Professor de SI da EACH recebe prêmio de melhor artigo do IHC 2019

Postado em 31 de outubro de 2019

O artigo intitulado “Do Android App Users Care about Accessibility? An Analysis of User Reviews on the Google Play Store”, de autoria do professor Marcelo Medeiros Eler e de seus alunos de mestrado e doutorado Leandro Orlandin e Alberto Oliveira, recebeu o prêmio de melhor artigo do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2019), que aconteceu em Vitória, Espírito Santo, entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019.

O IHC é o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador no Brasil e tem a missão de divulgar resultados de pesquisa, atraindo pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da indústria envolvidos na área de Interação Humano-Computador. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) por meio da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC).

O artigo premiado teve como objetivo principal descobrir se usuários de aplicativos da plataforma Android relatam problemas ou sugerem melhorias de acessibilidade digital nas avaliações que submetem à loja oficial da plataforma, a Google Play Store.

Acessibilidade digital, neste contexto, é a capacidade de um aplicativo poder ser plenamente percebido, compreendido e operado por qualquer usuário, independentemente de suas capacidades físicas, mentais ou intelectuais. Uma das motivações deste trabalho é o fato de que desenvolvedores de software corrigem defeitos, adicionam novas funcionalidades e promovem melhorias em seus aplicativos com base em comentários feitos por usuários na avaliação dos aplicativos.

Os desenvolvedores e as organizações perceberam que atender às demandas dos seus usuários é uma boa estratégia para melhorar a reputação e promover seus aplicativos. Entretanto, embora os aplicativos estejam cada vez mais completos e maduros, eles ainda possuem muitos problemas de acessibilidade, o que pode impedir que eles sejam usados de forma completa por seus usuários, principalmente por aqueles que possuem alguma deficiência.

Como os comentários feitos por usuários podem ser uma excelente forma de promover a melhoria dos aplicativos, analisar os comentários relacionados aos aspectos de acessibilidade digital pode ser importante para entender se os usuários percebem e relatam problemas deste tipo.

Ainda, é possível entender quais são os principais problemas relatados e se as notas dadas pelos usuários aos aplicativos são influenciadas pelo fato de terem problemas de acessibilidade. Ao todo, mais de 200 mil comentários de mais de 700 aplicativos publicados na Google Play Store foram analisados, e pouco mais de 1% dos comentários eram relacionados à acessibilidade do aplicativo.

Após apresentar diversas análises e discussões sobre os resultados, a conclusão do artigo é de que as avaliações dos aplicativos ainda não são utilizadas como uma forma de pressionar organizações e desenvolvedores e assim promover uma maior acessibilidade digital móvel. Uma outra observação é que foi possível perceber que poucos usuários com deficiência deixaram seus comentários na avaliação das aplicativos, fato que levanta uma série de questões para pesquisas futuras.

Os detalhes de como o estudo foi conduzido e os resultados obtidos estão no artigo completo que está publicado e disponível aqui. O artigo também está dentro do contexto do projeto da FAPESP “Automação do teste de acessibilidade em aplicações móveis Android”.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre o assunto ou deseja colaborar com o professor Marcelo Medeiros Eler, basta entrar em contato usando este endereço de e-mail: marceloeler@usp.br.

*Foto: O certificado e os brindes foram recebidos pelos coordenadores do programa técnico do evento. Da esquerda para a direita estão o Vagner Figueredo de Santana, da IBM Research; o professor Marcelo Eler, de SI da EACH; e o professor Artur Kronbauer, da UNIFACS.

*Com informações do professor Marcelo Medeiros Eler.