1. Docentes responsáveis: Luiz Menna-Barreto (LMB) e Mário Pedrazzoli (MP). Docente colaboradora: Ângela M. M. de Lima Hutchison (AMH) e
2. Número de créditos: 8. Parte teórica : 6 créditos, parte prática, 2 créditos
3. Total de semanas 12; carga horária total: 48h
4. Objetivos: Discutir as fundações sociais do conceito de normalidade em saúde, com ênfase em sua articulação com o momento histórico contemporâneo, propiciando bases para uma avaliação crítica desse conceito na pesquisa e na organização dos cuidados de saúde.
5. Justificativa: Necessidade de cultivar e aprofundar apreciação crítica do conceito de normalidade implícito ou explícito em práticas de pesquisa e aplicação em saúde.
6. Conteúdo: Normalidade como construto histórico-social, normalidade como expressão de relações de dominação, normalidade no laboratório de pesquisa, normalidade na prática de cuidados em saúde.
7. Programa: A cada um dos tópicos abaixo serão dedicadas quatro horas de atividades envolvendo aulas teóricas e discussões em grupo.
8. Avaliação: Ao final os alunos serão convidados a elaborar um texto no formato de ensaio com foco definido em suas áreas de interesse. Além do ensaio, relatórios sobre temas específicos serão solicitados ao longo da disciplina.
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