Encontro de Pós-doutorandos(as) – EACH

O programa de pós-doutoramento é uma das mais importantes etapas da carreira acadêmica de um pesquisador e também fonte de inovações em pesquisa e renovação de quadros para os grupos de pesquisa onde eles atuam. Na EACH, o programa de pós-doutoramento cresceu significativamente nos últimos anos. Até 2018, recebíamos apenas alguns novos pós-doutorandos por ano; a partir de 2018 esse número cresceu e atualmente a EACH conta com cerca de 80 pós-doutorandos ativos em todas as áreas. Esses pesquisadores se vêem atraídos pelos programas de pós-graduação e grupos de pesquisa existentes na EACH, que vêm passando por um processo acelerado de afirmação, consolidação e reconhecimento no país.

O objetivo da Comissão Organizadora da Semana da Ciência em promover o Encontro de Pós-Doutorandos da EACH foi abrir espaço para que os pós-doutorandos pudessem expor e dar visibilidade a seus projetos de pesquisa e resultados em apresentações curtas, e ao mesmo tempo entrarem em contato com outros projetos de pesquisa em andamento na unidade a fim de ampliar conhecimentos e parcerias de pesquisa.

Livros de resumos:

Edições:

I Encontro de Pós-Doutorandos da EACH - 2021

O objetivo da Comissão Organizadora da Semana da Ciência em promover o I Encontro de Pós-Doutorandos da EACH foi abrir espaço para que os pós-doutorandos pudessem expor e dar visibilidade a seus projetos de pesquisa e resultados em apresentações curtas e ao mesmo tempo entrarem em contato com outros projetos de pesquisa em andamento na unidade a fim de ampliar conhecimentos e parcerias de pesquisa.

O evento consistiu de cerimônias curtas de abertura e encerramento e oito mesas temáticas online distribuídas entre a manhã e a tarde, cada uma com 5 a 6 pessoas e um docente coordenador. Neste livro de resumos, o leitor poderá encontrar os títulos e resumos das apresentações que foram realizadas no evento. Encorajamos aqueles que se interessarem por determinado pesquisador, assunto ou grupo de pesquisa que entrem em contato com os mesmos. Com isso, teremos atingido nosso objetivo de oferecer um outlet para as pesquisas de pós-doutorado atualmente em curso na EACH e promover seu alcance e suas aplicações.

II Encontro de Pós-Doutorandos da EACH - 2022

II Encontro de Pós-Doutorandos(as) da EACH - 2022

O II Encontro de Pós-Doutorandos e Pós-Doutorandas da EACH foi realizado no dia 08/12/2022, em formato virtual e com transmissão simultânea pelo YouTube. Ao todo, 34 trabalhos foram inscritos para apresentação, divididos em oito mesas, todas elas coordenadas por professores e professoras da casa.

Acreditamos que o encontro atingiu o triplo propósito de (i) oferecer um espaço a pesquisadores e pesquisadoras da EACH para conhecer melhor o trabalho de colegas, (ii) proporcionar a eles e elas a oportunidade de debater seus achados com o corpo docente da Escola e, sobretudo, e (iii) divulgar para a audiência interessada o resultado de suas pesquisas, muitas vezes viabilizadas com recursos financeiros do poder público.

Congresso de Pós-Doutorandos da USP - 2023

No ano de 2023 a Universidade de São Paulo realizou o Congresso de Pós-Doutorandos da USP "Papel e perspectivas dos Pós-Docs no Brasil" nos 17, 18 e 19 de novembro.

O período imediatamente após a conclusão do pós-doutoramento é uma fase desafiadora de transição de carreira, por analogia, um vale a ser transposto para aqueles que almejam permanecer no meio acadêmico, aos que buscam a inserção no setor privado ou ainda para os que pretendem empreender.

Os Pós-Docs, profissionais com enorme potencial e altamente capacitados, precisam planejar as etapas vindouras para atingir de forma assertiva e bem sucedida sua evolução profissional. Nesse sentido, o evento pretende colocar os Pós-Docs USP em contato com potenciais interessados, almejando diversificar e promover sua carreira para setores da sociedade que possam absorvê-los.

Acesse a Lista de Premiados do Prêmio Pós-Doc USP