Ciência, Tecnologia e Gestão Ambiental
NPD - Ciência, Tecnologia e Gestão Ambiental
Responsáveis pela proposta
Alexandre Igari - alexandre.igari@usp.br
Lucy Sant´Anna - lsantann@usp.br
Marcelo Nolasco - mnolasco@usp.br
Descrição e justificativa do NPD
- Objetivos:
A área ambiental é interdisciplinar, assim o NPD em Ciência, Tecnologia e Gestão Ambiental busca agregar docentes de diferentes especialidades que atuam no ensino e pesquisa na grande área Ambiental.
- Justificativa para criação:
Fortalecimento da pesquisa, ensino de graduação e da pós-graduação e extensão na área ambiental. Os docentes aqui engajados avaliam que esse fortalecimento depende, em grande medida, do convívio próximo que um NPD proporcionará.
- Critérios utilizados para nucleação:
Atuação na área ambiental no ensino e/ou pesquisa. A nucleação dos docentes expressa-se recorrentemente em torno dos três eixos apresentados a seguir:
1. Eixo ciência, que inclui química verde, química ambiental, poluição do ar-água-solo, ecologia aquática e terrestre, biogeoquímica, geologia ambiental, modelagem ambiental, mudanças climáticas;
2. Eixo tecnologia, que inclui tecnologias construtivas sustentáveis, desenvolvimento de técnicas físico-químicas e bioprocessos para o tratamento de águas residuárias e solos contaminados, sistemas de tratamento e valorização de resíduos sólidos orgânicos, desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação para o monitoramento ambiental, avaliação de tecnologias de conversão de energia;
3. Eixo gestão, que inclui sociologia, administração e economia ambiental, políticas públicas para o ambiente ? mudanças climáticas e biodiversidade, gestão de resíduos sólidos, gestão dos recursos hídricos, avaliação de impacto ambiental, planejamento ambiental.
Nota: Diversos temas notadamente interdisciplinares transcendem os limites dos três eixos (a ciência, a tecnologia e a gestão ambiental). É o caso da ecologia humana, a energia, o desenvolvimento regional, o planejamento urbano, as mudanças climáticas, a saúde ambiental e diversas outras. O NPD valoriza essa transversalidade, a qual dificilmente poderia ser tratada com a devida abrangência no âmbito de cada um dos eixos isoladamente. Deste modo, o NPD não se restringe a uma abordagem multidisciplinar, mas ambiciona avançar na inter e transdisciplinaridade inerente à temática ambiental. Esta evolução dependerá, entre outras, da proposição, planejamento e evolução das metas do NPD levando-se em conta o enfoque, conteúdo e metodologia das disciplinas da graduação e da pós-graduação, dos projetos de pesquisa e extensão, (atuais e futuros) coordenados pelos docentes. Esta estrutura em torno dos eixos permite contemplar temáticas, perspectivas e desafios relevantes na área ambiental além de retratar formações e trajetórias dos docentes.
- Um breve plano de metas e ações:
** Formar um núcleo de excelência na área ambiental para atuação no ensino, pesquisa e extensão.
** Fortalecer o Bacharelado em Gestão Ambiental e o Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade.
** Aumentar quantitativamente e qualitativamente os projetos de pesquisa na área ambiental a serem sediados na EACH.
** Elevar as parcerias intra e interinstitucionais com academia, ONGs, organizações diversas, órgãos governamentais.
** Valorizar projetos de extensão na área ambiental, pois em sua maioria encontram aplicação prática que beneficia a população, além de cursos e eventos de extensão regularmente oferecidos à comunidade interna e externa pelos alunos e docentes.
** Ampliar a valorização desta área na EACH e na USP.
- Interfaces do NPD com ensino, pesquisa e extensão
O curso de Bacharelado em Gestão Ambiental foi criado junto com a EACH em 2005, com a missão de ?geração de conhecimento e a formação de profissionais capazes de analisar, prever, prevenir, mitigar e reverter crises ambientais?. Os egressos vem atuando no setor público, privado e terceiro setor, incluindo empreendedores. Além disso, parte dos egressos seguiu a vocação acadêmica, buscando formação em cursos de especialização e pós-graduação. O contato com esses egressos representa oportunidades de extensão universitária, com atividades na EACH ou fora dela, envolvendo egressos, docentes e alunos da Escola.
Em 2013, o curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) Sustentabilidade iniciou suas atividades, recebendo egressos do curso de Gestão Ambiental, da EACH, de outras unidades da USP e de outras instituições de ensino superior.
Portanto, a formação de profissionais graduados e pós-graduados já está assentada e espera-se que esse NPD atue para melhorar ainda mais a formação do capital humano. São vários os grupos de pesquisa e laboratórios de qualidade reconhecida sediados na EACH que desenvolvem pesquisa experimental, teórica e de campo na área ambiental, tanto na graduação quanto nos programas de Pós-Graduação.
Docentes com vínculo administrativo
Alexandre Igari |
Ana Fracalanza |
Carla Morsello |
Cristiano Chiessi |
Cristiano L. Lenzi |
Cristina Adams |
Delhi Paiva Salinas |
Dominique Mouette |
Ednilson Viana |
Evandro Moretto |
Flavia Noronha |
Gerardo Kuntschik |
Homero Fonseca |
Lucy Sant´Anna |
Luis Schiesari |
Marcelo Nolasco |
Paulo Almeida |
Paulo Sinisgalli |
Regina Maura |
Sergio Pacca |
Silvia Zanirato |
Sonia Paulino |
Sylmara Lopes |
André Felipe Simões |
Helene Mariko Ueno |
Renata Colombo |
Luiz Carlos Beduschi Filho |
Docentes sem vínculo administrativo com o NPD, mas que desejam oficialmente com ele colaborar.
Andrea Cavicchioli |
Marcio Henrique da Costa Gurgel |
Neli Aparecida de Mello-Théry |
Tânia Pereira Christopoulos |