Disciplinas de Graduação

Tipo: Semestral

Ativação: 01/01/2013

Objetivos

Introduzir discussões relacionadas com as ciências naturais, visando apresentar seus mecanismos de funcionamento e suas relações com a tecnologia e a sociedade. Favorecer a compreensão do processo histórico do desenvolvimento da ciência. Permitir que os alunos estabeleçam uma relação próxima com o conhecimento científico e estimular a apropriação crítica desse conhecimento, valorizando a reflexão dos alunos com relação ao impacto da ciência e da tecnologia no contexto da sociedade do conhecimento.

Docente(s) Responsável(eis)

Vários

Programa Resumido

Origem, organização e evolução da vida. Relações entre ciência, tecnologia e sociedade no contexto do século XXI. Os desafios e os avanços das ciências da vida.

O aparecimento da vida: átomos e moléculas, células e sistemas biológicos.

A evolução dos conceitos e paradigmas nas ciências da vida. A relação entre as ciências da vida e os diferentes setores da sociedade (tecnologia, ética e religião). Ciências da vida, criacionismo e pseudociências. Os problemas das ciências da vida no século XXI: o impacto da nanotecnologia e os aspectos bióticos da nova biotecnologia (biomateriais, terapia gênica, clonagem e transgênicos).

Método

Critério

Norma de Recuperação

Bibliografia básica:

PINKER, S.; Tabula rasa. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

DAWKINS, R.; O capelão do diabo: ensaios escolhidos. São Paulo: Cia. das Letras, 2005.

DE MEIS, L.; Ciência, educação e conflito humano-tecnológico. São Paulo: Senac, 2002.

HELLAN, H.; Grandes debates da ciência: dez das maiores contendas de todos os tempos. São Paulo: Editora Unesp, 2003.

Bibliografia complementar:

Artigos selecionados pelos docentes.

JAY GOULD, S.; Darwin e os Grandes Enigmas da Vida. São Paulo: Martins Fontes, 1999.