Experiências de Desrespeito

Haveria relação entre o motivo edênico e o grau de percepção da injúria racial? Considerando a teoria do reconhecimento de Honneth e as teorias poscoloniais, esta pesquisa visa investigar o problema acima, delimitado nas questões: "Em que medida o motivo edênico impacta na percepção das injúrias raciais? É possível afirmar que haja uma relação entre a denúncia da injúria racial e o aumento do sentimento de auto-respeito entre os denunciantes?", a investigação terá como objetivos, a partir de uma amostra não probabilística: 1- analisar os casos arquivados de denúncia de crimes de injúria racial no Fórum de São Paulo - Capital, entre 1989 e 2011, em ordem regressiva, para verificar a presença do motivo edênico na percepção da injúria racial; 2-realizar pesquisa de opinião pública para verificar a presença do motivo edênico na percepção da injúria racial; 3- buscar compreender, por meio das teorias de reconhecimento e poscoloniais, os modos como a injúria racial é vivida e percebida por suas vítimas e a forma como essa vivência afeta sua inserção na sociedade; 4-promover o estudo das teorias do reconhecimento e do poscolonialismo; 5-identificar autores do poscolonialismo brasileiro. Serão utilizados os seguintes procedimentos analíticos, considerando-se o método hipotético dedutivo: o estudo das relações entre variáveis e as técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de opinião e entrevistas. Os resultados esperados são: criar um arquivo digital, para estudiosos, com os resultados das análises; ter informações sobre o vigor do motivo edênico e suas conseqüências, produzir conhecimento sobre as teorias de reconhecimento e poscoloniais; produzir conhecimento sobre as teorias poscoloniais brasileiras

Financiamento: FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

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Membros Pesquisadores

Professores Pós-Doutores
Profa. Dra. Gislene Aparecida dos Santos

Profa. Dra. Gislene Aparecida dos Santos

Livre docente pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Filosofia (USP), especialização em Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise (UNICAMP), Doutorado em Psicologia (USP), pós-doutorado pelo Kings College London (área de Estudos Portugueses e Brasileiros) e York University (Estudos sobre Brasil-Canadá). É professora da Universidade de São Paulo lecionando no curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, no Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito e no Programa de Pós-graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. É pesquisadora do GEPPIS-USP e do Diversitas-USP. Em suas publicações, orientações acadêmicas, projetos de pesquisa e extensão focaliza discussões sobre ética e direitos humanos, estudos críticos do direito, estudos pós-coloniais, fundamentos teóricos do multiculturalismo e das políticas de reconhecimento, inclusão, discriminação e racismo.

Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/2429128741364993

Professores Mestres
Natália Neris da Silva Santos

Natália Neris da Silva Santos

Mestra em Direito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atua em projetos de pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social (GEPPIS) da Universidade de São Paulo e Núcleo de Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDD/CEBRAP). Atualmente é pesquisadora no InternetLab - Pesquisa em Direito e Tecnologia e professora no curso de graduação em Serviço Social na Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo (FAPSS-SP)

Alunos de Mestrado
Camila Tavares de Moura Brasil Matos

Camila Tavares de Moura Brasil Matos

Pesquisadora da área de Projetos Especiais na Pós-Graduação Lato Sensu da FGV DIREITO SP (GVlaw). Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo. Graduada pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA - 2011). Advogada. Possui experiência em pesquisa na área de direito internacional dos direitos humanos, racismo, políticas públicas e movimentos sociais. É pesquisadora do GEPPIS - Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social.

Alunos de Graduação
Helton Hissao Noguti

Helton Hissao Noguti

Atualmente é estudante do último semestre (2015) de graduação do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), integra o Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social (GEPPIS), foi bolsista Treinamento Técnico I da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no projeto "Experiências de Desrespeito. O impacto do motivo edênico na percepção da injúria racial" entre os anos de 2012 e 2014.

Publicações

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