- Diretor da EACH/USP é condecorado com a Medalha Coronel Paul Balagny
- Horários e Salas de Aula - 1° SEM-2025 - Atualizado em 07/03/2025
- "O lado obscuro da computação" é o título de reportagem da Revista FAPESP com participação da EACH
- Comissão de Inclusão e Pertencimento da EACH divulga Boletim Informativo
- Confira a lista dos alunos selecionados para o 1º semestre do Programa USP 60+| EACH
Aluna da EACH defende tese de doutorado na Holanda e conclui primeira dupla titulação do PPGTUR
Postado em 11 de fevereiro de 2025

A aluna Amanda Arrais, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTUR), da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), defendeu em 16 de janeiro de 2025,
em Groningen (Países Baixos), a tese “Negotiated Crossings and Mobile Identities: Brazilian au pairs navigating tourism, work and precarity in the Netherlands”
A defesa é parte das atividades previstas no convênio de duplo diploma entre a USP e a Rijksuniversiteit Groningen (RUG). “Foi uma honra representar a USP e o PPGTUR em um outro país! Sinto que essa experiência expandiu meus horizontes acadêmicos e profissionais”, disse Amanda.
Entre os anos de 2022 e 2023, Amanda foi contemplada com uma bolsa de doutorado sanduíche no exterior (PDSE), da CAPES e realizou estada de pesquisa de seis meses na universidade neerlandesa. A experiência se transformou em uma dupla titulação, que ela relatou no capítulo “A conquista da dupla titulação por meio do doutorado sanduíche na Holanda”, no livro “Experiências Internacionais EACH-USP”, organizado pela Comissão de Relações Internacionais (CRInt-EACH) e publicado com o selo Edições EACH.
“Foi uma alegria acompanhar a trajetória de pesquisa de uma pesquisadora dedicada como a Amanda, ainda mais em um processo de dupla titulação tão bem aproveitado. O PPGTUR certamente também celebra a primeira dupla titulação do programa”, afirmou o professor Thiago Allis.
A defesa de doutorado contou com a presença do orientador da universidade holandesa, Prof. Dr. Flávio Eiró, e do orientador da universidade brasileira, Prof. Dr. Thiago Allis, além de seis membros avaliadores do Brasil, da Bélgica, dos EUA e dos Países Baixos, em participação remota e presencial. A cerimônia de defesa de doutorado é cercada de formalidades em uma das universidades mais prestigiosas da Europa, fundada em 1614.
A tese da Amanda pode ser acessada em texto completo neste link.