Banco de vivências

Faça como a gente!

 

Aqui você encontrará orientações, vídeos e imagens descrevendo as vivências do EducAtivo. 

 

 

1- Atividade inicial com bexiga:

Essa atividade consiste em orientar os participantes a jogarem uma bexiga para o alto com determinada parte do corpo. Usando como exemplo as mãos, primeiro deve jogar a bexiga para cima usando apenas a mão direita por aproximadamente 1 minuto, depois trocar e usar apenas a mão esquerda e por fim usar as duas mãos ao mesmo tempo (também pode ser o contrário, começar com as duas mãos e depois fazer com uma só). Essa sequência se repete com as demais partes do corpo, sendo elas: Mãos, antebraço, cotovelo, ombros, joelhos, pés e cabeça.

 

 

2- Escravos de Jó:

Consiste em uma atividade que segue o ritmo da música escravos de jó. A música começa lenta e acelera conforme o tempo, da mesma forma o movimento corporal. Começamos dando as mãos e formando uma roda, com a roda formada soltamos as mãos (também pode ser de mãos dadas) e ao início da música damos passos lentos à direita. Na parte da música que diz ?TIRA? damos um passo pra trás, na parte que diz ?PÕE? damos um passo para frente, na parte ?DEIXA FICAR? abaixamos duas vezes dobrando o joelho simultaneamente e por fim, no refrão ?ZIGUE-ZIGUE-ZÁ? Vamos para a esquerda, meio, esquerda, dando um salto pequeno. Essa sequência se repete e vai aumentando de velocidade conforme a música acelera. 

MÚSICA:

Escravos de Jó

Jogavam caxangá

Tira, põe

Deixa ficar

Guerreiros com guerreiros

Fazem zigue-zigue-zá

Guerreiros com guerreiros

Fazem zigue-zigue-zá


 

3- Dinâmica da bexiga II:

 

Consiste em fazer uma roda entre os participantes, distribuir uma bexiga para cada e iniciar fazendo movimentos de alongamento/aquecimento usando a mesma. No início o condutor da dinâmica pode sugerir algumas posições, mas o objetivo é que os participantes consigam pensar e elaborar movimentos. Exemplos:

-Segurar a bexiga com as mãos na altura do peito, trazer pra perto e    levar pra frente;

-Levantar o joelho até alcançar a bexiga que está sendo segurada na altura da barriga;

-Colocar a bexiga nas costas;

-Levar a bexiga até os pés e subir colocando a mesma no alto repetidas vezes. 


 

4- Jogo dos alimentos:

Após a aula de classificação dos alimentos, distribuímos para os participantes entre 3 e 4 cartas do jogo da memória que contêm figuras de alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados . Pedimos para que eles tentem fazer a classificação e em seguida fazemos a correção. 

 

5- Dinâmica bexiga III:

Pessoas em círculo segurando a bexiga acima da cabeça, uma das pessoas irá escolher a direção (esquerda ou direita) que o restante dos participantes deverá dar um passo. Cada pessoa deve deixar a bexiga em cima da sua cabeça e soltar ao dar o passo, pegando a bexiga da pessoa ao seu lado, sem que ela caia no chão.

 

 

6- Caminhada orientada (como a que foi feita no Ametista) 

 


Ao início da caminhada orientar três velocidades, sendo 1 lento, 2 médio e 3 rápido. Durante a atividade falar os números aleatoriamente e os participantes seguem o ritmo da caminhada. Orientar alguns movimentos durante a caminhada, como dar passos mais largos por algum tempo e depois voltar a caminhada normal para oferecer um descanso ativo. Após um período pequeno de descanso as orientações mudam como: dar passos de lado , aumentar a amplitude do joelho enquanto caminha, colocar as mãos pra trás e tentar alcançá-las com os calcanhares indo em direção ao glúteo, andando um pouco encolhido em direção ao chão, etc cabe ressaltar que ambas as sequências tinham um descanso ativo voltando a caminhar em um ritmo tranquilo mais sem parar.

 

7- Construir a pirâmide alimentar:

Construir uma pirâmide alimentar de acordo com a classificação dos alimentos e ordem do que deve ser consumido em maior quantidade. Na base estão os alimentos in natura e no topo os ultraprocessados. Essa construção pode ser feita por grupos ou com a participação de todos e orientação do condutor da aula. 

 


8- Acroyoga

É uma prática dinâmica da acrobacia onde envolve posturas e referências do yoga. Para praticar são necessárias, no mínimo, 3 pessoas, as quais desempenharão as seguintes funções:

- Base: é a pessoa que serve de apoio aos demais, possibilitando a acrobacia. A base tem que ser forte, flexível, ter o dom de se comunicar de forma não violenta e calma, e transmitir confiança ao voador.

- Voador: é a pessoa erguida, que executa os movimentos. O voador precisa ter força, flexibilidade, controle emocional e físico, se manter calmo, entregue e confiar em sua base.

- Anjo: é a pessoa que cuida para que acidentes não ocorram. Talvez seja o elemento mais importante, pois precisa se manter sempre atento, passar confiança tanto para a base quanto para o voador, além de auxiliar nos movimentos indicando e corrigindo as posturas, quando necessário.

O acroyoga une os praticantes; estimula autoconfiança, além de desenvolver a confiança entre os membros do grupo; e promove superação de medos e traumas.

 

 

9- Atividade para equilíbrio:

Prática que traz como característica o resgate e o treinamento do controle do corpo para o equilíbrio que consiste nos seguintes movimentos: Com um pé atrás e o outro na frente tentará apoiar o peso do corpo no pé de trás, o pé da frente fará três movimentos em pontos imaginários que formará um triângulo como evolução do exercício o pé da frente irá se afastando cada vez mais do chão tentando fazer o movimento dos três pontos imaginários. Próximo movimento é feito com um pé de apoio a pessoa estica os braços pra cima e dá uma leve inclinada pro lado mantendo o peso em um dos pés. 

 

10- Estratégia anti-quedas:

  

Essa é uma atividade que antecede a atividade 13 ela é usada como preparo e precaução para as atividades de equilíbrio.

Movimentos ficando em pé a pessoa forçará o corpo para frente o inclinando sem tirar os pés do chão, a pessoa deverá forçar o corpo ao sentido da frente dela até desequilibrar e o pé sair de trás pra manter a estabilidade

Continuando, o outro movimento é bem semelhante só que agora terá que forçar o peso do corpo pra trás.

Na sequência o exercício terá a mesma dinâmica só que agora irá forçar o peso ao lado no sentido esquerda depois direita os movimentos são semelhantes ao primeiro.