Quem Somos?

Ruth Caldeira de Melo

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Na mesma instituição, obteve o título de mestre (2004) e doutora (2008) em Fisioterapia. Durante o período de doutoramento, realizou estágio (Doutorado "Sandwich" - bolsa SWE/CNPq) no "Integrative Physiology of Aging Laboratory" da "University of Colorado at Boulder - USA", onde foi co-orientada pelo Professor Douglas R. Seals.

Nesse mesmo laboratório, participou como "research associate" em um projeto financiado pelo NIH ("National Institute of Health"). Atualmente é docente do curso de Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Reabilitação Cardíaca e Envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, exercício físico, sistema cardiovascular, sistema musculoesquelético e Pilates.

• FAPESP
  • CNPQ