Curso de Especialização da EACH visita o setor de compras da Secretaria de Estado da Saúde

Postado em 22 de agosto de 2022

Na última semana, um grupo de alunos do curso de Especialização Administração Pública e Gestão Governamental da EACH/USP realizou uma visita técnica ao setor de compras e gerenciamento da Secretaria de Estado da Saúde, no âmbito da disciplina Gestão Aplicada às Compras Públicas e aos Convênios.

O corpo discente foi recebido pelos três diretores da área – Paula Janaina, Rafael Roberto e Anna Carolina – e por Márcia Chaves, coordenadora de todo o setor. Durante a visita, os alunos conheceram o funcionamento do setor de pregões, de aquisição emergencial (Dispensa e Inexigibilidade) e do setor de registro de preços, além dos sistemas informatizados e da logística envolvida no processo de compras, as quais, somadas, chegam a mais de R$ 1 bilhão por ano.

Para o estudante do curso de especialização Leonardo Marras Xavier, que é funcionário técnico-administrativo e presidente da Comissão Permanente de Licitação da EACH-USP: “Esta foi uma oportunidade para fazer um importante intercâmbio de conhecimentos entre órgãos do setor público especializados em compras”.

Para o docente responsável pela disciplina, Renato Eliseu Costa, a visita técnica: “É importante para auxiliar os alunos a verem, na prática, o que discutem em sala de aula”.

Por sua vez, o coordenador do curso de especialização, André Fontan Köhler, ressalta a importância das visitas técnicas e das palestras para o corpo discente: “Ao longo de 18 meses de curso, o corpo discente tem acesso a várias visitas técnicas e a palestras com especialistas em gestão de políticas públicas, o que enriquece o aprendizado, e promove uma aproximação com órgãos públicos”.

Fernando de Souza Coelho, vice-coordenador do curso de especialização, ressalta a participação dos funcionários técnico-administrativos da EACH-USP: “É muito proveitoso ter a participação de funcionários técnico-administrativos da EACH/USP. Nesta visita técnica, Leonardo Marras Xavier pode manter contato com outros servidores públicos estaduais, os quais desempenham funções similares às que ele exerce na unidade”. E complementa: “Espera-se que a participação de nossos funcionários técnico-administrativos se mantenha nas próximas edições do curso de especialização”.

O Curso de Especialização Administração Pública e Gestão Governamental da EACH/USP (edição 2022-2023) está em seu quinto mês; seu corpo discente teve já a oportunidade de estudar temas e conteúdo das áreas de gestão de pessoas, direito, economia e controladoria.