“O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil: propostas para governadores, prefeitos e secretários” é título de manuscrito de professor e ex-professora da EACH/USP

Postado em 06 de setembro de 2022

Em evento realizado na terça-feira, 6 de setembro, o professor Fernando de Souza Coelho, docente da EACH, e a professora Evelyn Levy, ex-docente da unidade, lançaram a primeira publicação derivada do projeto de pesquisa e extensão – “O Futuro do Serviço Civil no Brasil” – desenvolvido no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP nos últimos 18 meses.

O manuscrito, intitulado O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil: propostas para governadores, prefeitos e secretários, é resultado de oito seminários organizados pelo IEA-USP, a Oficina Municipal e a Fundação Konrad Adenauer entre abril de 2021 e março deste ano. Aproveitando-se da oportunidade das eleições de 2022, o documento sintetiza as ideias de vários especialistas, apresentadas para distintas áreas da gestão e das políticas públicas na série de seminários, em prol do planejamento da força de trabalho e da gestão de pessoas nos governos subnacionais.

Nas palavras do professor Fernando de Souza Coelho, “o texto, escrito em linguagem acessível e disposto em formato para rápida leitura, visa tanto sensibilizar políticos, assessores e dirigentes públicos para a premência da gestão de pessoas no setor público, como matizar o cenário desejável com o futuro possível nesta temática.”

preprint da publicação está disponível pelo link: https://is.gd/futurodoservicocivil . O vídeo do evento de lançamento, que teve a participação de alguns experts em recursos humanos nos governos debatendo a obra, pode ser acessado em:  https://youtu.be/NQz7as2kDF8 . E para obter informações adicionais do projeto de pesquisa e extensão realizado pelos professores Fernando de Souza Coelho e Evelyn Levy no IEA-USP, visite o site: http://www.iea.usp.br/eventos/o-futuro-do-servico-civil-nos-estados-e-municipios-do-brasil