Pesquisa da EACH sobre a regionalização do orçamento público recebe duas premiações de destaque

Postado em 14 de novembro de 2024

A pesquisa da egressa do curso de Gestão de Políticas Públicas, Isabella Natali Miranda Cuccin, sobre a regionalização do orçamento público na cidade de São Paulo, desenvolvida sob orientação da professora Ursula Dias Peres, recebeu duas premiações de destaque. Além do III Prêmio Orçamento Público, Garantia de Direitos e Combate às Desigualdades, promovido pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e pela Fundação Tide Setubal, o estudo foi também premiado no XIII Prêmio SOF de Monografias, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF), do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), em parceria com a Associação dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor).

O projeto de pesquisa foi desenvolvido no âmbito do Programa Unificado de Bolsas 2022-2023 e se desdobrou na monografia de conclusão de curso de Isabella em 2023, a qual deu origem a dois artigos submetidos aos respectivos prêmios.

O III Prêmio Orçamento Público, Garantia de Direitos e Combate às Desigualdades, promovido pela Assecor e pela Fundação Tide Setubal, busca estimular estudos com uma perspectiva crítica e interseccional sobre os avanços e desafios para que o orçamento público seja um instrumento de materialização dos direitos garantidos aos brasileiros e brasileiras na Constituição Federal de 1988. A cerimônia de premiação ocorreu em 30 de outubro, durante a Semana de Inovação realizada pela Enap, em Brasília. Nessa ocasião, foram entregues certificados a oito trabalhos destacados, incluindo o de Isabella, por seu estudo “A Regionalização do Orçamento Público nos Instrumentos de Planejamento e Gestão Orçamentária da Cidade de São Paulo (2013-2023)”.

A premiação do XIII Prêmio SOF de Monografias ocorreu no auditório da Enap em Brasília, na segunda-feira, 11 de novembro. O Prêmio SOF reconhece trabalhos que contribuam para a modernização e aprimoramento da gestão orçamentária e financeira no setor público brasileiro, promovendo a inovação em temas orçamentários. Isabella foi premiada em 2º lugar na categoria “Artigos” pelo estudo “A dimensão territorial no planejamento público: o caso do município de São Paulo”.

Isabella posa para foto com placa do XIII Prêmio SOF de Monografias. Foto: Divulgação

As cerimônias de premiação contaram com a presença de importantes figuras públicas, incluindo a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, o diretor executivo da Assecor, Márcio Gimene, a diretora executiva da Fundação Tide Setubal, Mariana Almeida, a presidenta da Enap, Betânia Lemos, a presidenta do Ipea, Luciana Servo, a presidenta substituta da Enap, Natália Teles, o secretário-executivo do MPO, Gustavo Guimarães,o secretário de Orçamento Federal substituto, Clayton Montes, e a diretora da Associação nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), Alice Mânica.

 

*Com informações de Isabella Natali Miranda Cuccin.