Quem Somos?

Somos EducAtivo!

O EducAtivo é um programa de extensão universitária que atua nos espaços das comunidades circunvizinhas à EACH, como postos de saúde (UBS), parques, condomínios e outros espaços sociais. Por meio de intervenções sobre a atividade física e alimentação saudável, promovemos ações de educação em saúde.

A ideia do programa surgiu a partir das pesquisas realizadas pelo GEPAF - Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemilógicas em Atividade Física e Saúde. Desde 2007 o grupo estuda a população adulta de Ermelino Matarazzo - diagnosticada com valores elevados de inatividade física em estudo de prevalência. O GEPAF interviu e comparou programa de exercícios supervisionado e de educação em saúde e identificou que este último modelo foi mais efetivo para a manutenção do nível de atividade física de adultos.

A programação contempla aulas de atividade física, rodas de conversa e aulas expositivas dialogadas sobre capacidades físicas e cuidados para a prática. Há ainda dicas para uma alimentação adequada e saudável, seguindo as orientações do Guia Alimentar da População Brasileira (Ministério da Saúde, 2014).

• FAPESP