Envelhecimento, Sociedade e Saúde
NPD - Envelhecimento, Sociedade e Saúde
Responsáveis pela proposta
Mônica Sanches Yassuda - yassuda@usp.br
Tânia Araújo Viel - taniaviel@usp.br
Descrição e justificativa do NPD
Critérios utilizados para nucleação
Foi utilizado como critério de reunião dos docentes deste NPD o interesse pelo estudo do envelhecimento, em seus múltiplos aspectos, direta ou indiretamente. Considerando-se a experiência dos docentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Gerontologia, a proposta iniciou-se neste grupo, mas está aberta a todos que atendam o interesse central do núcleo.
O envelhecimento pode ser entendido como um processo que se dá ao longo da vida, dinâmico, relacional, determinado por variáveis biopsicossociais, composto por perdas e ganhos, de caráter heterogêneo. Devido a sua complexidade, diversas áreas do conhecimento podem se interessar por sua investigação, de forma integrada, ou focada em aspectos específicos. A mesma lógica está vinculada à gestão desse processo, com ações que incluem diversos setores e agentes da sociedade e do escopo da área da saúde.
A produção nacional sobre o envelhecimento até o momento abrange a descrição e a explicação das mudanças típicas desse processo e de seus determinantes genético-biológicos, psicológicos e socioculturais; o foco nas diversas experiências de velhice, como etapa da vida, em diferentes contextos, e nos idosos, como segmento social de ordem etária; a caracterização de padrões de envelhecimento normal, ótimo e patológico; a realização de estudos comparativos e o estabelecimento de modelos animais de envelhecimento; a consideração dos níveis reais de desenvolvimento e do potencial para o desenvolvimento na velhice; as políticas públicas e direitos relacionados à velhice; dentre muitos outros.
Os principais focos de interesse do núcleo são:
1. Gestão gerontológica;
2. Processos educativos no envelhecimento;
3. Compreensão do processo saúde/doença;
4. Psicologia do envelhecimento;
5. Envelhecimento cognitivo;
6. Envelhecimento, aparência e significado;
7. Ciclo vital e adaptações ambientais;
8. Habitação e cidade para um envelhecimento digno;
9. Políticas públicas para o envelhecimento saudável;
10. Epigenética e Biotecnologia
11. Direitos Humanos, envelhecimento e velhice.
Objetivos e Justificativa para criação
O NPD ficará responsável pela atribuição das disciplinas de graduação e pós-graduação oferecidas pelos professores listados acima. Assim, ficará responsável pela gestão da carga didática destes professores, oferecerá suporte na condução das carreiras dos envolvidos e fará a interlocução entre a Comissão de Coordenação dos Cursos, a Comissão de Graduação da EACH-USP e demais colegiados envolvidos.
A justificativa para a nucleação desses docentes relaciona-se à compreensão e preocupação em relação ao ciclo vital e processo de envelhecer, com foco em seus diferentes aspectos. Dessa forma, aspectos psicológicos, biológicos, socioculturais, econômicos, jurídicos, ambientais, políticos e de saúde (sem limitar-se a esses termos) compõem os interesses dos envolvidos. Com isso, um dos objetivos dessa nucleação é fortalecer os vínculos de colaboração dos referidos professores em docência, pesquisa e extensão.
Um breve plano de metas e ações
A missão geral do NPD Envelhecimento Sociedade e Saúde é estimular a investigação e produção de conhecimento em torno do tema central de interesse, preparar profissionais e educar a sociedade para enfrentar os desafios do envelhecimento populacional, marca do atual século em todo mundo. Alguns docentes pertencentes ao núcleo não estudam direta ou exclusivamente o processo de envelhecimento, entretanto, investigam aspectos que compõem e influenciam esse processo, em suas linhas de pesquisa. As ações envolvem o planejamento de seminários, ciclos de debates e momentos de integração desses interesses.
Interfaces do NPD com ensino, pesquisa e extensão
Na docência, o NPD poderá facilitar parcerias integradas no oferecimento de disciplinas. O NPD poderá também fomentar a realização de pesquisas de maior porte, contando com a parceria entre docentes que atuam em diferentes frentes e provenientes de diversas áreas de formação. Exemplos dessa natureza serão relatados no próximo item.
Experiência anterior do grupo em relação à proposta do NPD
A maioria dos docentes deste núcleo encontra-se reunida no Bacharelado e no PPG em Gerontologia e muitos atuam em parcerias diversas há mais de 10 anos. Alguns professores que compõem o núcleo também pertencem a outros PPGs da EACH como o PPG Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular e possuem interesses que estão relacionados direta ou indiretamente com a manutenção da qualidade de vida e qualidade ambiental ao longo da vida. Docentes provenientes de outras origens certamente são bem-vindos para compor os esforços, se desejarem, como trazer novas oportunidades de atuação, trocas e reflexão. Citamos como exemplo de ações deste grupo já realizadas e em andamento:
1. A criação e condução da Universidade Aberta a Terceira Idade (UNaTI) EACH-USP que, desde 2006, vem oferecendo excelentes oportunidades de treinamento de estudantes, realização de pesquisas e oferta de programas educativos aos mais velhos. Destaca-se que professores de outros cursos também estão envolvidos com esse programa de extensão.
2. A realização de projetos de pesquisa de grande porte, como:
2.1. Em 2010, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) financiou uma vasta coleta de dados sobre saúde e bem-estar de todos os matriculados na UNaTI no início e no final do ano letivo. O objetivo desse estudo foi avaliar os impactos da participação nas atividades oferecidas naquele ano.
2.2. Em 2008, realizamos, em parceria com a UNICAMP e outras universidades brasileiras, o projeto FIBRA ? Perfis de Fragilidade em Idosos Brasileiros. Este projeto envolveu 30 alunos da graduação em Gerontologia, quando foram avaliados 385 idosos em Ermelino Matarazzo. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência da síndrome da fragilidade no Brasil e fatores de risco para a síndrome. Atualmente, estamos realizando o estudo de seguimento destes idosos, novamente em parceria com a UNICAMP. Este projeto foi contemplado pelo projeto Universal do CNPq de 2016.
2.3. Desde 2013, com o apoio da FAPESP está em andamento o projeto ?A estratégia do Bairro Amigo do Idoso aplicada aos bairros do Brás e da Mooca: ambiência e construção da cidade para o Envelhecimento Ativo? que investiga estratégias e impactos do ambiente construído no envelhecimento em dignidade, sob o enfoque dos direitos humanos.
3. O PPG em Gerontologia, criado em 2015, também é decorrente da parceria que já existe entre os docentes que farão fazer parte do NPD, visto que o projeto, as linhas de pesquisa e as disciplinas foram propostas pelo grupo. Conta com a liderança das professoras Meire Cachioni e Ruth Caldeira de Melo.
4. Desde 2007, esse grupo realiza anualmente a Jornada de Gerontologia, com a realização, em alguns anos, de encontros de natureza internacional. Em 2016, o PPG em Gerontologia realizou o primeiro seminário de pesquisa, contando com a presença de pesquisadores diversos.
5. Os docentes constituíram vínculos internacionais de pesquisa e intercâmbio, com, por exemplo, as seguintes instituições: Institute for Developing Economies (Japão); Universidad Complutense de Madrid (Espanha); Universidade de Lisboa, Escola Superior de Educação de Coimbra, Universidade do Porto (Portugal); Universidad del Vale de Toluca (México); Universidad Alas Peruanas (Peru); Universidade de Edimburgo e Heriot Watt (Escócia); Université de Bretagne Occidentale (França) e Universidade de Pádova (Itália).
6. Suporte a entidades estudantis, como a Liga de Gerontologia EACH USP, Centro Acadêmico da Gerontologia e Empresa Junior de Gerontologia, além da Associação Brasileira de Gerontologia, formada por egressos do curso de graduação.
7. Convênio de estágio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema de Assistência Social (SUAS), o que proporciona aos docentes acompanharem os estagiários pessoalmente nos serviços de atenção ao idoso. Outro convênio de estágio, recentemente iniciado com a rede pública foi com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
8. Liderança no projeto de extensão Divulga EACH, que anualmente divulga a universidade, a escola, cursos e oportunidades na comunidade, através de palestras e participação em feiras de profissões.
9. Publicações em periódicos de alto impacto.
10. Convênios internacionais de cooperação com diversas instituições: Universidad Alas Peruanas (sob a coordenação da Profa. Rosa Chubaci), Université de Bretagne Occidentale (sob a coordenação da Profa. Bibiana Graeff), Instituto Politécnico de Coimbra (sob a coordenação da Profa. Meire Cachioni) Universidade Técnica de Lisboa- Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (sob a coordenação da Profa. Marisa Domingues), Universidad Estatal del Valle de Toluca (sob a coordenação da Profa. Rosa Chubaci) e Instituto Politécnico de Bragança (sob a coordenação da Profa. Marisa Domingues).
Desta forma, entende-se que os esforços pregressos desse grupo representam ações de articulação bem-sucedida em docência, pesquisa e extensão no que tange ao interesse central do NPD, o tema do envelhecimento. As possibilidades de fortalecimento e integração das ações já em andamento, nacionais e internacionais, visando o desempenho a contento do NPD, partem, portanto, de interesses e vínculos teóricos, pedagógicos e metodológicos, mesmo que diversos e nem sempre concordantes, posto que ancorados em aspectos éticos e respeito mútuo, construídos ao longo dos últimos 10 anos.
Lista de participantes vinculados administrativamente ao NPD.
Ana Paula Curi |
Andrea Lopes |
Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez |
Caroline Ribeiro de Borja Oliveira |
Deusivânia Vieira da Silva Falcão |
Francisco Luciano Pontes Junior |
Maria Luisa Trindade Bestetti |
Marisa Accioly Rodrigues da Costa Domingues |
Meire Cachioni |
Mônica Sanches Yassuda |
Rosa Yuka Sato Chubachi |
Ruth Caldeira de Melo |
Samila Sathler Tavares Batistoni |
Tânia Araújo Viel |
Vanessa Martins Valente Guimarães |
José Ribamar dos Santos Ferreira Júnior |
Silvia Regina Dowgan Tesseroli de Siqueira |
Docentes sem vínculo administrativo com o NPD, mas que desejam oficialmente com ele colaborar.
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