Disciplinas de Pós-Graduação

ESC5706 - A construção social do conceito de normalidade em saúde

1.   Docentes responsáveis: Luiz Menna-Barreto (LMB) e Mário Pedrazzoli (MP). Docente colaboradora: Ângela M. M. de Lima Hutchison  (AMH) e

2.   Número de créditos: 8. Parte teórica : 6 créditos, parte prática, 2 créditos

3.   Total de semanas 12;  carga horária total: 48h

4.   Objetivos: Discutir as fundações sociais do conceito de normalidade em saúde, com ênfase em sua articulação com o momento histórico contemporâneo, propiciando bases para uma avaliação crítica desse conceito na pesquisa e na organização dos cuidados de saúde.

5.   Justificativa: Necessidade de cultivar e aprofundar apreciação crítica do conceito de normalidade implícito ou explícito em práticas de pesquisa e aplicação em saúde.   

6.   Conteúdo: Normalidade como construto histórico-social, normalidade como expressão de relações de dominação, normalidade no laboratório de pesquisa, normalidade na prática de cuidados em saúde. 

7.   Programa: A cada um dos tópicos abaixo serão dedicadas quatro horas de atividades envolvendo aulas teóricas e discussões em grupo.

8.   Avaliação:  Ao final os alunos serão convidados a elaborar um texto no formato de ensaio com foco definido  em suas áreas de interesse. Além do ensaio, relatórios sobre temas específicos serão solicitados ao longo da disciplina.