Professor da EACH analisa os Processos de Transição de Governo na imprensa

Postado em 09 de novembro de 2022

Encerradas as eleições no governo federal e nos estados, o tema em voga, agora, na União e nas unidades da federação, é a transição de governo. O professor Fernando de Souza Coelho, do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas de nossa unidade, pesquisa sobre as transições de governo no Brasil desde 2012 e, frequentemente, nos períodos pós-eleitorais, é convidado por rádios, televisões e jornais para analisar o processo.

Na interpretação do professor, “a importância da transição de governo,  um período entre 90 e 60 dias,  é a de que o eleito (presidente e governadores, em 2022) e suas equipes de trabalho possam obter, do governo em encerramento, todas as informações sobre o status da administração pública para o ajustamento do plano de governo à realidade e a continuidade administrativa da prestação dos serviços públicos sem transtornos aos cidadãos”. Além disso, o docente ainda destaca que “como uma política de gestão pública, seu processo pode ser utilizado tanto para a avaliação dos programas de governo e a prestação de contas à sociedade em final de mandato, como o planejamento governamental, com desdobramentos nos 100 primeiros dias de governo e na elaboração do Plano Plurianual (PPA) subsequente”.

Questões sobre como funciona a transição de governo (TG), que leis regulamentam tal processo, quem coordena as equipes de trabalho e qual sua importância para a gestão e as políticas públicas, são algumas das perguntas e dúvidas respondidas pelo professor da EACH em programas de rádio, reportagens de televisão e artigos de opinião nos últimos 10 dias. Confira, abaixo, nos links: