EACH realiza o seu IV Seminário de Internacionalização

Postado em 22 de junho de 2017

A Comissão de Relações Internacionais da EACH (CRint) realizou na última quarta-feira o IV Seminário de Internacionalização da Escola. O evento contou com as presenças de coordenadores de convênios de intercâmbio comuns e de duplo-diploma da Escola, além de representantes da AUCANI – Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional -, para palestras e mesas redondas sobre intercâmbio.

Os professores Alberto Spisni, da Universidade de Parma e, Rosa Ricoy, da Universidade de Vigo, foram convidados pela EACH para participar da “Mesa Redonda: O desafio do duplo-diploma em políticas públicas e obstetrícia”. A Mesa contou com a presença da professora Nádia Zanon Narchi, do curso de Obstetrícia da EACH, e do professor Alessandro Soares, de Gestão de Políticas Públicas.

Professor Alberto Spisni, da Universidade de Parma

Para o professor Alberto Spisni, da Universidade de Parma, “o evento foi excelente. Fico contente por que os alunos italianos estão tendo na EACH uma ótima experiência. Acredito que todos os alunos devem participar sempre desse tipo de evento para conhecer o funcionamento dos intercâmbios”

Professora Rosa Ricoy, da Universidade de Vigo

A professora Rosa Ricoy, da Universidade de Vigo, acredita que “é muito bom falar diretamente com os alunos, respondendo as suas dúvidas sobre a questão do duplo-diploma. É também uma oportunidade de discutirmos com a Escola formas de melhorar ainda mais o convênio entre as duas Universidades, que por sinal já está funcionando muito bem. Este convênio é muito bom por que não apenas os alunos se enriquecem com a experiência, mas também os professores e a própria instituição”.

A abertura do evento foi realizada pela professora Neli Aparecida de Mello-Théry, presidente da CRint e vice-diretora da EACH, acompanhada pelo representante da AUCANI, professor Moacyr Ayres Novaes Filho, que também falou sobre a internacionalização.

Também representando a AUCANI, a funcionária Sandra Lima falou sobre o iFriend da USP, que é um programa de voluntariado que tem como intuito integrar os estudantes estrangeiros à comunidade universitária. Esta aproximação dos intercambistas é conduzida pelo Amigo USP, aluno regular de graduação da Universidade.

Durante o intervalo e no encerramento do Seminário, tivemos a atividade cultural – Fête de La Musique, que contou com apresentações musicais deDSC_0061 professores, alunos, funcionários e convidados externos.

O Seminário de Internacionalização da EACH é realizado anualmente pela Comissão de Relações Internacionais da EACH.