Professor de Sistemas de Informação recebe prêmio de pesquisa do Facebook

Postado em 22 de outubro de 2018

O programa de financiamento de pesquisas em verificação e teste de software do Facebook convidou pesquisadores de universidades de todo o mundo a submeter propostas de pesquisas que tenham impacto direto em ambientes de produção de software. Um dos objetivos desta chamada era resolver problemas de pesquisa identificados pelos cientistas e engenheiros do Facebook ao usar técnicas de teste e verificação de software em sistemas de software de larga escala como a própria rede social.

Nesta primeira chamada de propostas, apenas 10 dos 145 projetos de pesquisa submetidos foram premiados pelo Facebook Testing and Verification Research Awards. Dentre os projetos premiados, está a proposta de pesquisa submetida pelo professor Marcelo Medeiros Eler, do curso de Sistemas de Informação da EACH/USP, em colaboração com os professores Gordon Fraser (Universidade de Passau – Alemanha) e José Miguel Rojas (Universidade de Leicester – Inglaterra). Confira a lista completa dos projetos premiados.

O projeto premiado tem o título “Automated Accessibility Testing for Mobile Apps” e pretende continuar a pesquisa iniciada pelo professor Marcelo em seu pós-doutorado realizado na Universidade de Sheffield (Inglaterra) em parceria com Gordon Fraser. Em seu pós-doutorado, o professor e pesquisador da EACH desenvolveu a ferramenta MATE (Mobile Accessibility Testing) com o objetivo de fazer o teste automático de aplicações móveis Android e encontrar problemas de acessibilidade que podem impor barreiras principalmente a usuários com alguma deficiência física, mental ou intelectual.

“As contribuições esperadas do projeto de pesquisa submetido para a chamada do Facebook são diversas. Podemos destacar entre elas a ampliação do número de diretrizes ou recomendações de acessibilidade avaliadas automaticamente pela ferramenta e a otimização da geração automática de testes de acessibilidade usando informações extraídas da aplicação sob teste”, afirma o professor Marcelo.

Além disso, busca-se a geração de testes legíveis e em diferentes frameworks de execução para apoiar o desenvolvedor na detecção e correção dos defeitos encontrados e ainda a realização de estudos empíricos para avaliar a geração de testes para acessibilidade, bem como o estado atual das aplicações móveis no que se refere à implementação de recomendações de acessibilidade propostas por padrões internacionais.