EACH tem alunas homenageadas por Prêmio que reconhece esforço das mães pesquisadoras da USP

Postado em 10 de novembro de 2022

Nesta quinta-feira, dia 3 de novembro, foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio USP Mães Pesquisadoras. Realizada conjuntamente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP)esta primeira edição do prêmio reconhece o trabalho de oito pesquisadoras da USP que são mães e desenvolvem pesquisas nas áreas das ciências biológicas e da saúde. A premiação é dividida em quatro categorias: docentes, pós-doutorandas, pós-graduandas e graduandas.

Luciana Rangel

Duas alunas da EACH, Anna Letycia Maffra Ottoni Luciana Rangel Antunes de Castro estão entre as  mulheres premiadas. Anna Letycia co-fundou em 2017 um projeto autônomo chamado Mãe na Roda, na periferia da zona sul de São Paulo, de acolhimento em saúde biopsicossocial para mulheres gestantes e puérperas. Eram realizados encontros coletivos entre mulheres da periferia para o compartilhamento de informações em saúde baseada em evidências científicas em linguagem acessível. Também foi promovido um trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e entre a comunidade para promover uma maternidade socialmente amparada em regiões de vulnerabilidade social

Luciana Rangel foi uma das idealizadoras da Startup Tulli, projeto já noticiado no site da EACH.

“Quando fui pró-reitor de Pós-Graduação, criamos bolsas, editais e prêmios específicos para mães. Isso é um sinal de civilidade e deve ser uma preocupação crescente. Precisamos garantir, de maneira rápida e incisiva, a melhor paridade de gênero possível dentro da Universidade”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, na abertura da cerimônia.

Anna Ottoni

Para a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, “esse evento revela um esforço da USP em construir uma equidade de gênero e, especialmente, em reconhecer o esforço que as mães pesquisadoras fazem ao se equilibrar entre o cuidado dos filhos e a produção científica. Vocês são notáveis. Eu sei qual é o esforço que as mulheres fazem para manter sua atividade”.

A pró-reitora adjunta de Pesquisa e coordenadora da comissão avaliadora do prêmio, Susana Inês Cordoba de Torresi, lembrou que “estamos em um momento no qual as questões de gênero estão em discussão em toda a comunidade universitária. Nesse sentido, temas como oportunidades acadêmicas, progressão de carreira e liderança científica devem considerar a parentalidade como um fator essencial”.

“Entendendo a dedicação e o esforço geralmente depreendidos pelas mães nos cuidados da infância, o Prêmio USP Mães Pesquisadoras busca reconhecer o talento, a excelência científica e a resiliência das nossas pesquisadoras”, ressaltou Torresi.

Também prestigiou a cerimônia de entrega do prêmio, a pró-reitora adjunta de Inclusão e Pertencimento, Miriam Debieux Rosa.

Conheça as pesquisadoras premiadas:

Flavia Carla Meotti possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de Cruz Alta. Concluiu mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Santa Maria. É pós-doutora em Bioquímica pela University of Otago, Nova Zelândia, e em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é professora do Instituto de Química da USP. Foi premiada na categoria docente.

Kelly Polido Kaneshiro Olympio é graduada em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui mestrado e doutorado pela Universidade São Paulo e é pós-doutora pela mesma instituição. Professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, é livre-docente desde 2017. Recebeu menção honrosa na categoria docente.

Natália Noronha Ferreira Naddeo é graduada em Farmácia pelo Centro Universitário de Araraquara. Realizou mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com estágio de pesquisa pela Universidade do Minho (Portugal). É pós-doutoranda pelo Instituto de Física de São Carlos da USP. Foi premiada na categoria pós-doutorado.

Luciana Lamarão Damous é médica formada pela Universidade do Estado do Pará. Possui residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Santa Casa de Misericórdia do Pará. Doutora pela Universidade Federal do Estado de São Paulo, é pós-doutoranda pela Faculdade de Medicina da USP. Recebeu menção honrosa na categoria pós-doutorado.

Renata Miliani Martinez é graduada em Farmácia pela Universidade Estadual de Campinas e possui mestrado em Engenharia Química pela mesma instituição. Atualmente, é doutorando pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Foi premiada na categoria pós-graduação.

Camila Fonseca Rizek é formada em Biologia pela Universidade Federal de São Carlos. Possui mestrado pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é doutoranda pela Faculdade de Medicina da USP. Recebeu menção honrosa na categoria pós-graduação.

Luciana Rangel Antunes de Castro é graduanda pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Recebeu menção honrosa na categoria graduação.

Veja os vídeos de apresentação das pesquisadoras e dos projetos que desenvolvem: