Responsáveis pela proposta
Michele Schultz - mschultz@usp.br
Descrição
O corpo é o elemento central quando tratamos da existência humana no globo. Questões como seus deslocamentos no espaço físico, bem como no virtual, a temporalidade, a coletividade e a individualidade podem estar intrinsecamente ligadas quando pensamos as práticas de ensino, pesquisa e extensão. Combinando áreas específicas de atuação em torno do tema, vislumbramos a possibilidade de construirmos um ambiente de integração de conhecimentos e culturas científicas, garantindo, assim, a interdisciplinaridade. Considerando a vasta gama de interesses voltados ao corpo, seja ele individual ou coletivo, buscaremos discutir sua integralidade e complexidade sob diferentes perspectivas e linguagens.
Como estamos na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, entendemos que as possibilidades de construção do conhecimento podem se valer da colaboração entre muitas especificidades, a fim de produzir questionamentos e estudos voltados para esse corpo do início do segundo milênio. Para tanto, aproximamos saberes ligados ao corpo para que se possa produzir pesquisas colaborativas que aliem tais expressões nos seguintes sentidos:
- Ontologias do tempo;
- Espaços e territórios;
- Saúde e doença;
- Modos relacionais do corpo vivido: moda e modificações corporais;
- Tegumento e indumento;
- Processos criativos para o corpo social;
- Corpo e arte: performance e representações;
- Neurociências e comportamento;
- Políticas do corpo e o meio: geopolítica, biopolítica, biogeografia e políticas públicas;
- Bioarte e cultura social do corpo; - Moda, gênero e participação política;
- Biomimetismo e processos criativos para o corpo cultural (moda);
- O ensino do corpo humano (anatomia, fisiologia, moda, saúde, biopolítica);
- Análises matemáticas e estatísticas de dados biológicos (sono, esporte, nutrição);
- Corpo e normalidade; corpo e envelhecimento humano; corpo e velhices; corpo e saúde coletiva; epidemiologia;
- história evolutiva, o corpo que dorme, a consciência que emerge no corpo, o corpo que oscila no tempo, fisiologia, genética;
- O tempo no corpo e o corpo no tempo;
- Corpo na Retórica e nas Teorias do Discurso;
- Psicometria (cognição musical);
- Pessoa humana, minorias e direitos humanos;
- Meio ambiente e saúde.
As linhas de atuação propostas estão distribuídas em estudos biológicos e da saúde, estudos sócio-culturais, estudos interdisciplinares envolvendo uma perspectiva jurídica, estudos artísticos e estudos matemáticos e estatísticos.
Lista de participantes vinculados administrativamente ao NPD.
Ana Amelia Benedito-Silva |
Ângela Maria Machado de Lima Hutchison |
Angélica Chiappetta |
Beatriz Ferreira Pires |
Bibiana Graeff Chagas Pinto Fabre |
Fabiana de Sant´Anna Evangelista |
Humberto Miguel Garay |
Luiz Menna-Barreto |
Marcelo Ventura Freire |
Mario Pedrazolli Neto |
Michele Schultz Ramos |
Gislene Aparecida dos Santos |
Docentes sem vínculo administrativo com o NPD, mas que desejam oficialmente com ele colaborar.
Cristina Landgraf Lee |
Diamantino Pereira |
Elizabete Franco Cruz |
Marcos Bernardino de Carvalho |
Mariana Harumi Tsukamoto |
Marilia Velardi |
Copyright © 2015 - All Rights Reserved - NPD - Núcleos de Pesquisa e Docência - EACH
Powered by Backnet Sistemas Inteligentes