Educação

NPD - Educação

Responsáveis pela proposta

Maria Eliza Mattosinho Bernardes -  memberna@usp.br 

Descrição e justificativa do NPD

 
- Justificativa para criação 
 
O NPD em Educação tem como finalidade ser um núcleo institucional, de ordem acadêmico-administrativa, que agrega docentes cujas ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão assumem característica interdisciplinar.
 
A Educação é entendida como atividade geral humana, integrada às relações sociais de forma geral, que inserem os sujeitos na sociedade humana. Trata-se de um direito a ser garantido a todos os sujeitos, pois se entende ser por meio dos processos educativos em geral que o ocorrem a formação da personalidade, a transformação da conduta e (in)conformação sobre a realidade.
 
Educação se constitui enquanto unidade que visa, de forma interdisciplinar e transversal, agregar docentes que atuam com processos educativos de forma ampla e irrestrita.
 
A Educação, em seus aspectos particulares, é objetivada enquanto educação escolar, educação profissional, educação permanente, educação social, educação jurídica, educação para a saúde, educação ambiental, educação para as artes, políticas educacionais, educação à distância, entre outras.
 
No âmbito da educação escolar, os campos de atuação dos docentes vinculam-se às tecnologias pedagógicas, à relação entre o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento psicológico, assim como às teorias educacionais nos campos da pedagogia, sociologia, filosofia e psicologia. A produção do conhecimento nos diferentes campos de atuação docente vincula-se ao estudo da práxis enquanto atividade consciente que visa a um fim, a formação humana pela mediação da cultura elaborada historicamente. Trata-se de um eixo que agrega docentes com formação pedagógica, sociológica, filosófica, psicológica e/ou licenciaturas em diferentes áreas de conhecimento.
 
Quanto às políticas educacionais, a realização das pesquisas docentes vinculam-se os processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação da ação do Estado e de instituições privadas no campo da educação nos níveis da educação básica, profissional e permanente. Entende-se que as condições concretas, sejam elas oriundas da ação do Estado ou das relações sociais emergentes da realidade, sejam determinantes sociais que podem potencializar ou dificultar a promoção dos sujeitos conscientes de suas funções sociais na sociedade. Trata-se de estudos vinculados às políticas de inclusão/exclusão, às políticas culturais de esporte e lazer, às políticas de formação profissional e políticas de avaliação da educação nos seus diferentes níveis, entre outras.
 
O campo de atuação da educação para as artes assume-se enquanto eixo transversal e interdisciplinar que se insere nos níveis da educação básica e profissional, em pesquisa artística em sua área em geral, assim como em ações culturais e sociais no âmbito da extensão universitária. Integram este campo de ação o ensino das artes em geral - a literatura e poesia, a música, a dança, as artes cênicas, as artes visuais, a estética e a história da arte, a sociologia da arte, o artesanato e a cultura popular, a fotografia e o cinema, as modalidades de design e/ou projeto, considerando ainda novas estéticas e linguagens modernas contemporâneas
 
No que se refere à educação para a saúde, apesar do imenso valor atribuído ao esporte e a outras práticas corporais pelas performances apresentadas, e pelos resultados e recordes alcançados, é possível dizer que a magnitude deste fenômeno vai muito além disso. Entre as diversas possibilidades de intervenção e de níveis de prática, as diferentes práticas esportivas podem ter uma abrangência para além da melhoria de habilidades motoras e capacidades físicas, contribuindo para a formação geral e integral do ser humano. Desse modo, existe espaço para investigação não só de questões biológicas e motoras, mas também para a compreensão do papel de tais práticas como ferramenta educativa e promotora da saúde e da qualidade de vida, para indivíduos em diferentes períodos da vida. 
 
A Educação Ambiental, em uma visão não reducionista,  trata de evidenciar, nas mais variadas dimensões dos processos de ensino-aprendizagem, a indissociabilidade e os processos recursivos que se estabelecem entre as dimensões e/ou organizações  socioculturais e as condições socioambientais que lhes correspondem. Sendo assim a Educação Ambiental traduz uma perspectiva pedagógica que pode e deve estar presente em todos os âmbitos disciplinares e níveis de ensino, como ação educativa permanente que proporciona aos educandos e educadores consciência de que as questões e os problemas ambientais derivam das relações que as pessoas estabelecem entre si e, destas, com os demais elementos da natureza.
 
A educação social, compreendida como conjunto de diretrizes, orientações, critérios e ações com vistas à promoção e a garantia do bem estar social, relaciona-se com a educação para a saúde, para o trabalho, para a justiça e cidadania, para ações voltadas ao meio ambiente, moradia, saneamento, dentre outras áreas. O campo de atuação vincula-se à educação formal e não-formal junto a movimentos sociais e associativismo.
 
No campo da educação jurídica, visa-se discutir a formação (em sentido amplo) oferecida aos operadores do direito de modo a que possam compreender e lidar com questões dos direitos, direitos humanos, diversidade, interculturalidade e cidadania dos mais diferentes grupos sociais. Em uma perspectiva crítica, também objetiva discutir a formação em direito em sua integralidade refletindo sobre o modus operandi do judiciário (construído por meio do modo como os operadores do direito constroem seu horizonte interpretativo e se pensam a partir dele).
 
As diferentes particularidades da Educação, integradas na totalidade dos processos educativos que integram este NPD,  criam a necessidade de  um novo campo de pesquisa e docência na Escola de Artes, Ciências e Humanidades objetivada na proposta do Programa de Pós-Graduação em (Novas) Arquiteturas Pedagógicas, nos níveis de mestrado e doutorado, a ser construída coletivamente pelos docentes nucleados.
 
- Critérios utilizados para nucleação
 
Ter inserção profissional na área Educação, seja no âmbito da educação formal, educação não formal e informal  nas várias formas de manifestação.
-  Educação formal ? educação básica (infantil, fundamental e médio), formação profissional (tecnológico e superior) e educação permanente.
-  Educação não formal ? educação popular e para o trabalho, entidades e ações voltadas à população de vulnerabilidade social assim como processos educativos no âmbito cultural (artes em geral, ciências, esporte e lazer);
-  Educação Informal ? processos educativos oriundos de relações sociais não sistematizadas ocorridas na família, associações, mídias, atendimento médico-hospitalar, assistência social,  entre outros.
 
 
- Um breve plano de metas e ações:
 
1. Gerir a carga horária dos docentes integrandos à graduação e pós-graduação, de acordo com o cronograma de reestruturação da EACH;
 
2. Administrar  afastamentos aos docentes para intercâmbios internacionais e licença-prêmio;
 
3. Abrir concursos para progressão da carreira docente para os anos de 2017/2018:
·      Até 4 vagas anuais para livre-docência ( 8 vagas no biênio);
·      Até duas novas vagas para professor titular no biênio - 2017/2018;
 
4. Incentivar progressão horizontal da carreira entre os docentes;
 
5. Incentivar convênios nacionais e internacionais que agreguem o maior número de docentes nucleados;
 
6. Apoiar a realização de congressos nacionais e internacionais no campo da Educação - mínimo de 1 evento/ ano;
 
7. Apoiar a publicação de livros, seja nos formatos de coletâneas ou individuais na forma de E-book pela EACH USP - mínimo de 1 livro/ano;
 
8.  Ter representação na ANPED - GTs Psicologia da Educação entre outros  - SBenbio, Abrapec e outras de outras áreas da Educação.
 

 

Lista de participantes vinculados administrativamente ao NPD.

 

Cristina Landgraf Lee 
Juliana Pedreschi Rodrigues
Luis Paulo Piassi
Maria Eliza Mattosinho Bernardes
Mariana Harumi Cruz Tsukamoto 
Patricia Junqueira Grandino
Ulisses Ferreira de Araujo
Ivan Ramos Estavão
Paulo Rogério Miranda Correia
Maria Silvia Barros de Held
Marcelo Arno Nerling
Giselle Gubernikoff

 

Docentes sem vínculo administrativo com o NPD, mas que desejam oficialmente com ele colaborar.

Antonio Takao Kanamaru 
Celi Rodrigues Chaves Dominguez 
Gislene Aparecida dos Santos
Luciana Maria Viviani 
Marcos Bernardino de Carvalho 
Marilia Velardi
Verónica Marcela Guridi