Dinâmicas Culturais
NPD - Dinâmicas Culturais
Responsáveis pela proposta
Rogério Monteiro - rogerms@usp.br
Jefferson Agostini Mello - jefferson@usp.br
Descrição e justificativa do NPD
O NPD em Dinâmicas Culturais engloba docentes de cursos diversos e de formações variadas, todas, contudo, do campo das ciências humanas, das letras e das artes. O que os conecta é a perspectiva de que o termo Cultura significa muito mais do que os bens ilustres da Civilização, que é como ela ficou conhecida no Ocidente até meados do século XX. O entendimento de todos é que Cultura diz respeito a relações, indivíduos, práticas, atividades e objetos que atuam na interface dos universos prático e simbólico e que, portanto, produz efeitos diretos nas relações sociais. Mais ainda, as práticas culturais implicam necessariamente articulações e respostas aos campos do saber e do poder e às instituições que lhes dão amparo. Nesse sentido, é fundamental pensá-las em relação a seus agentes (produtores e receptores).
Um primeiro foco das pesquisas e da docência dos pesquisadores do grupo está nas práticas, objetos e atividades considerados culturais. Nessa perspectiva, são de interesse de investigação: artes plásticas, literatura, artes da cena, livros, música, a performance, os corpos, práticas docentes, materiais didáticos. Outro foco dos estudos entende cultura como todo um modo de vida, dedicando-se então às relações e identidades culturais, de povos, comunidades e indivíduos. Nesse processo, analisam-se a memória, e as formas de transmissão e aprendizagem de uma cultura. Finalmente, uma terceira parte se dedica a investigar os processos sociais de uma perspectiva cultural, atentando às relações entre escola e cultura, à construção histórica dos saberes e suas implicações nas relações de poder, às trocas, disputas e tensões culturais em contextos sociais diversos, as quais contribuem para estruturar esses contextos.
Partindo dessas variadas tradições acadêmicas e dessa visada diversa e interdisciplinar dos estudos de cultura, os pesquisadores deste NPD pretendem analisar as dinâmicas culturais considerando os seguintes eixos de pesquisa, ensino e extensão:
Artes e Literatura
A linha Artes e Literatura reúne professores das áreas de teoria literária, artes visuais, música e artes da cena. A proposta de seus pesquisadores é discutir e analisar tendências críticas, teóricas e históricas relacionados às artes nas últimas décadas, seja na produção de autores e artistas analisados individualmente, seja a partir de eixos conceituais que se mostrem relevantes
Mídias
A proposta da linha de mídias é agregar pesquisadores interessados nas dinâmicas sociais de produção e distribuição de informação e seus efeitos sobre a política e a sociedade. Tais estudos guardam grande relação com outras dentro do núcleo de dinâmicas culturais e outros núcleos com quem devemos manter diálogo constante.
Sociologia, Arte, Educação, Saúde
Esta linha de pesquisa propõe criar um diálogo constante entre os diferentes campos de conhecimento, sociologia, arte e educação, estas duas últimas articuladas à saúde, a partir de objetos de pesquisa que lhes são comuns, com destaque para o corpo. Buscar-se-á, a partir desse diálogo, que pressupõe a consideração das diferenças não hierarquizadas entre essas áreas, o exercício de um trabalho comum que amplie em compreensão a diversidade de aspectos levantados sobre os fenômenos pesquisados.
História, memória e cultura.
Esta linha de pesquisa pretende comportar pesquisadores e projetos que se voltem aos processos históricos e sociológicos vistos por uma perspectiva da História. Tal abordagem leva em conta a memória e a centralidade do sujeito como agente e produto da constituição histórica e social. Metodologias voltadas à compreensão da micro-história integram as pesquisas desta linha.
Dimensões socioespaciais e sociopolíticas das dinâmicas culturais
A consideração da dimensão socioespacial dos fenômenos evidencia uma possibilidade de análise e interpretação do real, que pode ser acrescida às diversas vertentes que sob variadas óticas (como as proporcionadas pelas análises das dimensões sociopolíticas), perscrutam as dinâmicas e estruturas sócio-culturalmente produzidas. Estas, necessitam de uma estrutura territorial que as comporte. A territorialidade é, portanto, um elemento do fenômeno e não apenas o seu reflexo, constituindo-se em um componente importante no sentido da investigação de como essas relações interferem tanto no espaço urbano, quanto no meio rural, produzindo novos nexos entre sociedade, Estado, comunidades locais e as condições socioambientais que lhes são correspondentes, especialmente sob o capitalismo.
Culturas escolares e Identidades docentes
A emergência do sistema de ensino moderno, a partir do final do século XIX, deu origem a discursos, práticas e normas que vem se configurando de maneiras específicas nas instituições escolares, criando culturas e subjetividades próprias que se relacionam a aspectos culturais mais amplos mediante vários âmbitos de interferência e recriação. Nessa vertente de estudos, pretende-se abordar as culturas escolares sob vários aspectos, como produções e práticas curriculares, identidades docentes, desigualdades educativas, segregação escolar, mediação de conhecimentos e relação das famílias com a escola.
Lista de participantes vinculados administrativamente ao NPD.
Adriano Schwartz |
Carlos Gonçalves |
Celi Dominguez |
Dária Jaremtchumk |
Diamantino Pereira |
Eunice Almeida |
Graziela Perosa |
Jefferson Agostini Mello |
Luciana Viviani |
Madalena Aucilino |
Marcio Moretto |
Marcos Bernardino |
Marília Velardi |
Pablo Ortellado |
Régia Oliveira |
Rogério Monteiro |
Sandra Reimão |
Thomás Haddad |
Valéria Magalhães |
Verônica Guridi |
Vivian Urquidi |
Docentes sem vínculo administrativo com o NPD, mas que desejam oficialmente com ele colaborar.
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