Coordenadora do Colab-USP participa de fórum internacional sobre Justiça Aberta em Honduras

Postado em 08 de novembro de 2024

Na última semana, a coordenadora do Colab-USP, professora Gisele Craveiro, foi convidada para proferir a Conferência Magistral com o tema “Justiça Aberta: Conceito e Princípios” durante o fórum “Justiça Aberta: Desafios e Oportunidades em Honduras”, realizado em Tegucigalpa, capital hondurenha . O evento, organizado pelo IDLO (International Development Law Organization) em parceria com o Poder Judicial de Honduras, reuniu autoridades, especialistas e representantes de diversos setores para discutir caminhos para uma justiça mais acessível, transparente e centrada nas pessoas.

Em sua palestra, a professora Gisele apresentou o conceito de justiça aberta e abordou princípios fundamentais, como a máxima divulgação de informações e o interesse público. Além disso, a coordenadora entregou aos participantes uma publicação com as pesquisas mais recentes desenvolvidas pelo Colab-USP sobre justiça aberta, contribuindo para fortalecer a troca de conhecimento e experiências entre países da América Latina.

O fórum contou com a participação de especialistas e representantes de diversos países latino-americanos e faz parte dos esforços internacionais para promover a transparência e a participação cidadã no sistema judicial, objetivos que estão em sintonia com a missão do Colab-USP de fomentar práticas de governo aberto e inovação pública.

Professora Gisele (à esq.) ao lado da Presidente da Suprema Corte de Honduras, recebendo um dos
livros com pesquisas do Colab-USP sobre o tema.

 

 

* Com informações da professora Gisele Craveiro.