Atuação

Eixos de Atuação:

Ensino, pesquisa e extensão universitária

A elaboração de políticas públicas deve ser orientada por evidências empíricas que visem a garantia da efetividade e eficácia das ações realizadas. O OIPP busca alcançar esse objetivo por meio do ensino, pesquisa e extensão universitária, dimensões complementares e estreitamente relacionadas.

Ações desenvolvidas

  1. Elaborar diagnósticos e formular políticas públicas nas temáticas relacionadas com as linhas de pesquisa do OIPP;

  2. Identificar e formular metodologias e ferramentas de pesquisa social e de desenvolvimento;

  3. Criar um repositório eletrônico de experiências e práticas em políticas públicas, de material governamental e acadêmico e de informações estatísticas.

Difusão e aplicação de modelos de políticas públicas

O Brasil possui relevantes experiências de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Desse modo, a atuação do OIPP está voltada à sistematização, difusão e aplicação de modelos exitosos nas mais diversas áreas.

Ações desenvolvidas

  1. Conhecer, sistematizar e divulgar experiências de administrações que têm resultado em novos formatos de gestão pública permeados pela busca da melhoria nas condições de vida dos cidadãos, de modo que o OIPP se constitua como um multiplicador dessas experiências;

  2. Capacitar técnicos da administração pública e terceiro setor, bem como lideranças locais, para que possam ser atores destes novos modelos de políticas públicas, permeados por um ideário de justiça social, mas adequados às novas exigências de eficiência administrativa e de redefinição do papel do setor público no Brasil.

 Fortalecimento de redes de pesquisa e atuação profissional

A articulação entre atores voltados ao estudo e à aplicação de modelos de políticas públicas constitui uma importante medida para o fortalecimento do campo, contribuindo para a disseminação de boas práticas nas diferentes áreas. Ademais, o fortalecimento das redes pode permitir a inserção de jovens profissionais capacitados nas diferentes organizações voltadas à atuação pública.

Ações desenvolvidas

  1. Subsidiar os atores voltados às políticas públicas, governamentais e não governamentais, na elaboração de projetos estratégicos orientados para objetivos e eixos críticos de ação, que permitam a mobilização de recursos e forças sociais para a busca do desenvolvimento local de médio e longo prazos;

  2. Atuar como intermediários para inserção de nossos estudantes em estágios em organizações voltadas à atuação pública, que estejam ligadas à reflexão, controle/acompanhamento e execução das diversas áreas das políticas públicas.

 

    Parceiros

  • FAPESP
  • CNPQ
  • Plataforma Lattes

Imagens

EACH-USPEACH-USP

Vídeos

EACH-USPEACH-USP