Pesquisadores da USP desenvolvem aplicativo mobile de realidade aumentada para ensinar geometria molecular

Postado em 14 de setembro de 2022

Imagine poder interagir com modelos moleculares virtuais a partir de materiais realísticos como um mapa conceitual impresso? Isso é possível graças ao aplicativo desenvolvido com tecnologia de realidade aumenta por Kleyfton Soares da Silva, doutorando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências na USP e docente de Química do Instituto Federal de Alagoas, com orientação de Paulo Rogério Miranda Correia, professor da EACH/USP e líder do Grupo de Pesquisa Mapas Conceituais.

Considerando a necessidade de desenvolvimento/aplicação de tecnologias digitais e da informação no âmbito educacional, aulas interativas de química do Ensino Médio e Superior podem ser potencializadas com o aplicativo GeometriaMolecular-MapRA. A atividade pedagógica se dá por meio da interação entre o estudante portando um smartphone e um mapa conceitual impresso contendo os alvos a serem decodificados pelo aplicativo.

“Trata-se de um aplicativo Android de realidade aumentada desenhado para promover a aprendizagem de geometria molecular: um conteúdo comumente abordado no primeiro ano do ensino médio. O referido saber químico é considerado de difícil assimilação devido à necessidade de visualização e compreensão de representações tridimensionais”, explica Kleyfton Soares.

Baixe gratuitamente o aplicativo e mapa conceitual

Já o professor Paulo Correia destaca que o app apresenta um aspecto educacional diferencial porque “integra o recurso de realidade aumentada a um recurso de aprendizagem (mapa conceitual) essencial para a organização do conhecimento. A ferramenta didática conta com a organização de conceitos, representações bidimensionais e tridimensionais para proporcionar uma experiência de aprendizagem significativa”.

A pesquisa conduzida em sala de aula revelou que fatores emocionais e atencionais favoreceram a percepção espacial dos estudantes do grupo que estudou com um mapa conceitual com realidade aumentada, em contraste com o grupo que estudou com um mapa conceitual com moléculas 3D estáticas e apresentou desempenho inferior.

O app GeometriaMolecular-MapRA foi construído a partir das ferramentas digitais Unity 3D, Vuforia, Jmol e CmapTools; foi registrado no INPI em 2021 sob mediação da Agência USP de Inovação. O app também foi premiado com honra ao mérito pela melhor apresentação da área de Ensino de Química na XIV Semana de Química da Universidade Federal de Catalão (GO) e ainda foi selecionado para ser apresentado no Show Room de Tecnologias USP by Santander 2022.

Contato para mais informações:

Kleyfton Soares da Silva: kley.soares@usp.br

Paulo Rogério Miranda Correia: prmc@usp.br

*Com informações de Kleyfton Soares da Silva.