EACH realiza o seu III Seminário de Internacionalização

Postado em 21 de outubro de 2016

A Comissão de Relações Internacionais da EACH realizou entre os dias 19 e 21 de outubro o III Seminário de Internacionalização da Escola. Foram discutidos temas como os “Desafios da internacionalização e a formação interdisciplinar”, “Duplo Diploma e seu impacto na Formação Estudantil”, e “O papel do intercâmbio na formação estudantil”.

Os três dias de evento foram abertos com apresentações musicais de professores e alunos da Escola. O primeiro palestrante foi o professor francês Vincent Nedelec, da Université Rennes 2. Em conjunto com a vice-diretora da EACH, a professora Neli Aparecida de Mello-Théry, ele falou sobre os “Desafios da Internacionalização e a Formação Interdisciplinar”. Um dos assuntos abordados pelo professor Vincent foi sobre as diferenças culturais entre os alunos franceses e brasileiros.

Uma mesa redonda foi montada para a realização de discussões sobre o impacto do duplo diploma na formação estudantil. Os professores da EACH Alessandro Soares, do curso de Gestão de Políticas Públicas, e a professora Nádia Zanon Narchi, do curso de Obstetrícia, falaram sobre o tema acompanhados do professor Maurício Baptista, Diretor Adjunto na Área de Relações Acadêmicas Internacionais da AUCANI – Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional .

Os professores Alessandro Soares, do curso de GPP, e Fátima Nunes, de SI, debateram ao lado do professor Maurício Baptista sobre “O Papel do Intercâmbio na formação do aluno”.

Também foi aberta uma mesa redonda na qual sete alunos da EACH puderam compartilhar  as suas experiências durante a realização de intercâmbio. Eles explicaram desde o processo seletivo realizado na USP, até a obtenção do visto, choque cultural e a vida acadêmica no exterior. Os alunos da EACH responderam aos questionamentos dos demais estudantes que estavam no evento e pretendem realizar intercâmbio futuramente.

Duas alunas intercambistas da Europa que foram recebidas na EACH também falaram sobre a experiência de estudar na EACH, o choque cultural, a vida acadêmica, destacando a alegria do povo brasileiro e a sua receptividade. Elas também se colocaram à disposição para responder perguntas dos estudantes presentes no evento.

O Seminário de Internacionalização da EACH é realizado anualmente pela Comissão de Relações Internacionais da EACH.