Pesquisa da EACH desenvolve simulador para aplicação de anestesia em treinamento odontológico

Postado em 30 de novembro de 2016

Confira a seguir as informações descritas pela pesquisadora Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques, professora do curso de Sistemas de Informação da EACH/USP, e de seu aluno de pós-doutorado Cléber Gimenez Corrêa, que realizam pesquisa baseada em realidade virtual para auxiliar no treinamento de dentistas. Feito em parceria com a Escola Politécnica da USP e com a Faculdade de Odontologia de Bauru da USP, o trabalho do grupo consegue simular a aplicação de anestesia, permitindo ao estudante ter as sensações táteis do procedimento odontológico.

A divulgação da pesquisa é feita em parceria com a Comissão de Pesquisa (CPq) da EACH e tem como objetivo facilitar o acesso aos temas das pesquisas desenvolvidas na unidade. Em breve, as informações poderão ser encontradas também no site da Comissão de Pesquisa, formando um banco de dados.

Tema da pesquisa: Simulação baseada em realidade virtual para treinamento odontológico no âmbito da aplicação de anestesia para bloqueio do nervo alveolar inferior

Professora Fátima, Cléber Gimenez (centro) e professor Hélton Bíscaro no laboratório da EACH

Objetivos da pesquisa: A pesquisa conduzida na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), especificamente no Laboratório de Aplicação de Informática na Saúde (LApIS), faz parte de um projeto iniciado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), no Laboratório de Tecnologias Interativas (Interlab), em colaboração com o Laboratório de Simulação e Treinamento (LaSiT), da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP). Na EACH/USP os objetivos são: implementar e avaliar a interação háptica (sensação tátil) no simulador quando o estudante manipula a seringa e sente as estruturas anatômicas (língua, mucosa, mandíbula e pele) quando ocorre o contato com a agulha, bem como o comportamento do anestésico e do sangue; e geração de casos de teste para automatização da atividade de teste de software de sistemas computacionais com interfaces hápticas.

Quando a pesquisa se iniciou: A primeira parte da pesquisa foi iniciada em 2012, com criação de um primeiro protótipo do simulador de realidade virtual para treinamento, finalizado em 2014. A segunda parte foi iniciada em 2016, incluindo a implementação e avaliação da interação háptica em uma segunda versão do simulador de realidade virtual, a simulação do comportamento de anestésico e sangue, bem como a automatização da atividade de teste de software para sistemas com interfaces hápticas.

Breve resumo sobre a pesquisa: Desenvolvimento de uma ferramenta baseada em sistema computacional para auxiliar no treinamento de dentistas, especialmente na aplicação de anestesia. Há poucas ferramentas disponíveis para esse tipo de treinamento e os estudantes normalmente treinam nos próprios colegas. Adicionalmente, o bloqueio do nervo alveolar inferior apresenta uma alta taxa de insucesso por parte dos estudantes. Com a aplicação de técnicas computacionais e a utilização de dispositivos de realidade virtual, é possível construir ambientes virtuais para treinamento, com modelos para representar instrumentos (agulhas, seringas etc) e estruturas anatômicas (crânio, língua, mucosa, pele etc), visualização tridimensional por meio de óculos e capacetes especiais, interação e sensação tátil por meio de dispositivos hápticos (simulação de manipulação de seringa) e outros dispositivos, simulação de fluidos para determinar o comportamento de sangue e anestésico. Com relação a atividade de teste de software, trata-se de uma etapa importante para verificar se o sistema está funcionando de forma adequada ou apresenta falhas. A automatização auxilia o desenvolvedor, permitindo menor tempo e menor quantidade de erros durante a execução dos testes, para aumentar a produtividade e a qualidade do software.

Resultados obtidos: A pesquisa está em andamento. No entanto, uma versão do simulador de realidade virtual para treinamento foi desenvolvida e avaliada e os resultados serviram para nortear o desenvolvimento da segunda versão, que está em andamento.

Cléber aplica anestesia em paciente por meio do simulador desenvolvido pela pesquisa

Nomes dos docentes e alunos envolvidos com a pesquisa, além de agências de fomento: O projeto conta com a participação dos professores Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques (EACH/USP), Hélton Hideraldo Bíscaro (EACH/USP), Romero Tori (EPUSP), Maria Aparecida Andrade Moreira Machado (FOB/USP); pós-doutorando Cléber Gimenez Corrêa (EACH/USP); doutoranda Elen Collaço de Oliveira (EPUSP); alunos de iniciação científica Lucas B. Capalbo (EACH/USP), Matheus A. Ribeiro (EACH/USP), Gustavo Wang (EPUSP); e o estagiário Lucas Sallaberry (EPUSP).

A pesquisa tem apoio do Programa Nacional de Pós-Doutorado – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (PNPD/CAPES) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Medicina Assistida por Computação Científica (INCT-MACC).

• Quer saber mais informações sobre a pesquisa? Entre em contato com a professora Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques:

fatima.nunes@usp.br