CRInt da EACH participa do I Seminário sobre Políticas Linguísticas na USP

Postado em 14 de outubro de 2022

 

Entre os dias 10 e 11 de outubro de 2022, aconteceu o I Seminário sobre Políticas Linguísticas na USP, no auditório do Conselho Universitário, organizado pelo Grupo de Trabalho Interunidades em Políticas Linguísticas, da USP.

O tema do seminário foi “As línguas em cada unidade nos diversos segmentos – graduação, pós-graduação, pesquisa, inovação, extensão, internacionalização e inclusão e pertencimento” e teve por objetivo conhecer melhor o lugar e o papel das línguas e as possíveis necessidades de cada unidade da USP.

O presidente da CRInt-EACH, professor Thiago Allis, e o funcionário responsável pela CRInt, Leandro Freitas, participaram do evento com o propósito de conhecer melhor esta iniciativa e levar demandas específicas da EACH, especialmente durante o segundo dia nos grupos de trabalhos específicos.

Leandro Freitas atuou em um grupo de trabalho junto com representantes de diversas unidades da USP, oportunidade em que várias experiências do cotidiano nas CRInts foram compartilhadas. “Pude falar sobre minha experiência com os intercambistas que recebo semestralmente. Pude falar sobre o trabalho do programa LEUSP, o qual a EACH foi a primeira unidade fora da AUCANI a oferecê-lo exclusivamente para os nossos alunos”, comentou Leandro.

Nestes grupos de trabalho, cada unidade teve a oportunidade falar sobre as dificuldades e problemas linguísticos que os estrangeiros enfrentam ao chegar ao Brasil, e quais soluções são ou poderão ser apresentadas. Após uma das apresentações realizadas por Leandro, a EACH recebeu elogios por ter uma das poucas CRInts que consegue dirimir a burocratização dos processos administrativos na mobilidade acadêmica.

Para o professor Thiago Allis, “é essencial nos empenharmos em todas as frentes para estimular culturas de internacionalização na EACH e na USP, e estimular o aprendizado de línguas é uma ação estratégica”. Atualmente, na EACH, são oferecidos cursos de Língua Inglesa pelo programa LEUSP (Language Education Programme at USP), com aproximadamente 113 estudantes matriculados.

Estiveram presentes no seminário o professor Marcio Lobo Netto (ex-Diretor de Mobilidade da AUCANI), professor Aluísio Augusto Cotrim Segurado (Pró-Reitor de Graduação) e a professora Maria Arminda do Nascimento (Vice-Reitora).

Editais e programas

Na abertura do evento, o Pró-Reitor de Graduação, Aluísio Segurado, chamou a atenção para o Edital PROIAD (Programa de Iniciação e Aperfeiçoamento na Docência em Línguas, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação em Museus), com o propósito de “envolver estudantes de graduação e pós-graduação no esforço coletivo para a capacitação plurilinguística de toda comunidade USP, em linha com as demandas emergentes das ações afirmativas da universidade”.

A especialista em Cooperação e Extensão Universitária da AUCANI, Ilza Godoi, informou que a Agência lançou o curso English@USP e, em algumas horas, todas as 250 vagas do Módulo Focus on Reading foram ocupadas. Ela reforçou que é preciso “estimular todas as ações que contribuam para a expansão das habilidades linguísticas da comunidade USP”.

As coordenadoras do GT, professoras María Teresa Celada (FFLCH) e Lívia de Araújo lembraram que segue aberto até 20 de outubro o questionário online, para levantamento de informações e demandas nos assuntos linguísticos na USP.

Por isso, é importante que todos os segmentos da comunidade USP ajudem a difundir esta demanda e preencha o formulário. O questionário online pode ser acessado aqui.