EACH recebe o Padre Julio Lancellotti para aula inaugural de programa de pós-graduação

Postado em 03 de abril de 2023

A EACH/USP teve um convidado especial para fazer a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (ProMuSPP). Paulistano, pedagogo e coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, o Padre Julio Lancellotti ministrou a primeira aula do programa.

Referência na luta pelos direitos humanos, o padre foi recebido pelo diretor da EACH, professor Ricardo Uvinha, e por um auditório Azul lotado de estudantes, professores e funcionários.

Conversa na diretoria da EACH. Foto: Gabriel Almeida/EACH

A conversa com o Padre Julio Lancellotti foi comandada por Ana Sanches, aluna do ProMuSPP e representante discente, Paulo Escobar, ingressante do ProMuSPP que trabalha juntamente com o padre, e Taís Tesser, aluna do ProMuSPP e representante discente. Durante a aula inaugural, Lancellotti falou sobre os diversos tipos de violência presentes na sociedade como, por exemplo, racismo, segregação, homofobia e como a sociedade costuma reagir diante de situações de violência.

Ele ainda promoveu a discussão e a reflexão sobre qual tipo de mudança social as universidade geram na sociedade, questionando até que ponto o que é produzido pelo corpo acadêmico de uma instituição de ensino alcança e impacta a sociedade.

Além de estudantes, professores e funcionários, o evento contou com a presença da vice-diretora da EACH, professora Fabiana Evangelista, do coordenador do ProMuSPP, professor Marcelo Vilela de Almeida, e do representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, professor Luciano Antonio Digiampietri, que integraram a mesa de abertura do evento.

A aula inaugural do ProMuSPP também foi transmitida pelo YouTube. Confira: