Breve História

Breve histórico e apresentação 

No início de 2015, ano da comemoração dos 10 anos da EACH, a Congregação da Escola incumbiu um Grupo de Trabalho formado por funcionárias/os, estudantes e docentes para analisar a situação organizacional da instituição, promovendo um debate e acolhendo sugestões de estruturas capazes de reorganizar, agilizar e otimizar seu processo de gestão 

O tempo e a experiência acumulados pela comunidade forneciam a perspectiva e o amadurecimento necessários para uma análise sobre as perspectivas de futuro, aceitando-se a ideia de que haveria necessidade de reorganizar fluxos e estruturas. De um lado, o modelo inovador, transformador e plural da Escola proporcionara uma década de experiências bem sucedidas em termos de ensino, pesquisa e extensão, enquanto, por outro lado, detectavam-se críticas e problemas de ordem administrativa e funcional, que exigiam uma discussão em profundidade sobre o modelo adotado e possíveis melhorias. Em especial, apontavam-se problemas com a centralização de processos burocráticos na Direção, uma sobrecarga de atribuições para a/o Coordenadora/dor de Curso de Graduação e Pós-Graduação, que desempenha funções análogas a de chefe de Departamento, ao mesmo tempo em que a evolução da Escola, com criação de diversos cursos de pós-graduação e atividades de pesquisa interdisciplinares, exigia uma nova abordagem de gestão. Tal análise coincide com as conclusões da avaliação institucional conduzida durante 2015 por consultores externos, cujo relatório indicou a necessidade de estruturas intermediárias que facilitassem a gestão da instituição. 

Abriu-se, então, um processo amplo pelo qual foram apresentadas diversas propostas. Ele estendeu-se por todo o ano de 2016, com ampla divulgação, debates, e consultas aos membros de todas as categorias, em diversos turnos, por meio de votação eletrônica.  Estas votações definiram inicialmente se a comunidade apoiava ou não a continuidade do processo de reorganização (em oposição à manutenção da sua atual estrutura); depois escolheu, entre quatro diferentes propostas apresentadas, duas finalistas, sendo que na última rodada escolheu-se entre uma proposta de organização da Escola em Departamentos ou a adoção dos Núcleos de Pesquisa e Docência. As três categorias ? docentes, estudantes e funcionárias/os ? escolheram   majoritariamente este modelo que propõe respeitar as características interdisciplinares da EACH e cria uma nova estrutura intermediária administrativa, o NPD. 

A proposta inclui outras alterações importantes, a saber: (1) a ampliação do número de membros da Congregação e do CTA; (2) a criação do Conselho da Comunidade, órgão consultivo, formado por públicos externos à Unidade e que auxiliarão no processo de análise e tomada de decisão; e (3) a mudança do papel do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP), que ganha maior protagonismo na qualificação, integração e avaliação dos resultados na área de ensino. 

Desde novembro de 2016, diversas apresentações têm sido realizadas, com o propósito de detalhar a proposta, receber dúvidas e contribuições, esclarecer e identificar questões relevantes antes do encaminhamento formal aos órgãos centrais.  

Um novo GT, de natureza executiva, foi oficializado em dezembro de 2016, com a tarefa de operacionalizar a proposta e gerenciar diversos prazos estabelecidos, os quais contaram com a aprovação formal da Congregação. Para que o processo siga em frente, há datas relacionadas à apresentação dos Núcleos e seus participantes; discussões abertas sobre o GAP, o Conselho da Comunidade e os critérios previstos para avaliação do desempenho dos NPDs 

Você poderá acompanhar o processo por meio deste site.