstico digital, é justamente o foco da pesquisa de doutorado de Vítor no campo do Entretenimento, com a orientação do professor Trigo, especialista na área. E foi a partir da atuação profissional do aluno no mercado cultural que a pesquisa surgiu e tem sido alimentada.

Vítor Silva Freire é doutorando em Turismo pela EACH/USP, mestre em Estudos Culturais pela EACH/USP, especialista em Gestão Cultural pelo Senac/SP e bacharel em Artes Cênicas pela ECA/USP. É produtor, gestor e consultor cultural, e professor de elaboração de projetos culturais.