FAQ

Qual o seu horário de atendimento?

De 2ª à 6ª em horário à combinar.

Qual é a duração e quais os custos envolvidos para cursar o Mestrado em Sistemas Complexos?

O prazo máximo para conclusão do mestrado é de 30 meses. Não há custos em Mestrados stricto sensu oferecidos pela Universidade de São Paulo. Estudantes selecionados podem receber bolsas oferecidas pelas agências públicas CAPES, CNPq e FAPESP. Neste caso exige-se dedicação exclusiva ao programa. É possível também se dedicar ao programa sem bolsa desde que sejam observados a necessidade para flexibilidade de horários para atividades do programa e o prazo limite para conclusão.

Qual o título obtido ao final do curso e quais os requisitos para sua obtenção?

Os alunos egressos obterão o título de Mestre em Ciências. Os pré-requisitos para obtenção do título são cursar com sucesso o número mínimo de créditos e apresentar uma dissertação final a ser aprovada por uma banca julgadora. O número mínimo de créditos a ser obtido pelo aluno de mestrado é 100 (cem) créditos, distribuídos da seguinte maneira: a. 50 (cinqüenta) créditos em disciplinas; b. 50 (cinqüenta) créditos pela dissertação. Cada disciplina requer 10 horas de dedicação semanal, 4 horas em sala de aula e 6 horas de estudo, equivalendo a 10 créditos. Das 5 disciplinas necessárias é obrigatória a escolha de uma disciplina básica em cada área de pesquisa (disciplinas da linha 1; disciplinas da linha 2). Em um prazo máximo de 18 meses do início o estudante deve passar em um exame de qualificação. A dissertação final deve ser apresentada em um prazo máximo de 30 meses. Para detalhes veja as normas do programa.

Como é o processo de seleção para ingresso?

Há exames anuais compostos por uma prova escrita, avaliação de um projeto de pesquisa proposto pelo candidato e uma entrevista. O ingressante também deve demonstrar conhecimentos adequados da língua inglesa.

Com exceção do exame de proficiência em inglês, o processo de aplicação e avaliação das provas e a divulgação dos resultados são de responsabilidade da Comissão de Seleção, indicada pela CCP-Sistemas Complexos (Comissão de Coordenação de Programa).