Estamos implementando o Observatório de atividades educativas para profissionais dos sistemas públicos de saúde, com vistas a monitorar, avaliar e fornecer subsídios para:
1. Definição de métodos para o levantamento da necessidade da atividade educativa;
2. Descrição das finalidades das atividades educativas visando o alinhamento com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e com o planejamento estratégico de gestão da UBS;
3. Estabelecimento de indicadores para mensurar a efetividade das atividades educativas, por meio do impacto das mesmas no desempenho profissional.
Dessa forma, o Observatório de atividades educativas para profissionais dos sistemas públicos de saúde tem como principais objetivos: observar o monitoramento, as finalidades, as metas e avaliações das atividades educativas, produzir e divulgar conhecimentos sobre essas atividades, bem como difundir informações sobre atualização/aprimoramento dos profissionais de saúde à população.
Link para acessar o site do projeto: https://sites.usp.br/oaepsps/
Professores Pós-Doutores | |
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Eunice Almeida da Silva Possui graduação em Enfermagem (1984), mestrado em Ciências Sociais (1996), doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2004), pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2013). Atualmente é professor doutor do curso de graduação em Obstetrícia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Líder do Grupo Internacional e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Formação de Profissionais para área da Saúde (GIEPS). Coordenadora do Observatório de atividades educativas para profissionais dos sistemas públicos de saúde-SP-Brasil. Membro da International Network for Health Workforce Education. Temas de interesse: Formação de profissional da saúde. Recursos Humanos em saúde. Acessibilidade aos serviços de saúde. Informação- comunicação nos serviços de saúde. Gestão dos serviços de saúde. Site pessoal: https://uspdigital.usp.br/especialistas/especialistaobter?codpub=b7a0d8b6b36b |
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Régia Cristina Oliveira Possui Graduação em Ciências Sociais (1998) pela Universidade de São Paulo -USP, Mestrado em Sociologia (2002) pela Universidade de São Paulo -USP, Doutorado em Sociologia (2006) pela Universidade de São Paulo - USP; Pós doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (2010) - Unifesp; Pós doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Líder do grupo de Pesquisa (CNPq) Juventude e Sociedade. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Teoria Sociológica, Sociologia da Juventude; Sociologia do Trabalho; Sociologia e Antropologia do Corpo. Atua, principalmente, nos seguintes temas: juventude, adolescência, infância e ciclos de vida; corpo e emoção; corpo, saúde e doença. Atualmente é docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH/USP, atuando na graduação e no Programa de Pós graduação em Estudos Culturais. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/7471523959548681 |
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Luiz Silveira Menna Barreto Docente do departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da USP entre 1980 e 2005, e desde 2005 docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Mestre e doutor em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo em 1981, com Pós-Doutorado na Université de Franche-Comté, França em 1987. Livre-Docente pela Universidade de São Paulo em novembro de 2008 e Titular em 2009. Atua na grande área de Neurociências e Comportamento e na área específica de Cronobiologia. Orientador credenciado nos programas K"Neurociências e Comportamento"(I.Psicologia/USP) e : Estudos Culturais (EACH/USP). Atualmente é professor aposentado atuando na categoria "Sênior" na EACH/USP a partir de 2017. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: CRONOBIOLOGIA, CICLO VIGILIA/SONO, ADOLESCENTES, SONO, HUMANO, RITMO BIOLOGICO, ATIVIDADE LOCOMOTORA, CIRCADIANO, RITMO CIRCADIANO, ENSINO DE NEUROCIÊNCIAS E FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Bolsista de produtividade do CNPq de 2003 a 2006 (1D) e de 2006 a 2009 (1C) e de 2011 a 2015 (1D). Desde 2017 professor aposentado atuando como Professor Sênior na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/6262673963010890 |
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Ricardo Gonçalves Barreto Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1989), Mestrado e Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1999 - 1995). Desenvolveu pós-doutorado na EACH-USP sobre o conceito de Cultura em Antonio Gramsci, Raymond Williams e Antonio Candido (2017-2019). Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em Teoria Literária e Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, modernismo brasileiro, literatura brasileira, literatura comparada, formação do leitor literário, currículo. Site pessoal: https://www.escavador.com/sobre/5052494/ricardo-goncalves-barreto |
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Edemilson Antunes de Campos Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1998), Doutorado Sandwich (Antropologia Urbana) na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2002-2003), Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2005), Pós-Doutorado junto ao Centre de Recherche Médicine, Sciences, Santé et Société (CERMES) da École des Hautes Études en Sciences Sociales (2008-2009 e 2013) e Livre-Docência pela USP, área: Sociedade, Saúde e Educação, especialidade: Ciências Sociais e Saúde (2015). Atualmente é professor associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e professor e orientador do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP . Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP entre 2007 e 2010. Atualmente, é membro do CEP EACH/USP. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Saúde, Antropologia do alcoolismo, Antropologia do Nascimento, Antropologia do Cuidado em Saúde e em Pesquisa Qualitativa em Saúde, com livros e artigos publicados sobre os seguintes temas: alcoolismo e grupos de mútua-ajuda; grupos de doentes; antropologia do nascimento; processo saúde-doença na perspectiva cultural; modos de subjetivação e o processo saúde/doença nas sociedades contemporâneas. Site pessoal: https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/9048/edemilson-antunes-de-campos |
Professores Doutores | |
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Douglas Roque Andrade Docente universitário desde 1989 na área de educação física e desde 2011 docente do curso de educação física e saúde da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e desde 2018 do Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política. Trabalhei ente 1987 a 2009 no Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). Atualmente atuo como Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF - EACH-USP), pesquisador do Grupo Internacional e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Formação de Profissionais da Saúde (GIEPS) GIEPES. Pesquisador colaborador do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) e participo como assessor técnico científico do Programa Agita São Paulo, programa que ajudei a criar e atuei na sua gestão entre os anos de 1996 e 2009. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (2020-2022). Diretor de Comunicação e Pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (2020-2022). Atuo principalmente nos seguintes temas: atividade física e saúde, promoção da saúde, políticas públicas de atividade física e saúde, promoção da atividade física na comunidade, no ambiente de trabalho e na escola. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/2723834613632963 |
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Joyce da Costa Silveira de Camargo Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em enfermagem - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2007) e doutorado no Programa Doutoral em Ciências de Enfermagem - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (2019). Atualmente é especialista em laboratório no curso de Obstetrícia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: parto aquático, parto natural, parto humanizado, parteira e enfermagem obstétrica. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/0723267715229025 |
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Fátima Madalena de Campos Lico Psicóloga, doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - FSP/USP (2009) - Área de Concentração: Serviços de Saúde Pública - Linha de pesquisa Promoção da Saúde. É mestre em Psicologia Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (1999).Especialista em Saúde Pública - com ênfase em Políticas, Planejamento, Organização e Gerenciamento em Saúde, pela FSP/USP (1997). Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Ecologia Humana - ENSP/FIOCRUZ (2016).Possui ainda especialização em Psicologia Social e Psicologia Organizacional. Pesquisadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis - Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. É parecerista Ad Hoc da Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde. Psicóloga da Secretaria Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo - Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde. Atua nas áreas de formação, educação permanente, violência, promoção da saúde, cidades saudáveis, saúde do trabalhador, infância e juventude. Coordena projetos nas áreas de Violência e Redes de Proteção, Saúde do Trabalhador, Promoção e Vigilância em Saúde, Tabagismo e Atenção à Saúde da Pessoa Idosa Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/0933667174652627 |
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Ivana Brito Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Oeste Paulista (1997), mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo e orientadora de mestrado e doutorado pelo programa Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da USP. A principal linha de pesquisa preocupa-se em estudar a modulação dos hormônios sobre as propriedades plásticas do sistema nervoso em regiões envolvidas com o comportamento, bem como sobre suas funções sensoriais e cognitivas Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/4220939219084474 |
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Reimy Solange Chagas É Psicóloga Clínica e Social, docente/supervisora e escritora. É especialista em Psiquiatria e Competências Transculturais pela Sorbonne Paris Cité - Paris V - Faculté de Médecine Paris-Descartes e especialista em Sócio Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É mestre e doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Atua em questões relacionadas a Saúde Mental, Multiculturalismo, Transculturalidade,Políticas Públicas, Direitos Humanos e Sociais, Formação Superior, Ensino Superior, Imigração e Refúgio, voltado para grupos institucionais, terapêuticos, pedagógicos e familiares. Atuou como Psicóloga nas Varas da Infância, Conselho Tutelar e Saúde Pública no Brasil. Atuou como Psicóloga da Assistance Publique des Hopitaux de Paris (APHP) - França. Atuou como gestora em saúde mental em Organização Internacional de assistência humanitária no eixo França- África. Coordena e elabora projetos sociais, com experiência em Organização Multinacional em agência das Nações Unidas no Brasil. Presta consultoria e assessoria Clínico- Institucional e Psicossocial para ONGs, serviço público e privado. Supervisiona estágios e projetos integradores, é autora de material didático em cursos de Graduação, Pós-graduação e extensão universitária. É responsável pelo Núcleo de Apoio Temático em Psicologia Geral e Pesquisa e do TCC e Pesquisa do curso de graduação em Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/8073590176080194 |
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Larissa Rodrigues Atualmente sou Professora Doutora do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio/Itu e Pesquisadora de Pós-Doutorado da Universidade Estadual de Campinas. Sou mulher, mãe de dois filhos, esposa e Enfermeira. Concluí Doutorado em Ciências da Saúde com ênfase em saúde perinatal em 2021 pelo Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM UNICAMP/Campinas). Neste mesmo ano conclui a Especialização em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário São Camilo (São Paulo). Realizei Mobilidade para Doutorado Sanduíche e estive de novembro de 2018 a maio de 2019 como investigadora colaboradora na Universidade de Évora (UEVORA/Portugal). Conclui o Mestrado em Ciências da Saúde em 2017 pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (FEnf UNICAMP/Campinas). Em 2009 finalizei a Especialização em Terapia Intensiva pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEPHSL/São Paulo). Concluí a graduação em Enfermagem, bacharelado e licenciatura, em 2008 pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP/ Itu). Membro da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras (ABENFO), pesquisadora do grupo de Pesquisa de Saúde Reprodutiva e Hábitos Saudáveis (SARHAS) do Departamento de Obstetrícia do Hospital da Mulher (CAISM/UNICAMP), participante do Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos em Saúde (NUPEQS) da Faculdade de Enfermagem/UNICAMP e atuo como parecerista ad hoc Hoc dos periódicos: BMJ Open, BMC Women?s Health e BMC Pregnancy and Childbirth. Minha experiência profissional inclui: Assistência em terapia intensiva na rede privada e atenção primária na rede pública de saúde, supervisão hospitalar na rede privada, Docência no ensino universitário e técnico em enfermagem, Pesquisa com métodos qualitativos e quantitativos. Áreas de Interesse: Saúde da Mulher; Metodologia de Ensino, Metodologia de Pesquisa; Políticas Públicas de Saúde. Áreas de Atuação: Atenção Primária, Ensino e Pesquisa; Periparto, Terapia Intensiva. Contato: rodrigues-larissa@uol.com.br Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/8955530249690108 |
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Fernanda Marçal Ferreira Graduação em Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Atenção à Saúde ? Área de Concentração Saúde e Enfermagem ? pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Saúde Pública e da Família pela Faculdade do Vale do Itajaí-Mirim (FAVIM). Especialista em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Especialista em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Experiência em docência em Ensino Superior de Enfermagem e Obstetrícia. Experiência assistencial em Atenção Primária à Saúde ? Estratégia Saúde da Família. Experiência assistencial hospitalar em Centro de Parto Normal, Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto, Unidade de Internação Obstétrica de Alto Risco, Unidade de Internação Ginecológica e Pronto Socorro Obstétrico. Habilitação em Suporte Avançado de Vida em Pediatria pela American Heart Association. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/9193796193346491 |
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Nivaldo Carneiro Junior
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1986), graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1985), mestrado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2002). Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Barcelona (2010) e Universidade Católica de Santos (2011). Nivaldo Carneiro Junior
Atualmente é professor associado do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC e professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atua na área de Saúde Coletiva - Política, Planejamento e Gestão na Saúde, principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, políticas públicas equânimes, exclusão social e iniquidades em saúde, imigração e saúde, metropolização e saúde, modelos de gestão em saúde.
Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/9456502802731970 |
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Kelly Cristina Máxima Pereira Venâncio Enfermeira egressa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2006). Graduada em Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2008). Mestre em ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2012). Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2022). Trabalhou como enfermeira de saúde coletiva na Divisão de Promoção Social da Superintendência de Assistência Social (SAS) da Universidade de São Paulo (2008 -2012). Atualmente trabalha junto ao Curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) como especialista de laboratório, acompanhando estágio de pré-natal, pronto atendimento obstétrico, atenção materno-infantil em alojamento conjunto e administração hospitalar. Docente de Pós-Graduação de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/8121475260622749 |
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Stella Christina Schrijnemaekers É doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo com a tese "A casa e seus objetos: construções da identidade em famílias de camadas populares". Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1998) e mestre em Sociologia - USP (2002). Atualmente é Coordenadora do curso de Relações Internacionais e dos cursos de Tecnólogo em comércio exterior, Tecnólogo em logística e Tecnólogo em comércio exterior e Tecnólogo em logística EAD das Faculdades Metropolitanas Unidas. Também coordena o curso de Licenciatura em ciências sociais da FMU. É professora na Fundação Escola de Sociologia de São Paulo no curso de Sociologia e Política e na Pós-Graduação em Psicossociologia da juventude e políticas da disciplina Sociologia da juventude. É responsável pelo projeto Papo de sociólogo. Atua na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia e Antropologia Urbanas, atua principalmente nos seguintes temas: família, habitação, espaço, casa, consumo, juventude e cultura material. Trabalha também com consultorias nas áreas de Sociologia e Antropologia urbana como especialista em metodologia qualitativa. Foi uma das escritoras do São Paulo Faz Escola, material didático da disciplina de Sociologia no Ensino Médio para todas as escolas estaduais do estado de São Paulo tanto para o aluno como para o professor. Foi a representante da disciplina de Sociologia na criação da atual Base Nacional Curricular Comum (BNCC). E atua também em consultorias sobre material didático da disciplina de Sociologia no Ensino Médio tendo desenvolvido curso para formção e atualização de professores de Sociologia do Estado de São Paulo. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/7934183096808983 |
Professores Mestres | |
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Edna Cardoso Lavieri Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília (2001). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Terapia Intensiva, vivência com pacientes críticos e responsabilidade sobre a supervisão dos serviços auxiliares de enfermagem. Experiência em Auditoria/Faturamento em processos Hospitalares. Experiência com Professora supervisora de estágios junto ao Curso de Graduação de Enfermagem. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/7065112895395386 |
Alunos de Doutorado | |
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Marcelo Vinicius Domingos Rodrigues dos Santos Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (EERP-USP), desenvolveu a pesquisa intitulada: Análise do racismo institucional na assistência em saúde sexual e reprodutiva no município de Ribeirão Preto - SP. Membro do Laboratório de Pesquisas Sociais em Saúde e Enfermagem (LASSEn). Graduado Bacharel em Enfermagem pela EERP-USP (2015). Presidiu o Centro Acadêmico Marina de Andrade Rezende (2014) e atuou como Diretor de Esporte na Associação Atlética Acadêmica Marina de Andrade Rezende (2012 - 2014). Presidiu do Isègun - Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento da Cultura Negra (2018-19), cofundador e membro do Coletivo Abayomi de Ribeirão Preto. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/1553850480450703 |
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Luciene Rodrigues Barbosa Doutoranda em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (UnG). Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Especialização em Saúde Coletiva com Ênfase em Programa Estratégia da Família pela Faculdade Literatus. Possui vivencia prática como Enfermeira Assistência em Centro Obstétrica e maternidade, Supervisora e Coordenadora de Enfermagem. Na docência na Coordenadora do Curso de Enfermagem, Tutora EAD na UNIFESP. Atualmente é Enfermaria Obstetra em hospital privado em MG. Membro do Grupo de pesquisa Práticas e Educação Baseadas em Evidência (GEPEBE) da Escola Paulista de Enfermagem ? UNIFESP. Produção científica com destaque nos seguintes temas: Competência Gerenciais, Estratégias de Ensino, Mapeamento Conceitual, Saúde da Mulher e Saúde Coletiva. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/2146096901386355 |
Alunos de Mestrado | |
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Taina de Almeida Costa Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011), com um semestre cursado na Universidad de Salamanca/Espanha (2010), possui pós-graduação em Marketing pelo Insituto Coppead-UFRJ (2013) e em Gestão de Inovação Social pelo Amani Insitute (2016). Atuou como docente convidada na Faculdade Paulista de Comunicação e atualmente é Coordenadora de Comunicação na Fundação Lemann. Atualmente é mestranda em Estudos Culturais na Universidade de São Paulo Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/8035715349451605 |
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Ludmila Machado Graduada em Obstetrícia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP). Mestranda em Estudos Culturais também pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Tem interesse de pesquisa em Educação Permanente, Saúde da Mulher e Saúde da Mulher Imigrante. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/9958002888897650 |
Alunos de Graduação | |
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Bruna Fernandes Egressa do curso de graduação de Obstetrícia da EACH-USP. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/9611382497019394 |
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Thais Santos Martins Estudante do curso de graduação de Obstetrícia da EACH-USP. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/6267580811623520 |
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Gabriella Silva Rocha Estudante do curso de graduação de Obstetrícia da EACH-USP. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/5077123304577676 |
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Barbara Mariano Estorino Estudante do curso de graduação de Obstetrícia da EACH-USP. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/1641923713164426 |
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Ilana Cristina Assis Oliveira Estudante do curso de graduação de Obstetrícia da EACH-USP. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/7105228434704872 |
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Giovanna Lima Texeira Estudante do curso de graduação de Obstetrícia da EACH-USP. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/1442277219910584 |
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Marcia Tofolo Estudante do curso de graduação de Obstetrícia da EACH-USP. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/4849517231685702 |
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Gabriela Andrade Silva Estudante do curso de graduação de Obstetrícia da EACH-USP. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/1093935906119273 |
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Felipe dos Santos Costa Estudante do curso de Gestão Ambiental da EACH-USP. Site pessoal: https://lattes.cnpq.br/2143642044783877 |
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Ariana Mascarenhas Dos Reis Possui ensino médio pela Escola Secundaria Manuel Lopes (2018). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde da Mulher. Aluna do curso de Obstetrícia pela EACH-USP. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/3568502385918043 |
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Viviane Albuquerque Sales Estudante de Graduação em Obstetrícia pela Universidade de São Paulo (USP). Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/7302096405164557 |
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Thaís Nayra Ferraz dos Santos Graduanda em Obstetrícia pela EACH-USP, pesquisadora na área de Saúde Pública e na área de Saúde da População Negra e Indígena. - PUB/USP. Pesquisadora membra do GIEPES - Grupo Internacional e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em formação de profissionais de Saúde da Universidade de São Paulo. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/6031448450167683 |
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Eduarda Rodrigues Resende Graduanda em Obstetrícia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atualmente é aluna voluntária no projeto PUB "Centro de Documentação - História e Memória da Obstetrícial no Brasil" e compõe a presidência do Centro Acadêmico de Obstetrícia Nelly Venite (CAObs). Site pessoal: https://lattes.cnpq.br/1421691488518574 |
Outros Colaboradores | |
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Juliana Vitória da Silva Egressa da graduação de Obstetrícia da EACH-USP. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/0252798035720499 |
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Adriana Germano Marega Machado Enfermeira (1998); Especialista em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente UFRGS (2014 ? 2015) Especialista em Educação e Formação em Saúde (2006- 2007). Especialista em Saúde da Família (2002 ? 2004). Vínculo Principal: Instituição Santa Marcelina (1999 ? atual) - -Trajetória institucional/experiência/valor - Coordenadora do Núcleo Técnico de Educação Ensino e Pesquisa (cargo atual) ? Inicio em área assistencial na ESF; Preceptoria de enfermagem nas ofertas da Residência Multiprofissional em Saúde da Família FASM/ Ministério da Saúde; Gestão e Apoio a implantação da ESF; Analista de Desenvolvimento de Pessoas. Outros Vínculos: Curso de Especialização em Saúde Coletiva e da Família da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia FOUSP ? USP - Professora convidada;Tutora do Curso de Especialização em Saúde da Família da UNA-SUS/UNIFESP SP (ago/2010 a fev/2015; e atualmente ? 03/2019- 2020) ;Tutora no Curso de Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde e de Aperfeiçoamento em Atualização Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde (DEGES/SGTES/MS) em parceria com o CONASS e CONASEMS (2015-2016) pela UFRGS. Teleconsultora do Núcleo de Telessaúde da UNIFESP-SP (2015-2017). Curso de Pós Graduação em Informática em Saúde - UNIFESP (agosto/março 2018/2019) - Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Site pessoal: https://www.escavador.com/sobre/5477783/adriana-germano-marega-machado |
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Julie Silva Martins Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado pelo Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2003), doutorado pelo Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2009), tendo sido orientada no mestrado e doutorado pela Profa. Dra. Maria Ercília de Araújo. Está comissionada na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, atuando na graduação, pós-graduação, desenvolvimento de pesquisas e dando apoio ao desenvolvimento de estágios. Na APS Santa Marcelina dá assessoria para o desenvolvimento de pesquisas, orienta trabalhos de alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, desenvolve programas e análise de dados para dar suporte à gestão da Atenção Primária à Saúde. Na Escola Técnica de Saúde Pública de Cidade Tiradentes, dá aulas no curso de formação de Técnicos em Saúde Bucal e realiza a supervisão de estágios. Tem experiência na área de Saúde Pública, Saúde Bucal Coletiva, Epidemiologia e Estatística. Site pessoal: https://www.escavador.com/sobre/6437807/julie-silvia-martins |
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Esteban Fernandez Tuesta Possui Graduação em Estatistica pela Universidad Nacional Federico Villarreal (UNFV) de Lima, mestrado em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica (EP) da Universidade de São Paulo (2002). Pós-doutorado na Universidad Carlos III de Madrid - Espanha (2014) com bolsa CAPES. Desde 2005 se desempenha como professor RDIDP da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e é atualmente professor do mestrado em Sistemas Complexos. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/1068554491963326 |
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Alva Helena de Almeida Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP (1979). Licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1983). Mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2000). Doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP (2009). Desenvolvi atividades assistenciais e gerenciais junto a Hospital Público Municipal, Unidade de Pronto Socorro, especializado em politraumatismo (1981-1991). O período de 1991 a 2014 dedicado à educação profissional e permanente dos trabalhadores do Sistema público de Saúde do município de São Paulo (SUS), compreendendo ações de planejamento, desenvolvimento de ações educativas e elaboração de materiais didáticos, para os níveis médio e superior. Experiência nos temas de formação pedagógica e planejamento de ensino, educação profissional, formação em serviço, educação em saúde, educação à distância, gestão de pessoas, políticas de saúde. Integrante do Grupo de Pesquisa Fortalecimento e desgaste no trabalho e na vida: bases para intervenção em Saúde Coletiva; da Soweto Organização Negra e Articulação Nacional de Enfermagem Negra - ANEN. Aposentada, em dedicação ao enfrentamento do racismo, ao reconhecimento da Enfermagem Brasileira e fortalecimento do SUS público, adequadamente financiado e de qualidade para os cidadãos brasileiros. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/7832988001020947 |
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Isadora Goddard Araújo Silva Estudante de Graduação em Obstetrícia pela Universidade de São Paulo (USP); participa do Grupo Internacional e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Formação de Profissionais de Saúde (GIEPS) e de projeto de pesquisa sobre a prática de sexo químico no município de São Paulo. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/5782649456307930 |
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Natalucia Matos Araújo de Carvalho Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1993), Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade de São Paulo (1995), Mestra em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela Universidade de São Paulo (2004), Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2009) e tem Pós-doutorado em curso na Escola de Enfermagem da USP. Tem experiência na área de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Atuou como Enfermeira assistencial na UTI Pediátrica e Neonatal do HU-USP entre 1995 e 1996, Enfermeira assistencial no Centro Obstétrico do mesmo Hospital entre 1996 e 2006. De 1996 a 1998 atuou como Enfermeira assistencial no Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Amador Aguiar e Supervisionou o Alojamento Conjunto deste Hospital entre 1999 e 2000, nesse período ajudou na implementação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança com conquista do título no ano 2000. Desde 2007 atua como Docente no Curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Idealizadora e Líder do GPESPO - Grupo de Pesquisa e Estudo em Simulação Clínica e Práticas Obstétricas, vinculado ao CNPq, Coordenadora do Projeto para Implementação de Laboratório didático interdisciplinar de simulação clínica na EACH-USP, Membro da Diretoria ABENFO/SP Gestão 2022-2024. Atua principalmente com os temas: Gravidez, Parto, Trauma perineal, Corpo e Sexualidade no período gravídico-puerperal. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/3918275542938871 |
Artigos em Periódicos |
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Inovando o trabalho de campo com a articulação entre teoria e prática: as disciplinas do curso de Obstetrícia (2017) Eunice Almeida da Silva, Nadia Zanon Narchi, Maria Aparecida de Jesus Belli, Maryam Michelle Jarrouge Trintinália, Nilva Teixeira.Este estudo tem como finalidade mostrar a estratégia de ensino utilizada nas disciplinas Administração dos Serviços de Atenção à Saúde e Estágio Curricular de Administração de Serviços de Atenção à Saúde, obrigatórias no curso de graduação em Obstetrícia da Universidade de São Paulo. O objetivo geral da estratégia foi articular o conteúdo oferecido em sala de aula às práticas em gerenciamento. Em 2014, 43 alunos cursaram as disciplinas, discutiram o conteúdo programático em sala de aula, realizaram visitas a serviços da rede privada e vivenciaram práticas de gerenciamento em serviços públicos de saúde. O objetivo específico era identificar e analisar até três situações-problema que poderiam dificultar a dinâmica de gerenciamento dos serviços públicos de saúde. A partir da análise e com base nas visitas realizadas, os alunos em grupos elaboraram um projeto visando à melhoria do gerenciamento dos serviços públicos. Os projetos deveriam responder a questão: ?É possível administrar os processos, os recursos e as pessoas nos serviços públicos de atenção à saúde de maneira a agregar-lhes valor?? Todos responderam afirmativamente, evidenciando descrições de como foram compreendidas as articulações dos conceitos discutidos em sala de aula com as dificuldades e possibilidades encontradas nos cenários das práticas.
Link de acesso: https://repositorio.usp.br/item/002843942
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A formação do profissional da saúde na perspectiva da semiótica (2014) Eunice Almeida da Silva, Anderson Vinicius Romanini.Resumo: Este ensaio apresenta uma proposta de referencial teórico para a formação do profissional da área da saúde baseado na filosofia pragmática de Charles Sanders Peirce, mais especificamente na classificação dos tipos de raciocínios, na concepção de diagrama e na descrição do processo mental como uma relação triádica entre signo, objeto e interpretante (semiose). Estudos revelam que a comunicação entre o profissional da saúde e a pessoa assistida tem sido estabelecida de maneira descontextualizada; decorrente, muitas vezes, da ênfase que esse profissional atribui a realização do procedimento técnico-científico e aos protocolos pré-determinados. Propomos: 1. uma análise do processo de comunicação entre o profissional da saúde e a pessoa que requer cuidados, entendido como um processo que se pauta na ação do signo, ou semiose; 2. a elaboração de um plano de cuidado/tratamento como um processo projetivo diagramático que contempla múltiplas variáveis e que requer o auxílio dos raciocínios abdutivo, dedutivo e indutivo para realizar eficientemente seu propósito. Link de Acesso: https://repositorio.usp.br/item/002731515 |
Las prácticas educativas en salud (pes) y calidad de vida: algunas aproximaciones comparativas Brasil ? Colombia (2015) Ana Maritza Gómez Ochoa, Maria Helena Salgado Bagnato, Eunice Almeida da Silva.Resumo: Este texto estabelece aproximações comparativas sobre práticas educativas em saúde e qualidade de vida em dois países, Brasil e Colômbia. Realiza um rastreamento que dê conta das relações que se estabeleceram entre esses conceitos na primeira e segunda metade do século XX. Os conceitos promoção e prevenção em saúde contribuíram para refletir sobre as correlações de força, tensões e rupturas entre os dois períodos. Higiene, raça e nação constituíram- se como pilares para as PES nos períodos abordados nos dois países estudados, com particularidades para cada um deles, mas com o mesmo objetivo: mudança de conduta e conscientização da população. Para a segunda metade do século XX, o coletivo adquire um caráter central e a qualidade de vida é utilizada como uma estratégia para validar as ações de promoção em saúde.
Link de acesso: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/748 |
Formação em saúde e educação continuada das profissionais do programa de ginástica da secretaria de esportes e lazer de Valinhos-SP (2020)
Caroline Giolo-Melo, Leticia de Jesus, Túlio Gamio Dias, Dimas Almeida Silva, Douglas Roque Andrade.O presente estudo analisou a formação em saúde e formação continuada de professoras de ginástica da Secretaria de Esportes e Lazer de Valinhos-SP. Foram entrevistadas 4 professoras, num total de 5, esta última não respondeu por participar da pesquisa. Estas cinco profissionais atendem 700 pessoas com faixa etária de 18 a 59 anos em 17 locais diferentes. A análise foi realizada através de um questionário aplicado no mês de maio de 2016, contendo 13 perguntas sobre a formação universitária e educação continuada das profissionais. Sendo as questões de um a sete de múltipla escolha, de oito a treze dissertativas. Os resultados obtidos foram os seguintes: todos os entrevistados eram do gênero feminino de 30 a 45 anos de idade, com 8 a 28 anos de formação, 3 em licenciatura plena e 1 em bacharelado. Tais alterações devem ofertar maiores oportunidades de estágio, disciplinas específicas a? área de Saúde Coletiva e Saúde Pública, pois ficou evidente no presente estudo a deficiência desses temas na graduação dessas profissionais, o que poderia repercutir na sua atuação.
Link para acesso: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/21747 |
Formação profissional em educação física para o setor da saúde e as diretrizes curriculares nacionais (2016)
Douglas Roque Andrade, Rogério Cruz Oliveira.
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a política de formação profissional em Educação Física para o setor da saúde e avaliar a proposta de extinção do Bacharelado. Para tanto, realizamos uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física e da Minuta debatida em Audiência Pública no Conselho Nacional de Educação em dezembro de 2015, tendo sido considerados todos os trechos relacionados ao termo saúde em ambos os documentos. Concluímos que a política de formação profissional em Educação Física para o setor da saúde se encontra deficitária frente às demandas do Sistema Único de Saúde. Assim, a proposta de extinção do Bacharelado é inviável, pois os desafios à formação em Educação Física e saúde extrapolam os limites de uma única formação.
Link de acesso: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42255 |
O ensino da prevenção e reparo do trauma perineal nos cursos de especialização em enfermagem obstétrica (2007).
Joyce da Costa Silveira.
Este estudo teve como objetivo descrever os elementos que fundamentam o ensino da assistência ao parto normal na prevenção e reparo do trauma perineal nos cursos de especialização em enfermagem obstétrica. Para isso, o estudo foi desenvolvido seguindo uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, para identificar aspectos do processo de formação profissional que se interpõem à prática assistencial da enfermagem obstétrica. Tal perspectiva teórico-metodológica mostrou-se adequada para esta investigação, pois possibilitou identificar aspectos relativos ao processo de ensino-aprendizagem na assistência ao parto normal, prevenção e reparo do trauma perineal nos cursos de especialização em enfermagem obstétrica, a fim de conhecer a contribuição da especialização para a prática baseada em evidências científicas. O estudo foi realizado no Município de São Paulo. Fizeram parte da amostra dez instituições de ensino superior (universidades, centros universitários e faculdades) que têm cursos de graduação em enfermagem e oferecem ou ofereceram a especialização em enfermagem obstétrica. O período compreendeu os anos de 1995 a 2005. Foram entrevistados nove coordenadores, e dez professores dessas instituições. As entrevistas seguiram um roteiro específico para os coordenadores e outro aos professores. As falas dos entrevistados foram agrupadas em: "O trauma perineal e sua prevenção" e "Elementos que fundamentam o ensino da assistência ao parto e do cuidado perineal". Constatou-se que o conhecimento científico, teórico e prático é indispensável e que o ensino não pode estar desvinculado à prática. Esta prática deve ser feita em laboratório, com todo o equipamento necessário para que o aluno adquira habilidade na reparação do trauma perineal e, também, deve propiciar a experiência no cuidado da mulher durante o parto.
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7132/tde-12062007-110751/publico/Joyce_Silveira.pdf |
Percepção de gerentes sobre o papel gerencial em unidades básicas de saúde após capacitação na região sul da cidade de São Paulo (2005). Fátima Madalena de Campos Lico, Maricene Ceravolo de Melo Ferreira, Cleide Lavieri Martins, Rosilda Mendes. Resumo: No processo de consolidação do SUS, na cidade de São Paulo, a descentralização compreendeu a criação de 39 Distritos de Saúde e a capacitação em gerência de unidades básicas de saúde surgiu como uma das propostas de reorganização dos serviços. O I Curso de Especialização em Gerência de Unidades Básicas de Saúde do SUS / SMS-SP - GERUS - foi desenvolvido, em 2002, na região sul da cidade, pela Secretaria Municipal da Saúde e pela Faculdade de Saúde Pública/USP. Os objetivos deste estudo foram conhecer as percepções dos gerentes sobre o papel da gerência das unidades básicas de saúde, numa região de mananciais, populosa, com problemas de infra-estrutura e de exclusão social e analisar as contribuições do GERUS no desenvolvimento de capacidades dos gerentes. Foi empregada abordagem qualitativa, a coleta de dados foi feita por meio de grupo focal, análise dos relatórios produzidos e auto-avaliações. Foram definidos três eixos de análise: ser gerente no contexto da descentralização; o papel da gerência em unidades básicas de saúde; e as contribuições do GERUS para o fortalecimento do papel gerencial. Pôde-se observar que o GERUS possibilitou a ampliação da visão do papel gerencial e o desenvolvimento das competências técnicas para a reorganização dos serviços, trazendo ganhos pessoais e para a instituição. Há, contudo, problemas que uma capacitação em seu âmbito na medida que estes problemas transcendem um processo pedagógico dessa natureza exige que, concomitantemente à capacitação, haja um compromisso político com as mudanças. Link de acesso: https://doi.org/10.1590/S0104-12902005000100009 |
A estratégia de Educação Permanente para a produção de redes de cuidado na atenção à saúde da pessoa em situação de violência na cidade de São Paulo (2017) Fátima Madalena de Campos Lico, Suely Yuriko Miyashiro Tápias, Elaine Aparecida Lorenzato, Maria Lúcia Aparecida Scalco, Nelson Figueira Junior. Resumo: Esse artigo descreve o processo educativo que envolveu os profissionais das seis coordenadorias regionais de saúde, da Secretaria Municipal da Saúde do Município de São Paulo (SMS-SP), dos Núcleos de Prevenção das Violências e da rede intersetorial, para a implantação da linha de cuidado e construção da rede de atenção integral à saúde da pessoa em situação de violência. Apresenta a relevância da Educação Permanente em Saúde como uma estratégia para potencializar os espaços de gestão de forma descentralizada, integrando os gestores e técnicos da SMS-SP, das Organizações Sociais e da rede intersetorial. Esse processo teve início em 2015, com a formação de um comitê executivo, responsável pela gestão e condução de um curso de aprimoramento e do processo educativo. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de ações educativas, fundamentado na metodologia da problematização. Participam do processo 1300 profissionais, possibilitando o fortalecimento de uma rede integrada de cuidado às pessoas em situação de violência; a consolidação dos fluxos assistenciais; de vigilância e competências de cada um dos níveis do cuidado; a criação de espaços de diálogo que estimulem iniciativas de promoção de saúde e identificação de estratégias de proteção e de garantia de direitos. Link de acesso: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/09/1016901/bis-v18n2-educacao-comunicacao-128-138.pdf |
O processo de enfermagem na sistematização da assistência: fundação centro de controle oncológico do Amazonas Emillia C. Gonçalves Santos, Hindira Alana de Souza Barbosa, Nathália França de Oliveira, Priscilla Mendes Cordeiro. Resumo: Deflagrar um processo de sistematização propiciando condições para a execução da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas por meio do Processo de Enfermagem. Foi sinteticamente traçado um perfil da realidade em que os enfermeiros estão inseridos bem como um levantamento dos diagnósticos de Enfermagem mais frequentes baseados nas situações- problema e patologias encontradas em concomitância com levantamento de literatura. Enfermeiro visto como um burocrata da assistência sem interesse importante em efetivamente melhorar sua prática por meio da execução correta do processo de Enfermagem, configurando-se como gerentes de setor que propiciam meios para que os demais profissionais de saúde desenvolvam suas atividades a contento, sem gerenciar o cuidado por meio do processo de Enfermagem clinicamente pleno e prioritário em suas atribuições cotidianas. É factível a progressiva implantação do Processo de Enfermagem. Link de acesso: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1085 |
Envelhecimento, cultura e sociedade (2019). Andrea Viude Castanho
RESUMO: Este artigo discute a participação do eixo envelhecimento, cultura e sociedade no projeto político-pedagógico do Curso de Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo ? EACH/USP. O envelhecimento é discutido à luz do pensamento complexo. A heterogeneidade da velhice encontra-se presente ao longo de toda a discussão, com ênfase nos aspectos socioculturais do envelhecimento.
Link de acesso: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/2528/1612 |
Instrumento para Avaliação das Necessidades de Educação Permanente dos Gerentes da APS Santa Marcelina (2012).
Adriana Germano Marega Machado, Fernanda Ferreira Marcolino
Resumo: A Atenção Primária à Saúde ? APS Santa Marcelina, instituição parceira da Prefeitura do Município de São Paulo, atua em consonância com os princípios do SUS, sendo assim, busca superar seus principais desafios, tendo como pano de fundo as políticas de saúde vigentes no cenário brasileiro, dentre os quais está o desenvolvimento de pessoas para atuarem neste contexto. Esta pesquisa destaca a necessidade de continuidade da formação de pessoas que gerenciam os serviços de saúde. A Gestão Estratégica de Pessoas da APS Santa Marcelina está organizada como um sistema que oportuniza a Movimentação, a Valorização e o Desenvolvimento de Pessoas com ênfase no alinhamento do perfil de competências. A relevância desta pesquisa destaca-se pela oportunidade de contribuição das lideranças, quanto às suas necessidades de educação permanente em saúde ? EPS no âmbito das Unidades Assistenciais. Objetivo: Elaborar um instrumento para identificação das necessidades de Educação Permanente voltado para as lideranças da APS Santa Marcelina. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter experimental visando a criação, pelos profissionais da Área de Desenvolvimento de Pessoas, de um instrumento de caracterização do perfil profissional dos gerentes das unidades de saúde vinculadas à APS Santa Marcelina, com uma parte voltada para o levantamento do que eles consideram como necessidades de EPS a serem desenvolvidas. Resultados: Chegou-se a um questionário semi-estruturado, contemplando 7 questões fechadas, 6 voltadas à formação e experiência do profissional enquanto gerente da APS é uma questão contemplando 15 temáticas relacionadas às Políticas Públicas de Saúde e Institucionais da APS Santa Marcelina a serem respondidas por ordem de prioridade, uma vez que as políticas citadas não se sobrepõe, tendo caráter complementar umas às outras. O questionário encerra-se com duas perguntas abertas onde o gestor pode sugerir outras temáticas não contempladas e propostas quanto à forma de viabilizar futuras atividades pedagógicas. Considerações finais: Chegou-se a construção de um instrumento que contempla o reconhecimento da formação do gerente da APS Santa Marcelina, assim como projeta a possibilidade de estabelecer prioridades no planejamento das ações de EPS, uma vez que se analisada a percepção do gestor teremos a proporção das temáticas divididas por grau de interesse ou necessidades levantadas pelo instrumento.
Link de acesso: http://conferencias.redeunida.org.br/ocs/index.php/congresso2012/CRU10/paper/view/6964 |
O ?acontecimento SUS? na APAE Bento Gonçalves/RS: rumo à educação em saúde (2011)
Paulina Alejandra Almazán Valdebenito, Adriana Germano Machado.
Resumo: A educação como campo de saber está permeada por múltiplos acontecimentos que se dão no cotidiano dos espaços educativos e esta pesquisa, especificamente, se dá no âmbito de uma escola especial. É a partir do olhar hermenêutico de uma fisioterapeuta que serão desenvolvidos alguns temas vinculados ao ingresso das políticas de saúde (o chamado ?acontecimento SUS?) no contexto institucional da APAE Bento Gonçalves, com implicações no convívio diário de todas as pessoas que circulam neste lugar. Trata-se de mudanças na cultura institucional e de transformações nas práticas de cuidado que envolvem modos de existir, conviver e aprender. Percorrerei as referências teóricas que aproximam a educação e a saúde, na busca de compreender como o enlace das macropolíticas desses dois campos interfere sobre as micropolíticas do cotidiano, onde as práticas concretas dão materialidade à história social e política brasileira. Assim, a partir de uma atitude etnometodológica, inspirada na antropologia interpretativa de Geertz e dos pensamentos sobre processo de singularização de Guattari, esta pesquisa participante se dá na busca de sentidos, por uma pesquisadora implicada diretamente com a APAE de Bento Gonçalves, tentando compreender os efeitos do encontro entre a educação e a saúde nas práticas cotidianas. O cuidado emerge como categoria potencialmente integradora das áreas e uma formação profissional continuada que leve em conta as práticas cotidianas aparece como necessidade da própria vocação institucional humanista de cuidado e assistência.
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11690/594 |
Gestão da prática clínica (2012)
Laís Helena Ramos, Eliana Campos Leite Saparolli, Adriana Germano Marega Machado, Mônica Antar Gamba, Marcelo Marcos Piva Demarzo, Cristina Alves de Oliveira, Daniel Almeida Gonçalves, Erico Marcos de Vasconcelos, Maristela Vilas Boas Fratucci.
Resumo: Desde a criação do SUS, os princípios de integralidade e equidade estiveram na pauta dos planejamentos das ações de atenção à saúde em todos os níveis do sistema. A atenção básica (e mais especificamente a ESF) requer, por parte de médicos, enfermeiros e odontólogos, mudanças na perspectiva de suas respectivas práticas clínicas cotidianas visando uma assistência que atenda estes princípios, centrando o foco na pessoa e não no agravo. Assim, a unidade apresenta abordagens teóricas que debatem as mudanças na assistência das três profissões envolvidas para que a discussão possa ocorrer tanto numa perspectiva multiprofissional e todos conheçam o processo de transformação para uma clínica ampliada e integral bem como possa permitir um aprofundamento das questões próprias de cada categoria profissional.
Link de acesso: http://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/179 |
Artigos em Periódicos |
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Análise das atividades de educação permanente para profissionais da atenção primária à saúde Eunice Almeida da Silva, Régia Oliveira, Douglas Andrade, Andréa Viude Resumo: Atividades de Educação Permanente foram estabelecidas nos serviços que prestam atendimento ao sistema público de saúde brasileiro, mas até o momento não foram desenvolvidas ferramentas para avaliar o impacto dessas atividades no desempenho dos profissionais. O objetivo deste artigo é descrever um estudo diagnóstico das atividades de Educação Permanente oferecidas aos profissionais que trabalham na Atenção Primária à Saúde, em uma região de baixa renda da cidade de São Paulo- Brasil. Por meio de uma análise documental e de entrevistas com 50 profissionais de diferentes categorias, obteve-se como resultado a falta de evidências das finalidades das atividades de Educação Permanente; do alinhamento com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde; da definição do método para levantar a necessidade das atividades e do método para avaliar o impacto das atividades no desenvolvimento profissional. Os resultados também revelaram que há um empenho, por parte dos serviços, em oferecer atividades educativas de Educação Permanente para os profissionais. Porém, muitas vezes, não são planejadas e nem aferidas. Diante desses resultados implementou-se um Observatório com vista a conhecer, apoiar, monitorar, avaliar e fornecer subsídios conceituais, metodológicos e pedagógicos às ações educativas. Como o município de São Paulo é representativo de muitas áreas metropolitanas no Brasil e em outros países, ainda que tenha suas especificidades, acredita-se que esta proposta possa ter correspondência ou mesmo se aplicar aos sistemas públicos de saúde de outros lugares. Link de acesso: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/amp/article/view/6642 |
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