Hub Lusófono Década do Oceano da EACH/USP e o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Postado em 05 de maio de 2023

O Dia Mundial da Língua Portuguesa é celebrado todos os anos em 5 de maio, desde a sua criação em 2019 pela UNESCO. A data tem como objetivo promover e celebrar a diversidade cultural e linguística dos países que falam português, bem como incentivar a cooperação entre eles e a promoção da língua em nível internacional.

O português é a quinta língua mais falada no mundo, com cerca de 280 milhões de falantes em todo o mundo. Além de ser um idioma de trabalho idioma de trabalho em organizações internacionais como a União Europeia, a União Africana e o Mercosul.

Atualmente, existem nove países em quatro continentes que utilizam a língua portuguesa como idioma oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor Leste, que compõem a Comunidade dos Países de
Língua Portuguesa (CPLP).

Uma iniciativa recente que tem se destacado na promoção da língua portuguesa é o Hub Lusófono da Década do Oceano, que foi lançado em 2022, na EACH USP. O Hub, que tem a chancela da CPLP e da UNESCO, conta com a participação de instituições e pesquisadores africanos, brasileiros e portugueses.

O Hub Lusófono Década do Oceano tem por objetivo principal propiciar o estabelecimento de parcerias e cooperação entre acadêmicos, usuários finais, tomadores de decisão e formuladores de políticas de países lusófonos, para melhorar o conhecimento científico, a cultura oceânica e as políticas públicas relacionados ao Oceano. Com isto o Hub visa fomentar e fortalecer pesquisas científicas e a cultura oceânica, bem como melhorar políticas e gestão públicas, ao implementar o advocacy sobre as questões oceânicas.

O Hub tem realizado intercâmbios e parcerias com pesquisadores portugueses e africanos, bem como já firmou acordos de mobilização acadêmicos entre Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, visando a formação de recursos humanos. Também está realizando palestras e cursos sobre Gestão Costeira, Governança e outros temas relacionados à Década do Oceano.

A comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa e as atividade realizadas pelo Hub Lusófono da Década do Oceano são oportunidades importantes para celebrar a diversidade e a riqueza da língua portuguesa e para promover a cooperação entre os países que falam o
idioma. Essas iniciativas são fundamentais para a promoção da ciência, da cultura, e do desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

 

 

*Com informações da UNESCO e professora Wânia Duleba