Ciência, Tecnologia e Gestão Ambiental

NPD - Ciência, Tecnologia e Gestão Ambiental

Responsáveis pela proposta

Alexandre Igari - alexandre.igari@usp.br
Lucy Sant´Anna - lsantann@usp.br
Marcelo Nolasco - mnolasco@usp.br
 
Descrição e justificativa do NPD
- Objetivos:
A área ambiental é interdisciplinar, assim o NPD em Ciência, Tecnologia e Gestão Ambiental busca agregar docentes de diferentes especialidades que atuam no ensino e pesquisa na grande área Ambiental.
 
- Justificativa para criação:
Fortalecimento da pesquisa, ensino de graduação e da pós-graduação e extensão na área ambiental. Os docentes aqui engajados avaliam que esse fortalecimento depende, em grande medida, do convívio próximo que um NPD proporcionará.
 
- Critérios utilizados para nucleação: 
Atuação na área ambiental no ensino e/ou pesquisa. A nucleação dos docentes expressa-se recorrentemente em torno dos três eixos apresentados a seguir:
 
1. Eixo ciência, que inclui química verde, química ambiental, poluição do ar-água-solo, ecologia aquática e terrestre, biogeoquímica, geologia ambiental, modelagem ambiental, mudanças climáticas;
 
2. Eixo tecnologia, que inclui tecnologias construtivas sustentáveis, desenvolvimento de técnicas físico-químicas e bioprocessos para o tratamento de águas residuárias e solos contaminados, sistemas de tratamento e valorização de resíduos sólidos orgânicos, desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação para o monitoramento ambiental, avaliação de tecnologias de conversão de energia;
 
3. Eixo gestão,  que inclui sociologia, administração e economia ambiental, políticas públicas para o ambiente ? mudanças climáticas e biodiversidade, gestão de resíduos sólidos, gestão dos recursos hídricos, avaliação de impacto ambiental, planejamento ambiental.
 
Nota: Diversos temas notadamente interdisciplinares transcendem os limites dos três eixos (a ciência, a tecnologia e a gestão ambiental). É o caso da ecologia humana, a energia, o desenvolvimento regional, o planejamento urbano, as mudanças climáticas, a saúde ambiental  e diversas outras. O NPD valoriza essa transversalidade, a qual dificilmente poderia ser tratada com a devida abrangência no âmbito de cada um dos eixos isoladamente. Deste modo, o NPD não se restringe a uma abordagem  multidisciplinar, mas ambiciona avançar na inter e transdisciplinaridade inerente à temática ambiental. Esta evolução dependerá, entre outras, da proposição, planejamento e evolução das metas do NPD levando-se em conta o enfoque, conteúdo e metodologia das disciplinas da graduação e da pós-graduação, dos projetos de pesquisa e extensão, (atuais e futuros) coordenados pelos docentes. Esta estrutura em torno dos eixos permite contemplar temáticas, perspectivas e desafios relevantes na área ambiental além de retratar formações e trajetórias dos docentes.
 
- Um breve plano de metas e ações:
** Formar um núcleo de excelência na área ambiental para atuação no ensino, pesquisa e extensão.
** Fortalecer o Bacharelado em Gestão Ambiental e o Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade.
** Aumentar quantitativamente e qualitativamente os projetos de pesquisa na área ambiental a serem sediados na EACH. 
** Elevar as parcerias intra e interinstitucionais com academia, ONGs, organizações diversas, órgãos governamentais. 
** Valorizar projetos de extensão na área ambiental, pois em sua maioria encontram aplicação prática que beneficia a população, além de cursos e eventos de extensão regularmente oferecidos à comunidade interna e externa pelos alunos e docentes. 
** Ampliar a valorização desta área na EACH e na USP. 
 
 
- Interfaces do NPD com ensino, pesquisa e extensão
O curso de Bacharelado em Gestão Ambiental foi criado junto com a EACH em 2005, com a missão de ?geração de conhecimento e a formação de profissionais capazes de analisar, prever, prevenir, mitigar e reverter crises ambientais?. Os egressos vem atuando no setor público, privado e terceiro setor, incluindo empreendedores. Além disso, parte dos egressos seguiu a vocação acadêmica, buscando formação em cursos de especialização e pós-graduação. O contato com esses egressos representa oportunidades de extensão universitária, com atividades na EACH ou fora dela, envolvendo egressos, docentes e alunos da Escola.
Em 2013, o curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) Sustentabilidade  iniciou suas atividades, recebendo egressos do curso de Gestão Ambiental, da EACH, de outras unidades da USP e de outras instituições de ensino superior. 
Portanto, a formação de profissionais graduados e pós-graduados já está assentada e espera-se que esse NPD atue para melhorar ainda mais a formação do capital humano. São vários os grupos de pesquisa e laboratórios de qualidade reconhecida sediados na EACH que desenvolvem pesquisa experimental, teórica e de campo na área ambiental, tanto na graduação quanto nos programas de Pós-Graduação. 

Docentes com vínculo administrativo

Alexandre Igari  
Ana Fracalanza 
Carla Morsello 
Cristiano Chiessi 
Cristiano L. Lenzi  
Cristina Adams 
Delhi Paiva Salinas 
Dominique Mouette 
Ednilson Viana  
Evandro Moretto  
Flavia Noronha  
Gerardo Kuntschik  
Homero Fonseca 
Lucy Sant´Anna 
Luis Schiesari 
Marcelo Nolasco 
Paulo Almeida 
Paulo Sinisgalli  
Regina Maura  
Sergio Pacca  
Silvia Zanirato  
Sonia Paulino  
Sylmara Lopes  
André Felipe Simões
Helene Mariko Ueno
Renata Colombo
Luiz Carlos Beduschi Filho

Docentes sem vínculo administrativo com o NPD, mas que desejam oficialmente com ele colaborar.

Andrea Cavicchioli
Marcio Henrique da Costa Gurgel
Neli Aparecida de Mello-Théry
Tânia Pereira Christopoulos