Primeira defesa de tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política

Postado em 03 de fevereiro de 2023

Em mais um dia histórico para a Pós-Graduação da EACH/USP, aconteceu na última quinta-feira a primeira defesa de tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola.

O trabalho intitulado:  “Agnotologia Ambiental: As políticas de produção do negacionismo climático como manipulação ideológica da participação política” foi apresentado pelo aluno da primeira turma do programa, Thiago Pires Oliveira.

Thiago ingressou no doutorado em 2019 e, mesmo com as dificuldades ocasionadas pela pandemia da Covid 19, concluiu e defendeu a sua tese que foi orientada pelo professor Marcos Bernadino de Carvalho, do curso de Gestão Ambiental da EACH.

O Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da EACH nasceu há doze anos como programa de Mestrado. A defesa de tese de Thiago Oliveira marcou a evolução do Programa, que agora obteve a sua primeira tese de doutorado defendida.

Participaram da banca a professora Cristiane Kerches, da EACH/USP; o professor Thomás Haddad, também da EACH/USP; a professora Fernanda Padovesi, da FFLCH/USP; e a professora Samira Feldman, da UFSC.

Saiba mais sobre o trabalho de Thiago Oliveira:

Título: Agnotologia Ambiental: As políticas de produção do negacionismo climático como manipulação ideológica da participação política

“Desenvolve uma investigação agnotológica sobre a produção sociocultural da ignorância no domínio socioambiental, ilustrando-a com a questão das mudanças climáticas. A tese defende a ideia de que o negacionismo climático constituiria um elemento “sintomático” da atual crise civilizatória.

Seu objeto central é investigar as raízes e expressões do discurso do negacionismo climático, bem como seus efeitos deletérios. A tese possui três objetivos básicos: compreender a agnotologia ambiental como ferramenta de estudo da produção cultural da ignorância no domínio socioambiental; expor uma proposta de explicação dos fatores que contribuíram para a emergência na contemporaneidade das práticas de negacionismo climático; e identificar caminhos e direcionamentos para a superação dos problemas ocasionados pelas práticas do negacionismo climático.

Em tempo, agnotologia é um neologismo que expressa a produção cultural da ignorância.”