Envelhecimento, Sociedade e Saúde

NPD - Envelhecimento, Sociedade e Saúde

Responsáveis pela proposta

Mônica Sanches Yassuda - yassuda@usp.br

Tânia Araújo Viel - taniaviel@usp.br

Descrição e justificativa do NPD

 Critérios utilizados para nucleação

Foi utilizado como critério de reunião dos docentes deste NPD o interesse pelo estudo do envelhecimento, em seus múltiplos aspectos, direta ou indiretamente. Considerando-se a experiência dos docentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Gerontologia, a proposta iniciou-se neste grupo, mas está aberta a todos que atendam o interesse central do núcleo.  
O envelhecimento pode ser entendido como um processo que se dá ao longo da vida, dinâmico, relacional, determinado por variáveis biopsicossociais, composto por perdas e ganhos, de caráter heterogêneo. Devido a sua complexidade, diversas áreas do conhecimento podem se interessar por sua investigação, de forma integrada, ou focada em aspectos específicos. A mesma lógica está vinculada à gestão desse processo, com ações que incluem diversos setores e agentes da sociedade e do escopo da área da saúde.
A produção nacional sobre o envelhecimento até o momento abrange a descrição e a explicação das mudanças típicas desse processo e de seus determinantes genético-biológicos, psicológicos e socioculturais; o foco nas diversas experiências de velhice, como etapa da vida, em diferentes contextos, e nos idosos, como segmento social de ordem etária; a caracterização de padrões de envelhecimento normal, ótimo e patológico; a realização de estudos comparativos e o estabelecimento de modelos animais de envelhecimento; a consideração dos níveis reais de desenvolvimento e do potencial para o desenvolvimento na velhice; as políticas públicas e direitos relacionados à velhice; dentre muitos outros.
Os principais focos de interesse do núcleo são: 
1. Gestão gerontológica; 
2. Processos educativos no envelhecimento; 
3. Compreensão do processo saúde/doença; 
4. Psicologia do envelhecimento;
5. Envelhecimento cognitivo;
6. Envelhecimento, aparência e significado;
7. Ciclo vital e adaptações ambientais;
8. Habitação e cidade para um envelhecimento digno;
9. Políticas públicas para o envelhecimento saudável;
10. Epigenética e Biotecnologia
11. Direitos Humanos, envelhecimento e velhice.
 
Objetivos e Justificativa para criação
O NPD ficará responsável pela atribuição das disciplinas de graduação e pós-graduação oferecidas pelos professores listados acima. Assim, ficará responsável pela gestão da carga didática destes professores, oferecerá suporte na condução das carreiras dos envolvidos e fará a interlocução entre a Comissão de Coordenação dos Cursos, a Comissão de Graduação da EACH-USP e demais colegiados envolvidos.
A justificativa para a nucleação desses docentes relaciona-se à compreensão e preocupação em relação ao ciclo vital e processo de envelhecer, com foco em seus diferentes aspectos. Dessa forma, aspectos psicológicos, biológicos, socioculturais, econômicos, jurídicos, ambientais, políticos e de saúde (sem limitar-se a esses termos) compõem os interesses dos envolvidos. Com isso, um dos objetivos dessa nucleação é fortalecer os vínculos de colaboração dos referidos professores em docência, pesquisa e extensão.
 
Um breve plano de metas e ações
A missão geral do NPD Envelhecimento Sociedade e Saúde é estimular a investigação e produção de conhecimento em torno do tema central de interesse, preparar profissionais e educar a sociedade para enfrentar os desafios do envelhecimento populacional, marca do atual século em todo mundo. Alguns docentes pertencentes ao núcleo não estudam direta ou exclusivamente o processo de envelhecimento, entretanto, investigam aspectos que compõem e influenciam esse processo, em suas linhas de pesquisa. As ações envolvem o planejamento de seminários, ciclos de debates e momentos de integração desses interesses.
 
Interfaces do NPD com ensino, pesquisa e extensão
Na docência, o NPD poderá facilitar parcerias integradas no oferecimento de disciplinas. O NPD poderá também fomentar a realização de pesquisas de maior porte, contando com a parceria entre docentes que atuam em diferentes frentes e provenientes de diversas áreas de formação. Exemplos dessa natureza serão relatados no próximo item. 
 
Experiência anterior do grupo em relação à proposta do NPD
A maioria dos docentes deste núcleo encontra-se reunida no Bacharelado e no PPG em Gerontologia e muitos atuam em parcerias diversas há mais de 10 anos. Alguns professores que compõem o núcleo também pertencem a outros PPGs da EACH como o PPG Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular e possuem interesses que estão relacionados direta ou indiretamente com a manutenção da qualidade de vida e qualidade ambiental ao longo da vida. Docentes provenientes de outras origens certamente são bem-vindos para compor os esforços, se desejarem, como trazer novas oportunidades de atuação, trocas e reflexão. Citamos como exemplo de ações deste grupo já realizadas e em andamento:
1. A criação e condução da Universidade Aberta a Terceira Idade (UNaTI) EACH-USP que, desde 2006, vem oferecendo excelentes oportunidades de treinamento de estudantes, realização de pesquisas e oferta de programas educativos aos mais velhos. Destaca-se que professores de outros cursos também estão envolvidos com esse programa de extensão.
2. A realização de projetos de pesquisa de grande porte, como: 
2.1. Em 2010, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) financiou uma vasta coleta de dados sobre saúde e bem-estar de todos os matriculados na UNaTI no início e no final do ano letivo. O objetivo desse estudo foi avaliar os impactos da participação nas atividades oferecidas naquele ano. 
2.2. Em 2008, realizamos, em parceria com a UNICAMP e outras universidades brasileiras, o projeto FIBRA ? Perfis de Fragilidade em Idosos Brasileiros. Este projeto envolveu 30 alunos da graduação em Gerontologia, quando foram avaliados 385 idosos em Ermelino Matarazzo. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência da síndrome da fragilidade no Brasil e fatores de risco para a síndrome. Atualmente, estamos realizando o estudo de seguimento destes idosos, novamente em parceria com a UNICAMP. Este projeto foi contemplado pelo projeto Universal do CNPq de 2016. 
2.3. Desde 2013, com o apoio da FAPESP está em andamento o projeto ?A estratégia do Bairro Amigo do Idoso aplicada aos bairros do Brás e da Mooca: ambiência e construção da cidade para o Envelhecimento Ativo? que investiga estratégias e  impactos do ambiente construído no envelhecimento em dignidade, sob o enfoque dos direitos humanos.
3. O PPG em Gerontologia, criado em 2015, também é decorrente da parceria que já existe entre os docentes que farão fazer parte do NPD, visto que o projeto, as linhas de pesquisa e as disciplinas foram propostas pelo grupo. Conta com a liderança das professoras Meire Cachioni e Ruth Caldeira de Melo. 
4. Desde 2007, esse grupo realiza anualmente a Jornada de Gerontologia, com a realização, em alguns anos, de encontros de natureza internacional. Em 2016, o PPG em Gerontologia realizou o primeiro seminário de pesquisa, contando com a presença de pesquisadores diversos.
5. Os docentes constituíram vínculos internacionais de pesquisa e intercâmbio, com, por exemplo, as seguintes instituições: Institute for Developing Economies (Japão); Universidad Complutense de Madrid (Espanha); Universidade de Lisboa, Escola Superior de Educação de Coimbra, Universidade do Porto (Portugal); Universidad del Vale de Toluca (México); Universidad Alas Peruanas (Peru); Universidade de Edimburgo e Heriot Watt (Escócia); Université de Bretagne Occidentale (França) e Universidade de Pádova (Itália).
6. Suporte a entidades estudantis, como a Liga de Gerontologia EACH USP, Centro Acadêmico da Gerontologia e Empresa Junior de Gerontologia, além da Associação Brasileira de Gerontologia, formada por egressos do curso de graduação.
7. Convênio de estágio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema de Assistência Social (SUAS), o que proporciona aos docentes acompanharem os estagiários pessoalmente nos serviços de atenção ao idoso. Outro convênio de estágio, recentemente iniciado com a rede pública foi com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
8. Liderança no projeto de extensão Divulga EACH, que anualmente divulga a universidade, a escola, cursos e oportunidades na comunidade, através de palestras e participação em feiras de profissões.
9. Publicações em periódicos de alto impacto.
10. Convênios internacionais de cooperação com diversas instituições: Universidad Alas Peruanas (sob a coordenação da Profa. Rosa Chubaci), Université de Bretagne Occidentale (sob a coordenação da Profa. Bibiana Graeff), Instituto Politécnico de Coimbra (sob a coordenação da Profa. Meire Cachioni) Universidade Técnica de Lisboa- Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (sob a coordenação da Profa. Marisa Domingues), Universidad Estatal del Valle de Toluca (sob a coordenação da Profa. Rosa Chubaci) e Instituto Politécnico de Bragança (sob a coordenação da Profa. Marisa Domingues).
Desta forma, entende-se que os esforços pregressos desse grupo representam ações de articulação bem-sucedida em docência, pesquisa e extensão no que tange ao interesse central do NPD, o tema do envelhecimento. As possibilidades de fortalecimento e integração das ações já em andamento, nacionais e internacionais, visando o desempenho a contento do NPD, partem, portanto, de interesses e vínculos teóricos, pedagógicos e metodológicos, mesmo que diversos e nem sempre concordantes, posto que ancorados em aspectos éticos e respeito mútuo, construídos ao longo dos últimos 10 anos.

Lista de participantes vinculados administrativamente ao NPD.

 

Ana Paula Curi  
Andrea Lopes  
Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez 
Caroline Ribeiro de Borja Oliveira 
Deusivânia Vieira da Silva Falcão  
Francisco Luciano Pontes Junior  
Maria Luisa Trindade Bestetti 
Marisa Accioly Rodrigues da Costa Domingues 
Meire Cachioni 
Mônica Sanches Yassuda  
Rosa Yuka Sato Chubachi 
Ruth Caldeira de Melo  
Samila Sathler Tavares Batistoni 
Tânia Araújo Viel  
Vanessa Martins Valente Guimarães 
José Ribamar dos Santos Ferreira Júnior
Silvia Regina Dowgan Tesseroli de Siqueira

 

Docentes sem vínculo administrativo com o NPD, mas que desejam oficialmente com ele colaborar.

Nâo informado