MIT premia projeto com participação de ex-aluna da EACH

Postado em 27 de novembro de 2019

Uma solução de combate à corrupção, que conta com a participação de Bárbara Krysttal, ex-aluna de Gestão de Políticas Públicas da EACH, foi o único projeto brasileiro entre as 32 iniciativas de 16 países selecionadas pelo “Solve Challenge 2019”, nos Estados Unidos. O evento de desafio global é organizado pelo Massachusetts Institute of Technology  (MIT), que busca inovações de impacto social.

A premiação foi realizada no final de setembro de 2019 e contou com a participação de 1,4 mil projetos de 100 países diferentes. Na fase final, apenas 32 foram selecionados, incluindo o RevelaGov, plataforma brasileira de combate à corrupção que foi escolhida dentro da categoria “inovação orientada à comunidade”.

O software, que monitora os gastos públicos por meio de big data e de inteligência artificial, além da participação popular, nasceu a partir da tese de doutorado de Rafael dos Anjos, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. Por estar constantemente palestrando em Ribeirão Preto nos últimos quatro anos e ter contatos na FEA, a ex-aluna da EACH acabou conhecendo o autor da tese e passou a ajudá-lo no desenvolvimento do RevelaGov.

“O Rafael já era bem atuante no controle social e um aluno super engajado. Após o contato inicial, ocorreram várias reuniões e encontros. Querer inovar e trazer resultados para o setor público é sempre estimulante, além de ser um trabalho árduo”, conta Bárbara Krysttal, que concluiu a graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH em 2014.

Ela participa do projeto atuando na área de combate à corrupção, controle interno, gestão de riscos e auditorias. “O RevelaGov é um trabalho de várias mãos e o esforço conjunto gera ótimos resultados. Nossa equipe multidisciplinar só poderia promover inovação na área pública e com um diferencial marcante que envolve análise de indícios de fraudes ligados à alta tecnologia”, explica Bárbara.

O sistema já conseguiu identificar mais de 1 milhão de evidências de irregularidades em cidades do Estado de São Paulo. O objetivo da plataforma é ampliar a capacidade de fiscalização do cidadão, buscando diminuir a corrupção no país, além de melhorar a qualidade dos serviços básicos para a população.

Assim como os demais projetos contemplados pelo “Solve Challenge 2019”, o RevelaGov receberá amparo do MIT para expandir sua atuação por meio de contato com investidores internacionais e treinamentos.

De acordo com Bárbara, a partir do contato com MIT “só surgirão novas ideias e oportunidades. O grupo já conta com novos desafios como, por exemplo, aplicativos e sistemas de certificação para 2020, ano de eleições municipais. Será um período muito bom para nossa área de atuação”.