Ex-aluna de Gestão de Políticas Públicas dá palestra na EACH

Postado em 23 de março de 2023

Na última sexta-feira, dia 17 de março, a egressa do curso de Gestão de Políticas Públicas, Larissa de Marco, ministrou uma palestra para os estudantes da EACH. Atualmente Larissa é secretária adjunta de Planejamento e Gestão Estratégica da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.

Para os estudantes regularmente matriculados na disciplina ACH1537 – Planejamento Estratégico do Lazer e Turismo e alunos de outros cursos da EACH, Larissa de Marco explicou todas as etapas do planejamento no setor público, com a lógica, função e papel da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Além disto, foi dada ênfase ao planejamento público na esfera municipal, com o caso do Município de Mogi das Cruzes, importante polo regional do Alto Tietê e, desde 2017, Município de Interesse Turístico do Estado de São Paulo.

A Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes conta com a Coordenadoria de Turismo. Desde 2015, o município trabalha com o Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico do Município de Mogi das Cruzes, o qual está, atualmente, em processo de revisão e atualização.

A disciplina tem permitido, também, que o corpo discente tenha contato com egressos da EACH, de LZT e de outros cursos da unidade, os quais têm uma trajetória profissional bem-sucedida e com realizações relevantes, e que contam, durante a aula, as características, desafios e oportunidades presentes em sua área de atuação.

Para a egressa Larissa de Marco, a palestra foi a oportunidade de voltar a sua unidade de formação: “Ter cursado GPP fez com que eu visse o mundo de outra forma, além de me possibilitar trabalhar com aquilo que transforma a realidade das pessoas. Retorno, pela segunda vez, à EACH, para falar de planejamento estratégico aplicado ao setor público, mas, nesta oportunidade, para os discentes de Lazer e Turismo. Fiquei feliz em saber que eu abri as aulas expositivas da disciplina, fazendo uma introdução ao planejamento público, e abordando o caso do município no qual sou secretária adjunta de Planejamento e Gestão Estratégica.”

Para o professor responsável pela disciplina, André Fontan Köhler, a palestra: “[…] permitiu a troca de informações entre uma egressa de GPP e o corpo discente de LZT; abordou-se o planejamento no setor público de um Município de Interesse Turístico. Esta troca entre GPP e LZT, a qual tem acontecido em ambas as direções, inclusive por meio do Laboratório de Gestão Governamental da EACH/USP (Lab.Gov), aponta a pertinência da multidisciplinaridade e da interdisciplinaridade no ensino de graduação. Quem ganha é o corpo discente”.

*Com informações do professor André Fontan Köhler.