Disciplinas de Pós-Graduação

PST5901 - Psicologia Política da Consciência Política

Ativação: 29/06/2016

Nr. de Créditos: 10

Carga Horária: 150 horas

Docentes Responsáveis:

Martin Jayo
Salvador Antonio Mireles Sandoval
Alessandro Soares da Silva

Objetivos:

Pretendemos que o/a estudante possa: a. compreender as diferentes teorias que dão origem ao Modelo analítico de Estudos da Consciência Política; b. entender e aplicar o Modelo Analítico de Estudos da Consciência Política na análise de fenômenos coletivos; c. analisar o lugar que ocupa o ser humano nesses processos de produção e como diferentes formas de conscientização política derivam em modos de participação ou mesmo de desmobilização política.

Justificativa:

A partir do olhar da Psicologia Política para os fenômenos coletivos e para os processos de participação política essa disciplina visa discutir uma questão substancial na contemporaneidade, qual seja: como se processam as decisões individuais e coletivas no que concerne à participação em processos coletivos? Não poucas vezes vemos experiências de sucesso em mobilizações como greves e protestos sociais, mas também são inúmeras, e menos conhecidas, as experiências de fracasso. Assim, estudar a consciência política é chave para entender processos de mobilização. O modelo central nessa disciplina é fruto de um constructo que leva em conta diferentes abordagens de fenômenos coletivos, mas que quando articuladas permitem um olhar mais complexo de um fenômeno que não se limita a leituras disciplinares que fragmentam seus objetos de análise. O Modelo aqui estudado permite essa apreensão mais profunda de ações coletivas de maneira a aprofundar os elementos que as explicam, sendo essa uma proposta inovadora no campo das ciências sociais.

Conteúdo:

I. Ações Coletivas e Participação Política a. Ação coletiva como objeto das Ciências Sociais, b. a participação como objeto das Ciência Sociais; c. o conflito social como objeto das Ciências Sociais; d. A Psicologia Política como lócus de análise das ações coletivas, da participação política e dos conflitos sociais. II. Consciência como Objeto da Psicologia Política a. Os estudos sobre Consciência na Filosofia e nas Ciências Sociais, b. Consciência de Classe, Consciência Operária, Consciência Social e Consciência Histórica, c. Consciência Política. III. O Modelo Analítico de Estudos da Consciência Política a. Identidade Coletiva, b. Crenças e Valores Societais, c. Eficácia Política, d. Adversários e Interesses Antagônicos; e. Metas de Ação Coletiva, f. Vontade de Agir Coletivamente, Sentimentos de Justiça e Injustiça IV. Atualizações do Modelo Analítico de Estudos da Consciência Política a. Sentimentos e Emoções e o modelo, b. reestruturação das dimensões analíticas do modelo. C. estudos realizados com base no modelo.

Forma de Avaliação:

Produção de Artigo e Seminários.

Observação:

 

Bibliografia:

Bibliografia Básica: 
1. Costa, G. P. (2008). Cidadania e Participação: Impactos da Política Social num Enfoque Psicopolítico. Curitiba: Juruá. 
2. Sandoval, S., & Avelar, S. (1983) . Conciencia Obrera y Negociación Coletiva en Brasil. Revista Mexicana de Sociología, Mexico DF, v. 3, n.4, p. 233-249. 
3. Sandoval, S. (1989). Considerações sobre Aspectos Micro-Sociais na Analise dos Movimentos Sociais. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 4, n.7, p. 61-76. 
4. Silva, A. S. (2015). No Interstício das Disciplinaridades: a psicologia política. Curitiba: Prismas. 
5. Sandoval, S. (2001). The Crisis of the Brazilian Labor Movement and Workers Political Consciousness. Psicologia Política. 1(1), 173-195. 
6. Silva, A. S. (2012). Psicologia Política, Movimentos Sociais e Políticas Públicas. Tese de Livre Docência. São Paulo: USP. 

Bibliografia Complementar: 
1. Heller, A. (1998). La Revolución de la Vida Cotidiana. Barcelona: Península/ Ariel. 
2. Gamson, W. (2011). Falando de Política. Belo Horizonte: Autêntica. 
3. Sandoval, salvador a.; HurR, D. U. (Org.) ; Dantas, B. S. A. (Org.) . Psicologia Politica: Temas Atuais de Investigação. 1. ed. Campinas: Editora Atomo-Alinea, 2014. v. 1. 256p. 
4. Sandoval, S. (2015). A Psicologia Politica da Crise do Movimento Sindical Brasileiro nos anos 1990: Uma analise da Consciencia Politica num momento de desmobilização. In: Alessandro Soares da Silva e Felipe Correia. (Org.). No Interstício das Disciplinaridades: a Psicologia Politica. 1ed.Curitiba: Editora Prismas, 2015, v. 1, p. 175-218. 
5. Silva, A. (2008). Luta, Resistência e Cidadania: uma análise Psicopolítica das paradase movimentos LGBT. Curitiba: Juruá. 
6. Silva, A. (2001). Consciência e Participação Política: uma abordagem psicopolítica. Interações. 6(12), 69-90. 
7. Touraine, A. (1966). La Conscience ouvrière, Paris: Seuil.

Idiomas ministrados:

Português