Estudantes de Sistemas de Informação vencem inovathon sobre violência doméstica

Postado em 30 de setembro de 2020

Uma equipe formada por cinco alunos do curso de Sistemas de Informação da EACH/USP conquistou o primeiro lugar no 1º Inovathon de Combate à Violência Doméstica no Brasil. O evento foi uma maratona de inovação que contou com mais de 200 inscritos, residentes em 22 estados brasileiros.

Com encerramento em 18 de setembro, o inovathon foi transmitido da FATEC Osasco por meio das redes sociais e com interações das equipes em plataformas de conferência remota. Os participantes apresentaram, ao todo, 14 projetos que abrangiam ações de prevenção, combate e apoio às vítimas de violência doméstica.

A equipe da EACH ficou em primeiro lugar com o jogo Violeta, voltado para o público pré-adolescente. “Violeta é um jogo nas quais as decisões do jogador alteram o rumo da história dos personagens Violeta e Dominic. Eles vivem uma realidade de violência doméstica e a ideia é apresentar de forma sutil as cenas e gerar empatia pelos personagens, além de ensinar ao jogador os diversos tipos de violência a partir dos casos ocorridos”, explica Lia Yumi Morimoto, presidente da “Síntese Jr”, empresa júnior de Sistemas de Informação, e integrante da equipe vencedora. Além dela, o time vencedor é composto pelos estudantes Caio Fernando Gonçalves, Gabriela Jie Han, Matheus Rodrigues Mendes e Pedro Santana.

Divulgação

De acordo com os alunos, essa foi a primeira experiência do grupo trabalhando com o tema da violência doméstica e a ideia é levar o projeto adiante, buscando as melhores formas de implementar o jogo.

“O convite a pensar em soluções inovadoras contra a violência doméstica veio para todo time Síntese Jr. e nós, como representantes de toda empresa júnior, nos sentimos extremamente gratos pela oportunidade e felizes por propor uma solução voltada para um público tangente a nós”, destacam os estudantes.

Divulgação