EACH melhora seu desempenho na avaliação do Guia do Estudante

Postado em 10 de dezembro de 2018

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) progrediu na avaliação dos cursos superiores realizada anualmente pelo Guia do Estudante, publicação da Editora Abril. A premiação concedeu cinco estrelas a oito cursos da EACH e quatro estrelas para outros dois cursos da Escola. Diante desse resultado, a unidade obteve seu melhor desempenho na avaliação, já que superou a análise do ano passado (cinco estrelas para 7 cursos e 4 estrelas para três cursos), tida até então como a sua mais alta performance.

Os cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, Educação Física e Saúde, Gerontologia, Gestão Ambiental, Gestão de Políticas Públicas, Marketing, Sistemas de Informação e Têxtil e Moda receberam cinco estrelas, que é a pontuação máxima na avaliação do Guia. As quatro estrelas ficaram com os cursos de Lazer e Turismo e de Obstetrícia. Já o curso de Biotecnologia, por ter sido inaugurado neste ano, ainda não participa da avaliação.

O curso de Educação Física e Saúde recebe a mesma avaliação do curso de Educação Física oferecido na Cidade Universitária, já que a publicação não avalia carreiras com linhas de estudo parecidas dentro de uma mesma universidade. O mesmo ocorre com o curso de Lazer e Turismo, que permanece com a avaliação do curso de Turismo oferecido na Cidade Universitária.

O Guia do Estudante é um dos principais veículos de divulgação de instituições de ensino superior do Brasil e de avaliação de cursos superiores de bacharelado e licenciatura. A avaliação se baseia em uma pesquisa de opinião realizada com professores e coordenadores de curso. Eles respondem a um questionário composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica e instalações físicas, entre outros, e emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

USP é a melhor universidade pública do ano

De acordo com a premiação concedida pelo Guia do Estudante, a USP venceu na categoria “Universidade do Ano – Escolas Públicas”. No ranking “Melhores por Área de Conhecimento – Instituição Pública”, a universidade arrebatou sete dos oito prêmios nas áreas de Administração, Negócios e Serviços; Arte e Design; Ciências Biológicas e da Terra; Ciências Exatas e Informática; Comunicação e Informação; Engenharia e Produção; e Saúde e Bem Estar.

Neste ano, o Guia concedeu a avaliação máxima de cinco estrelas a 136 dos 144 cursos da USP. Os outros 8 cursos da universidade receberam quatro estrelas. Na edição passada, 121 dos 141 cursos da USP avaliados pela publicação receberam cinco estrelas, e 20 receberam quatro estrelas.