OIPP convida para o IV Colóquio de Estudos em Gestão de Políticas Públicas

IV Colóquio de Estudos em Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP (2019)

Data: 26/06/2019

Local: EACH-USP (Auditório Verde)

9h00 ? 9h20 Abertura

9h30 ? 10h30 - Mesa 1 - Difusão de Políticas Públicas: avanços analíticos e experiências de pesquisa no Brasil.

Descrição: Objetiva-se discutir alguns avanços recentes na agenda de pesquisa em difusão de políticas públicas no Brasil, que passam por definições teóricas do fenômeno, interfaces com categorias analíticas das políticas públicas, desafios empíricos em contexto de crise e escolhas metodológicas na análise comparada e na elaboração do process tracing.

• Cristiane Kerches da Silva Leite (EACH/USP);

• Clara Oliveira (Doutora DCP/FFLCH/USP);

• Lucas Bravo Rosin (Mestrando em GPP/EACH/USP).

10h40 ? 12h00 - Mesa 2 - Perspectivas nos estudos sobre populações vulneráveis: considerações teóricas, metodológicas e conceituais

Descrição: O objetivo dessa mesa é abordar diferentes desenhos de pesquisa preocupados com desigualdades e políticas para populações vulneráveis. Além de discutir lentes analíticas recentes, em particular o uso de abordagens cognitivas e relacionais, a mesa propõe-se a discutir desafios metodológicos na construção dos desenhos de pesquisa, desde o ponto de vista da seleção dos casos até estratégias comparativas.

Nomes dos participantes:

• Coordenação: Renata Bichir (10 minutos)

• Kellen Gutierres (CEM): Movimentos sociais, ideias e política na produção de políticas públicas: o caso da assistência social (20 minutos)

• Convidada a confirmar - Priscila Vieira (Cebrap), com a temática "Pobreza e trabalho" (20 minutos)

• Pamella Canato (Gife): Comparando políticas para populações vulneráveis: desafios do desenho de pesquisa (20 minutos)

13h00 ? 14h00 - Mesa 3 - Estado e OSCs- Organizações da Sociedade Civil: parcerias e incidência política

Descrição: No Brasil e no mundo, é notória a estratégia de governos em estabelecer cada vez mais parcerias com a sociedade civil visando à gestão de políticas públicas diversas. Neste sentido, Organizações da Sociedade Civil (OSC) estão presentes em todos os momentos do ciclo das políticas públicas, da formação da agenda à avaliação, desempenhando atividades diversas, que vão do advocacy até a execução de políticas.  Esta mesa busca elencar algumas formas pelas quais estas interações ocorrem, refletindo sobre seus impactos sobre a gestão pública e os processos democráticos.

Nomes dos participantes:

• Paula Jancso Fabiani ? IDIS-  Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social

• Patrícia Mendonça ? PPG GPP EACH

• José Veríssimo Romão Netto ? PPG GPP EACH

14h10 ? 15h10 - Mesa 4 ? Educação fundamental e financiamento de políticas públicas (título provisório)

Descrição: A educação fundamental nos municípios paulistas gerou gastos crescentes até 2015. De 2016 a 2018 o valor total dos gastos teve redução entre 10 e 15%. Além da perda de arrecadação a PEC 55/2016 impôs à União diminuir o valor dos repasses aos municípios dos recursos para o financiamento desta relevante política do Estado brasileiro. Ao mesmo tempo, as exigências da qualidade e do crescente nível de eficiência e eficácia não diminuíram. Definir políticas e programas que deverão ser implementados no sistema educacional dos municípios nestas condições é o novo desafio para os gestores da educação.

• Jaime Crozatti - PPG GPP EACH/USP

• Vinícius Macedo de Moraes - PPG GPP EACH/USP

• Convidado a confirmar - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo ou de um Instituto de pesquisa em educação em municípios.