Disciplinas de Pós-Graduação

Docente Responsável:

Tiago Mauricio Francoy

Objetivos:

Apresentar e discutir com os alunos a importância da utilização de características morfológicas nos estudos de ecologia, genética e conservação dos insetos. Demonstrar, de forma prática e com a utilização de dados dos próprios alunos, as vantagens e aplicações das diferentes técnicas de morfometria em estudos populacionais e entomológicos.

Justificativa:

A partir do surgimento das técnicas de morfometria geométrica, uma revolução se iniciou no campo da morfometria. Atualmente, seu uso tem crescido constantemente e as aplicações vão desde estudos ecológicos até populacionais e genéticos. Além de ser uma técnica que tem apresentando resultados promissores, pode facilmente ser aplicada a diversas áreas da Entomologia e é importante que o entomólogo adquira conhecimento sobre as diversas aplicações da morfometria e saiba de suas potencialidades e aplicações, de modo a utilizá-las quando necessário ou oportuno.

Conteúdo:

1) História da Morfometria; 2) Teorias e Fundamentos da morfometria tradicional 3) Análises de estatística multivariada aplicadas a dados de morfometria; 4) Fundamentos de Morfometria Geométrica; 5) Técnicas baseadas em marcos anatômicos; 6) Técnicas baseadas em contorno; 7) Assimetria Flutuante; 8) Aplicações de morfometria em estudos entomológicos.

Forma de Avaliação:

Seminários e relatório final.

Bibliografia:

Bookstein, F. L. (1991). Morphometric tools for landmark data: geometry and biology. Cambridge Univ. Press: New York.
Monteiro, L.R. & Reis, S.F. (1999) Princípios de morfometria geométrica. Holos Editora.
Zelditch, M. L., Swiderski D. L., Sheets H. D. & Fink, W. L. (2004).Geometric Morphometrics for biologists: a primer. Elsevier Academic Press

Artigos e revisões serão serão distribuídos aos alunos ao longo da disciplina.