- Curso de difusão: Práticas e ferramentas para gestão da sustentabilidade ambiental na indústria e na agroindústria
- EDITAL - Seleção de Graduados 2025
- RESULTADO FINAL - Transferência Interna - Graduação - EACH - 2025
- Programa USP60+ | EACH – 1º semestre de 2025
- Professora da EACH se destaca na organização do maior evento sobre Governo e Dados Abertos das Américas
Professora da EACH se destaca na organização do maior evento sobre Governo e Dados Abertos das Américas
Postado em 19 de dezembro de 2024
A professora Gisele Craveiro, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), foi uma das organizadoras do maior evento sobre Governo Aberto e Dados Abertos das Américas, realizado em Brasília entre os dias 2 e 6 de dezembro. O evento, denominado “América Aberta”, reuniu renomados eventos nacionais e internacionais relacionados a tecnologias cívicas, jornalismo de dados, governo aberto e outras temáticas afins. Entre os organizadores do encontro estavam a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Open Knowledge Brasil e o Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da USP (Colab-USP), sediado na EACH-USP.
O evento apresentou uma programação robusta e inclusiva, com cinco trilhas de atividades e eventos paralelos distribuídos em doze espaços de atividades. Além disso, contou com três espaços de convívio, incluindo a Sala de Jogos, o espaço Gugu-Dadados (inédito) e a Praça das Jabuticabeiras. Nos dias 2 e 6 de dezembro, foram realizados catorze eventos paralelos, e a agenda oficial contou com 136 atividades. O espaço Gugu-Dadados atendeu quinze crianças, promovendo a inclusão de mulheres mães de filhos pequenos. O evento também possibilitou a participação de vinte e quatro bolsistas da sociedade civil, que receberam apoio para comparecer ao encontro. Cerca de trezentas pessoas participaram como palestrantes, e o total de inscritos chegou a quase três mil.
Um dos destaques do América Aberta foi a discussão sobre Justiça Aberta, que contou com a participação de ministros e ministras das Supremas Cortes de seis países: Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, República Dominicana e Honduras. Como parte da programação, a professora Gisele Craveiro organizou uma visita dessas autoridades estrangeiras ao Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a visita, o grupo foi recebido pelo Presidente do STF, Ministro Luís Roberto Barroso, e pelo Ministro Cristiano Zanin. A presença da professora Gisele Craveiro como organizadora e o envolvimento do Colab-USP reforçam o papel da EACH/USP como protagonista em discussões globais sobre transparência, dados abertos e participação cidadã.