Haveria relação entre o motivo edênico e o grau de percepção da injúria racial? Considerando a teoria do reconhecimento de Honneth e as teorias poscoloniais, esta pesquisa visa investigar o problema acima, delimitado nas questões: "Em que medida o motivo edênico impacta na percepção das injúrias raciais? É possível afirmar que haja uma relação entre a denúncia da injúria racial e o aumento do sentimento de auto-respeito entre os denunciantes?", a investigação terá como objetivos, a partir de uma amostra não probabilística: 1- analisar os casos arquivados de denúncia de crimes de injúria racial no Fórum de São Paulo - Capital, entre 1989 e 2011, em ordem regressiva, para verificar a presença do motivo edênico na percepção da injúria racial; 2-realizar pesquisa de opinião pública para verificar a presença do motivo edênico na percepção da injúria racial; 3- buscar compreender, por meio das teorias de reconhecimento e poscoloniais, os modos como a injúria racial é vivida e percebida por suas vítimas e a forma como essa vivência afeta sua inserção na sociedade; 4-promover o estudo das teorias do reconhecimento e do poscolonialismo; 5-identificar autores do poscolonialismo brasileiro. Serão utilizados os seguintes procedimentos analíticos, considerando-se o método hipotético dedutivo: o estudo das relações entre variáveis e as técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de opinião e entrevistas. Os resultados esperados são: criar um arquivo digital, para estudiosos, com os resultados das análises; ter informações sobre o vigor do motivo edênico e suas conseqüências, produzir conhecimento sobre as teorias de reconhecimento e poscoloniais; produzir conhecimento sobre as teorias poscoloniais brasileiras
Financiamento: FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
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Professores Pós-Doutores | |
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Profa. Dra. Gislene Aparecida dos Santos Livre docente pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Filosofia (USP), especialização em Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise (UNICAMP), Doutorado em Psicologia (USP), pós-doutorado pelo Kings College London (área de Estudos Portugueses e Brasileiros) e York University (Estudos sobre Brasil-Canadá). É professora da Universidade de São Paulo lecionando no curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, no Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito e no Programa de Pós-graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. É pesquisadora do GEPPIS-USP e do Diversitas-USP. Em suas publicações, orientações acadêmicas, projetos de pesquisa e extensão focaliza discussões sobre ética e direitos humanos, estudos críticos do direito, estudos pós-coloniais, fundamentos teóricos do multiculturalismo e das políticas de reconhecimento, inclusão, discriminação e racismo. Site pessoal: http://lattes.cnpq.br/2429128741364993 |
Professores Mestres | |
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Natália Neris da Silva Santos Mestra em Direito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atua em projetos de pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social (GEPPIS) da Universidade de São Paulo e Núcleo de Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDD/CEBRAP). Atualmente é pesquisadora no InternetLab - Pesquisa em Direito e Tecnologia e professora no curso de graduação em Serviço Social na Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo (FAPSS-SP) |
Alunos de Mestrado | |
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Camila Tavares de Moura Brasil Matos Pesquisadora da área de Projetos Especiais na Pós-Graduação Lato Sensu da FGV DIREITO SP (GVlaw). Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo. Graduada pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA - 2011). Advogada. Possui experiência em pesquisa na área de direito internacional dos direitos humanos, racismo, políticas públicas e movimentos sociais. É pesquisadora do GEPPIS - Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social. |
Alunos de Graduação | |
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Helton Hissao Noguti Atualmente é estudante do último semestre (2015) de graduação do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), integra o Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social (GEPPIS), foi bolsista Treinamento Técnico I da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no projeto "Experiências de Desrespeito. O impacto do motivo edênico na percepção da injúria racial" entre os anos de 2012 e 2014. |
Artigos em Periódicos |
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