Mestrado em Sistemas de Informação tem novamente trabalho premiado

Postado em 25 de maio de 2016

Mais um trabalho do mestrado em Sistemas de Informação da EACH/USP foi recentemente premiado. O IX Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (WTDSI 2016) elegeu o artigo do aluno Filipe Edson da Silveira Pazotto Palma como o melhor trabalho de mestrado.

O workshop fez parte do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), que ocorreu neste mês em Florianópolis e apresentou trabalhos científicos e discussão de temas relevantes na área de Sistemas de Informação, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários.

Ao todo foram 36 trabalhos submetidos (incluindo mestrado e doutorado), dos quais 16 foram aceitos para serem apresentados durante o evento e, por fim, houve a premiação do melhor trabalho de mestrado e do melhor trabalho de doutorado. Em 2015, a EACH havia ficado com o segundo lugar e, na edição deste ano, conquistou o primeiro lugar com o artigo Project management best practices for cyber-physical system development, orientado pelo professor Marcelo Fantinato.

O trabalho aborda as boas práticas que podem auxiliar a gestão de projetos ciberfísicos, que representam a convergência de processos físicos e plataformas computacionais em soluções tecnológicas compostas por sensores, atuadores e software. A ideia é aproximar gestores não acostumados com sistemas ciberfísicos e equipes técnicas não acostumadas com gestão de projetos.

Devido a algumas particularidades dos sistemas ciberfísicos, como equipe multidisciplinar e alto aspecto inovador, práticas genéricas de gestão de projetos talvez não sejam suficientes para alcançar o sucesso. Dessa forma, o mestrando Filipe Edson propõe práticas específicas de gestão de projetos  que podem potencializar a chance de sucesso e garantir que os resultados esperados ocorram.