Educação
NPD - Educação
Responsáveis pela proposta
Maria Eliza Mattosinho Bernardes - memberna@usp.br
Descrição e justificativa do NPD
- Justificativa para criação
O NPD em Educação tem como finalidade ser um núcleo institucional, de ordem acadêmico-administrativa, que agrega docentes cujas ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão assumem característica interdisciplinar.
A Educação é entendida como atividade geral humana, integrada às relações sociais de forma geral, que inserem os sujeitos na sociedade humana. Trata-se de um direito a ser garantido a todos os sujeitos, pois se entende ser por meio dos processos educativos em geral que o ocorrem a formação da personalidade, a transformação da conduta e (in)conformação sobre a realidade.
Educação se constitui enquanto unidade que visa, de forma interdisciplinar e transversal, agregar docentes que atuam com processos educativos de forma ampla e irrestrita.
A Educação, em seus aspectos particulares, é objetivada enquanto educação escolar, educação profissional, educação permanente, educação social, educação jurídica, educação para a saúde, educação ambiental, educação para as artes, políticas educacionais, educação à distância, entre outras.
No âmbito da educação escolar, os campos de atuação dos docentes vinculam-se às tecnologias pedagógicas, à relação entre o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento psicológico, assim como às teorias educacionais nos campos da pedagogia, sociologia, filosofia e psicologia. A produção do conhecimento nos diferentes campos de atuação docente vincula-se ao estudo da práxis enquanto atividade consciente que visa a um fim, a formação humana pela mediação da cultura elaborada historicamente. Trata-se de um eixo que agrega docentes com formação pedagógica, sociológica, filosófica, psicológica e/ou licenciaturas em diferentes áreas de conhecimento.
Quanto às políticas educacionais, a realização das pesquisas docentes vinculam-se os processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação da ação do Estado e de instituições privadas no campo da educação nos níveis da educação básica, profissional e permanente. Entende-se que as condições concretas, sejam elas oriundas da ação do Estado ou das relações sociais emergentes da realidade, sejam determinantes sociais que podem potencializar ou dificultar a promoção dos sujeitos conscientes de suas funções sociais na sociedade. Trata-se de estudos vinculados às políticas de inclusão/exclusão, às políticas culturais de esporte e lazer, às políticas de formação profissional e políticas de avaliação da educação nos seus diferentes níveis, entre outras.
O campo de atuação da educação para as artes assume-se enquanto eixo transversal e interdisciplinar que se insere nos níveis da educação básica e profissional, em pesquisa artística em sua área em geral, assim como em ações culturais e sociais no âmbito da extensão universitária. Integram este campo de ação o ensino das artes em geral - a literatura e poesia, a música, a dança, as artes cênicas, as artes visuais, a estética e a história da arte, a sociologia da arte, o artesanato e a cultura popular, a fotografia e o cinema, as modalidades de design e/ou projeto, considerando ainda novas estéticas e linguagens modernas contemporâneas
No que se refere à educação para a saúde, apesar do imenso valor atribuído ao esporte e a outras práticas corporais pelas performances apresentadas, e pelos resultados e recordes alcançados, é possível dizer que a magnitude deste fenômeno vai muito além disso. Entre as diversas possibilidades de intervenção e de níveis de prática, as diferentes práticas esportivas podem ter uma abrangência para além da melhoria de habilidades motoras e capacidades físicas, contribuindo para a formação geral e integral do ser humano. Desse modo, existe espaço para investigação não só de questões biológicas e motoras, mas também para a compreensão do papel de tais práticas como ferramenta educativa e promotora da saúde e da qualidade de vida, para indivíduos em diferentes períodos da vida.
A Educação Ambiental, em uma visão não reducionista, trata de evidenciar, nas mais variadas dimensões dos processos de ensino-aprendizagem, a indissociabilidade e os processos recursivos que se estabelecem entre as dimensões e/ou organizações socioculturais e as condições socioambientais que lhes correspondem. Sendo assim a Educação Ambiental traduz uma perspectiva pedagógica que pode e deve estar presente em todos os âmbitos disciplinares e níveis de ensino, como ação educativa permanente que proporciona aos educandos e educadores consciência de que as questões e os problemas ambientais derivam das relações que as pessoas estabelecem entre si e, destas, com os demais elementos da natureza.
A educação social, compreendida como conjunto de diretrizes, orientações, critérios e ações com vistas à promoção e a garantia do bem estar social, relaciona-se com a educação para a saúde, para o trabalho, para a justiça e cidadania, para ações voltadas ao meio ambiente, moradia, saneamento, dentre outras áreas. O campo de atuação vincula-se à educação formal e não-formal junto a movimentos sociais e associativismo.
No campo da educação jurídica, visa-se discutir a formação (em sentido amplo) oferecida aos operadores do direito de modo a que possam compreender e lidar com questões dos direitos, direitos humanos, diversidade, interculturalidade e cidadania dos mais diferentes grupos sociais. Em uma perspectiva crítica, também objetiva discutir a formação em direito em sua integralidade refletindo sobre o modus operandi do judiciário (construído por meio do modo como os operadores do direito constroem seu horizonte interpretativo e se pensam a partir dele).
As diferentes particularidades da Educação, integradas na totalidade dos processos educativos que integram este NPD, criam a necessidade de um novo campo de pesquisa e docência na Escola de Artes, Ciências e Humanidades objetivada na proposta do Programa de Pós-Graduação em (Novas) Arquiteturas Pedagógicas, nos níveis de mestrado e doutorado, a ser construída coletivamente pelos docentes nucleados.
- Critérios utilizados para nucleação
Ter inserção profissional na área Educação, seja no âmbito da educação formal, educação não formal e informal nas várias formas de manifestação.
- Educação formal ? educação básica (infantil, fundamental e médio), formação profissional (tecnológico e superior) e educação permanente.
- Educação não formal ? educação popular e para o trabalho, entidades e ações voltadas à população de vulnerabilidade social assim como processos educativos no âmbito cultural (artes em geral, ciências, esporte e lazer);
- Educação Informal ? processos educativos oriundos de relações sociais não sistematizadas ocorridas na família, associações, mídias, atendimento médico-hospitalar, assistência social, entre outros.
- Um breve plano de metas e ações:
1. Gerir a carga horária dos docentes integrandos à graduação e pós-graduação, de acordo com o cronograma de reestruturação da EACH;
2. Administrar afastamentos aos docentes para intercâmbios internacionais e licença-prêmio;
3. Abrir concursos para progressão da carreira docente para os anos de 2017/2018:
· Até 4 vagas anuais para livre-docência ( 8 vagas no biênio);
· Até duas novas vagas para professor titular no biênio - 2017/2018;
4. Incentivar progressão horizontal da carreira entre os docentes;
5. Incentivar convênios nacionais e internacionais que agreguem o maior número de docentes nucleados;
6. Apoiar a realização de congressos nacionais e internacionais no campo da Educação - mínimo de 1 evento/ ano;
7. Apoiar a publicação de livros, seja nos formatos de coletâneas ou individuais na forma de E-book pela EACH USP - mínimo de 1 livro/ano;
8. Ter representação na ANPED - GTs Psicologia da Educação entre outros - SBenbio, Abrapec e outras de outras áreas da Educação.
Lista de participantes vinculados administrativamente ao NPD.
Cristina Landgraf Lee |
Juliana Pedreschi Rodrigues |
Luis Paulo Piassi |
Maria Eliza Mattosinho Bernardes |
Mariana Harumi Cruz Tsukamoto |
Patricia Junqueira Grandino |
Ulisses Ferreira de Araujo |
Ivan Ramos Estavão |
Paulo Rogério Miranda Correia |
Maria Silvia Barros de Held |
Marcelo Arno Nerling |
Giselle Gubernikoff |
Docentes sem vínculo administrativo com o NPD, mas que desejam oficialmente com ele colaborar.
Antonio Takao Kanamaru |
Celi Rodrigues Chaves Dominguez |
Gislene Aparecida dos Santos |
Luciana Maria Viviani |
Marcos Bernardino de Carvalho |
Marilia Velardi |
Verónica Marcela Guridi |