Dinâmicas Culturais

NPD - Dinâmicas Culturais

Responsáveis pela proposta

 Rogério Monteiro - rogerms@usp.br  

Jefferson Agostini Mello -  jefferson@usp.br

Descrição e justificativa do NPD

 O NPD em Dinâmicas Culturais engloba docentes de cursos diversos e de formações variadas, todas, contudo, do campo das ciências humanas, das letras e das artes. O que os conecta é a perspectiva de que o termo Cultura significa muito mais do que os bens ilustres da Civilização, que é como ela ficou conhecida no Ocidente até meados do século XX. O entendimento de todos é que Cultura diz respeito a relações, indivíduos, práticas, atividades e objetos que atuam na interface dos universos prático e simbólico e que, portanto, produz efeitos diretos nas relações sociais. Mais ainda, as práticas culturais implicam necessariamente articulações e respostas aos campos do saber e do poder e às instituições que lhes dão amparo. Nesse sentido, é fundamental pensá-las em relação a seus agentes (produtores e receptores). 

Um primeiro foco das pesquisas e da docência dos pesquisadores do grupo está nas práticas, objetos e atividades considerados culturais. Nessa perspectiva, são de interesse de investigação: artes plásticas, literatura, artes da cena, livros, música, a performance, os corpos, práticas docentes, materiais didáticos. Outro foco dos estudos  entende cultura como todo um modo de vida, dedicando-se então às relações e identidades culturais, de povos, comunidades e indivíduos. Nesse processo, analisam-se a memória, e as formas de transmissão e aprendizagem de uma cultura. Finalmente, uma terceira parte se dedica a investigar os processos sociais de uma perspectiva cultural, atentando às relações entre escola e cultura, à construção histórica dos saberes e suas implicações nas relações de poder, às trocas, disputas e tensões culturais em contextos sociais diversos, as quais contribuem para estruturar esses contextos. 
 
Partindo dessas variadas tradições acadêmicas e dessa visada diversa e interdisciplinar dos estudos de cultura,  os pesquisadores deste NPD pretendem analisar as dinâmicas culturais considerando os seguintes eixos de pesquisa, ensino e extensão:
 
Artes e Literatura
A linha Artes e Literatura reúne professores das áreas de teoria literária, artes visuais, música e artes da cena. A proposta de seus pesquisadores é discutir e analisar tendências críticas, teóricas e históricas relacionados às artes nas últimas décadas, seja na produção de autores e artistas analisados individualmente, seja a partir de eixos conceituais que se mostrem relevantes
 
Mídias
A proposta da linha de mídias é agregar pesquisadores interessados nas dinâmicas sociais de produção e distribuição de informação e seus efeitos sobre a política e a sociedade. Tais estudos guardam grande relação com outras dentro do núcleo de dinâmicas culturais e outros núcleos com quem devemos manter diálogo constante.
 
Sociologia, Arte, Educação, Saúde
Esta linha de pesquisa propõe criar um diálogo constante entre os diferentes campos de conhecimento, sociologia, arte e educação, estas duas últimas articuladas à saúde, a partir de objetos de pesquisa que lhes são comuns, com destaque para o corpo. Buscar-se-á, a partir desse diálogo, que pressupõe a consideração das diferenças não hierarquizadas entre essas áreas, o exercício de um trabalho comum que amplie em compreensão a diversidade de aspectos levantados sobre os fenômenos pesquisados.
 
História, memória e cultura.
Esta linha de pesquisa pretende comportar pesquisadores e projetos que se voltem aos processos históricos e sociológicos vistos por uma perspectiva da História. Tal abordagem leva em conta a memória e a centralidade do sujeito como agente e produto da constituição histórica e social. Metodologias voltadas à compreensão da micro-história integram as pesquisas desta linha.
 
Dimensões socioespaciais e sociopolíticas das dinâmicas culturais
A consideração da dimensão socioespacial dos fenômenos evidencia uma possibilidade de análise e interpretação do real, que pode ser acrescida às diversas vertentes que sob variadas óticas (como as proporcionadas pelas análises das dimensões sociopolíticas), perscrutam as dinâmicas e estruturas sócio-culturalmente produzidas. Estas, necessitam de uma estrutura territorial que as comporte. A territorialidade é, portanto, um elemento do fenômeno e não apenas o seu reflexo, constituindo-se em um componente importante no sentido da investigação de como essas relações interferem tanto no espaço urbano, quanto no meio rural, produzindo novos nexos entre sociedade, Estado, comunidades locais e as condições socioambientais que lhes são correspondentes, especialmente sob o capitalismo.
 
Culturas escolares e Identidades docentes
A emergência do sistema de ensino moderno, a partir do final do século XIX, deu origem a discursos, práticas e normas que vem se configurando de maneiras específicas nas instituições escolares, criando culturas e subjetividades próprias que se relacionam a aspectos culturais mais amplos mediante vários âmbitos de interferência e recriação. Nessa vertente de estudos, pretende-se abordar as culturas escolares sob vários aspectos, como produções e práticas curriculares, identidades docentes, desigualdades educativas, segregação escolar, mediação de conhecimentos e relação das famílias com a escola.
 

Lista de participantes vinculados administrativamente ao NPD.

 

Adriano Schwartz 
Carlos Gonçalves  
Celi Dominguez 
Dária Jaremtchumk 
Diamantino Pereira 
Eunice Almeida 
Graziela Perosa 
Jefferson Agostini Mello 
Luciana Viviani  
Madalena Aucilino   
Marcio Moretto 
Marcos Bernardino 
Marília Velardi 
Pablo Ortellado 
Régia Oliveira 
Rogério Monteiro 
Sandra Reimão 
Thomás Haddad 
Valéria Magalhães 
Verônica Guridi 
Vivian Urquidi

 

Docentes sem vínculo administrativo com o NPD, mas que desejam oficialmente com ele colaborar.

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