Prêmio Tese Destaque USP 2020 concede menção honrosa para estudo da EACH

Postado em 20 de outubro de 2020

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) divulgou recentemente o resultado do Prêmio Tese Destaque USP 2020, o qual contemplou a EACH/USP com uma menção honrosa por estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade.

O trabalho agraciado é a tese de doutorado “Política de Produção e Consumo Sustentáveis: estudo sob a perspectiva de campos de ação estratégica”, de autoria de Érico Luciano Pagotto, sob orientação da professora Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias. A tese foi premiada com menção honrosa na área de conhecimento “Multidisciplinar”.

“Muito gratificante ter o trabalho de nosso aluno reconhecido com a menção honrosa da Grande Área Multidisciplinar do Prêmio Tese Destaque USP 2020. Gratificante para o Érico, para mim, para nosso programa e para nossa Escola. Sinto-me honrada em fazer parte do PPgSUS EACH”, ressalta a professora Sylmara, lembrando que este é o segundo ano consecutivo que uma tese do Programa de Sustentabilidade recebe menção honrosa na premiação. “Este reconhecimento fortalece e revigora nossa convicção de que estamos no caminho certo. A proposta inovadora, transformadora e interdisciplinaridade de nossa Escola vai mostrando sua potência. Um grande viva para nossa EACH. Um presente para nossos 15 anos.”

Instituído em 2012, com o objetivo de estimular a atividade de pesquisa dos alunos e dos professores nos Programas de Pós-Graduação da Universidade, o prêmio identifica e premia anualmente a melhor tese defendida em cada uma das grandes áreas de conhecimento.

Nesta nona edição do prêmio, foram estabelecidas como elegíveis as teses defendidas entre 1º de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2019. Os alunos vencedores de cada área recebem um prêmio em dinheiro e os contemplados com menções honrosas ganham um diploma de premiação.

Sobre a tese contemplada:

* Informações cedidas pelo autor e orientadora do trabalho.

A expressão “sustentabilidade” vem se tornando cada vez mais presente no discurso de empresas, governos e da sociedade em geral. Apesar disso, ao longo das últimas décadas a crise ambiental parece só se agravar. Será que os sentidos da sustentabilidade são os mesmo para todos estes diferentes atores sociais?

Foi o que buscou investigar a tese “Política de Produção e Consumo Sustentáveis: estudo sob a perspectiva de campos de ação estratégica”. Para responder esta questão, o autor analisou o processo político para elaboração do Plano de Ação para Produção de Consumo Sustentáveis no Ministério de Meio Ambiente.

A partir da Teoria de Campos de Ação Estratégica, de Neil Fligstein e Doug McAdam, a tese buscou mapear os diversos atores institucionais envolvidos nas disputas para a construção desta política e como eles se posicionam quanto à sustentabilidade.

Os resultados demonstraram que, sob o discurso da sustentabilidade, os atores defendem posições bastante diferentes, por vezes diametralmente opostas, sobre o que deve ser sustentado, como e por quem.

PAGOTTO, Érico Luciano. Política de Produção e Consumo Sustentáveis: estudo sob a perspectiva de campos de ação estratégica. 2019. 217 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.  A tese completa está disponível no banco de Teses USP.